O Alienista

Machado de Assis
Machado de Assis

Resenhas - O Alienista

17/04/2024

Um dos livros que gostei dele. Tem humor e fala um pouco de política. Mais tem algum fundamento. Achei legal

heimricki 15/04/2024

Interessante
Uma ótima história, gostei como o Machado tratou da loucura em uma época que não era um foco. Ainda mais que foi de forma bem inteligente e simples. Simplesmente um gênio!

kk.Diass 15/04/2024

Fiquei doida igual o Bacamarte
É uma das obras machadiana sobre a loucura, que é mais de entender e que mais me fez rir por todo o absurdo da trama. Sejam os motivos que fizeram das pessoas residentes da casa verde ou a crítica social com todo o plot do livro no seu final. Simplesmente incrível como o Joaquim pinta cenários de sua vivência que são tempos passados para nós, mas que cabem perfeitamente aos dias atuais se você tiver um pouco de criticidade em seu ser.

whozkay 15/04/2024

Demorei muito
Eu demorei mais de um ano pra terminar um livro tão minúsculo então minha opinião é totalmente torta porque perdi a ligação com a história e não sei como tratá-la

Guilherme2602 14/04/2024

Livro viciante!
Li tudo em um dia, totalmente possível pelo fato de suas pouquíssimas páginas e ótima narração, prendendo o leitor a cada novo momento.

Stephany 14/04/2024

Adorei o livro do início ao fim, acredito que de todas as minhas leituras do Machado de Assis, essa seja a melhor

Albaneide.Oliveira 10/04/2024

Que final foi esse????? Esse final me deixou muito pensativa sobre toda a história, foi algo que eu esperava, mas não que fosse do jeito que foi, o final me fez gostar do livro.

@eusoudanivieira 10/04/2024

Maluco Beleza
Machado publicou ?o alienista?, uma de suas obras mais importantes, originalmente em 1882, parte do período considerado realista de sua produção literária.

o enredo gira em torno de simão bacamarte, médico renomado, cujo objetivo é estudar a natureza humana e a loucura.
ele abre um hospício na fictícia itaguaí, chama-o 'casa verde', desejando classificar e curar os tipos de desequilíbrios mentais.

claro que, de início, a grande massa apoia-o.

à medida que cada vez mais pessoas são internadas, incluindo aqueles considerados saudáveis ou apenas os que tinham comportamentos peculiares (vocês não entenderiam ?), os cidadãos de itaguaí começam a questionar seus métodos.

bacamarte se apoiava em teorias próprias, complexas e controversas sobre a loucura, chegando inclusive a afirmar que a maioria da população era insana mesmo.

tão insanos quanto ele, inclusive, que passou a considerar que os que não estavam internados eram loucos e os que já estavam dentro do hospício eram sãos!

e é essa inversão que dá o tom de conflito e reviravolta nesta novela machadiana!

à medida que bacamarte intensifica suas pesquisas e experimentos, o hospital fica superlotado enquanto a cidade vive o puro suco do caos.

os cidadãos começam a questionar a autoridade de simão e as arbitrariedades cometidas em nome da ciência e claro que em meio a essa crise, ocorrem traições, romances proibidos, revoltas populares...

(eu poderia dar mais exemplos, mas prefiro não ?)

ao final da história, dr. bacamarte, percebendo o caos que sua obsessão estava provocando decide...

bom, o que ele decide você só vai descobrir lendo pois, eu é que não vou contar!

aproveita que o livro é curtinho, dá pra ler numa sentada ou em várias, tudo a depender do seu tempo ?

o que é importante levar em consideração ao decidir ler este livro:

entender que machado usou e abusou de ironias com seu estilo literário refinado, expondo fragilidades humanas nesta sátira social e psicológica, que explora (quais são) os limites entre razão e loucura.

Apenas leia.

CAssia296 10/04/2024

Um clássico, conta uma história que mescla a realidade com a ficção, com críticas sobre o entendimento da loucura e o seu diagnóstico! Muito interessante de ler, gostei bastante!

Joseane 10/04/2024

Gostaria de ter lido antes. Mas sou grata por ter lido essa célebre obra machadiana. Já li Memórias Póstumas de Brás Cubas e agora O Alienista. Acho que o próximo será Dom Casmurro.

Natalia 10/04/2024

O alienista
Um médico que pauta suas escolhas da vida na ciência, até a escolha de sua esposa. Ele resolve abrir um hospício, como era chamado na época, e logo começa a internar varia pessoas que aparentemente tinham indícios de loucura, mas logo passa a internar pessoas por motivos banais, como inveja, bajulação e outras.

Esse livro é repleto de ironias, humor e sarcasmo , o que torna a história leve, divertida e muito envolvente para o leitor. Tudo isso te ajuda a enxergar a crítica do autor aos seguidores quase religiosos do cientificismo ou de qualquer outra corrente de pensamento, como a religião, o trabalho e as celebridades, por exemplo.

Afinal, é possível transformar qualquer coisa ou paixão num culto obsessivo. Por isso, acredito que a principal lição desse livro é que não podemos transformar a nossa vida a um único tema, simplificando-a e reduzindo-a a uma forma restrita de enxergar o mundo.

Além disso, com essa leitura você me questiona: o que é a loucura? Até onde vai a sanidade? Porque essas são algumas das perguntas que o próprio Dr. Bacamarte parece se fazer. Ah! E o final é inacreditável! Com um uma reviravolta incrível ?

iarakessia 09/04/2024

Será que ele é doido mesmo?
Essa história é muito boa e reflexiva. Quanta criatividade para criar uma cidade em que um psiquiatra (alienista) consegue colocar todo mundo que quisesse num hospício (casa verde)?! o final foi ótimo!!!!

Gui--no--meio--do--caminho 09/04/2024

Dr. Simão Bacamart, tão interessado pela mente humana, decide internar aqueles que ele julga vítimas da loucura e a partir daí, quanto mais ele vai analisando e investigando e esmiuçando a mente humana, o comportamento, mais ele e o leitor vão se surpreendendo o quanto nós vivemos em um mundo de loucos, pois sobreviver é uma sandice.
A ciência tudo justifica, quando não quem defina o que é ciência ou não.
É o meu preferido do Machado, pra mim aqui ele mostra todo o poder do seu sarcasmo. Fico imaginando o Machado vivendo depois da metade do século vinte, o que ele poderia ter produzido em uma época não tão carola quando a que ele vivia.