O Que Estão Fazendo com a Igreja

O Que Estão Fazendo com a Igreja Augustus Nicodemus

Resenhas - O que estão fazendo com a igreja

Romulo Pessanha 15/08/2022

Uma série de três livros, nos trazendo denúncias contra um movimento que incha, mas nao faz as igrejas ter um real crescimento.

Parmenas.Hudson 27/03/2022

Liberais, neo-ortodoxos, libertinos e neopentecostais, não escapam da escrita certeira de Augustus, cujo objetivo com a publicação de O que estão fazendo com a igreja vai muito além da simples (e saudável) polêmica. Seu desejo é fortalecer os que insistem em seguir a fé bíblica conforme entendida pelo cristianismo histórico. Sem esquecer as mazelas de conservadores, fundamentalistas e neopuritanos, Augustus traça um panorama do complexo cenário evangélico com a firmeza que lhe é peculiar.

Mateus Guarnieri 22/12/2020

Precioso!
O QUE ESTÃO FAZENDO COM A IGREJA? é leitura obrigatória caso você ainda esteja conhecendo as diferentes doutrinas de cada denominação.
Dr. Augustus Nicodemus consegue fazer um panorama do movimento evangélico de forma poética, simples e muito clara.
Ele expõe os erros e heresias pregadas nos dias de hoje, explica sobre o surgimento de movimentos como o liberalismo teológico, ou até mesmo da neo-ortodoxia.
Nicodemus dá dicas preciosas para você que pensa em trocar de igreja, ou que discorda de alguma doutrina pregada em sua igreja, mostrando como se portar em meio a divergências.
Esse livro não é complexo, e é de extrema importância e relevância que novos convertidos o leiam!
Portanto, super indico a leitura, pois não é um livro grande, e de fato, esclarece muitas coisas sobre o movimento evangélico do mundo atual, vale a pena o investimento.

Luiz Henrique 19/09/2020

Grandes verdades sobre o declive do momento evangélico
Um livro de um Presbiteriano Calvinista, que guardadas as devidas proporções por aqueles que não partilham de toda a visão Calvina, é excelente para explicar que embora a igreja numericamente tem crescido, seu declive é moral, é espiritual. O livro portanto fala de se jogar o Evangelho e a verdade Biblica no lixo. Recomendo

Izabel 16/01/2019

Bate papo com um teólogo reformado de renome.
O livro termina tão abruptamente quanto começa rs. Mas na verdade, é porque se trata de um compilado de artigos do Augustus Nicodemus.
É como um bate papo com um teólogo de renome que é também protestante a muitos anos e portanto conhece as facetas deste movimento tanto do lado reformado quanto do lado pentecostal ou neopentecostal, obviamente que destes dois últimos, como espectador.
É enriquecedor e “mata” muitas curiosidades.
Eu por meu lado, creio que ele “joga” demasiada culpa nos neoliberais pelo “estado da igreja hoje”, mas recomendo a todos que leiam, a leitura é fácil, rápida e fluída.
Gostei muitíssimo de um dos primeiros capítulos que nos brinda com o entendimento sobre algumas formas de interpretação da Bíblia.

Jean 05/01/2018

Livro que transformou minha visão sobre a igreja ! Muito enriquecedor !

joaoaranha 15/11/2017

Provocador
"O que estão fazendo com a igreja", de Augustus Nicodemos, é um bom livro, que mesmo que não concordemos com tudo o que está escrito, certamente nos leva a uma reflexão e a um debate altamente pertinentes sobre os rumos do movimento evangélico brasileiro. Recomendado.
Izabel 16/01/2019minha estante

Exatamente. Eu mesma, discordo de pontos do livro, e em alguns momentos ele quase faz propaganda pelos ?Neoliberais? rs, mas é enriquecedor ler este livro.

Gabriella Fernandes 31/07/2017

A crise teológica e a necessidade do retorno às Escrituraa
Este livro fantástico de Augustus Nicodemus foi umas das minhas primeiras leituras empolgantes e de visão reformada sobre a situação do movimento evangélico no Brasil.
Augustus trás uma seleção de textos escritos por ele para o blog O tempora, O notes, tratando da igreja evangélica e seus movimentos eclesiásticos tão danosos.
É nítido em nosso tempo a crescente onda dos movimentos de vertente liberal que não acreditam na inerrância bíblica e por outro lado o misticismo neopentecostal que invadirá o coração de tantas pessoas em nosso país.
O livro vai tratar de questões como neo-ortodoxia, misticismo medieval, a decadência libertina, pluralismo religioso e tantas outras questões que não podemos ignorar e temos a necessidade de orar pela realidade triste que se encontra o movimento evangélico.
A crise doutrinária que o nosso país enfrenta hoje é um assunto que precisamos tratar com sabedoria e de maneira bíblica, devemos olhar para a atualidade e lutar para que a igreja se torne sadia e isso só é possível quando Cristo está no centro e voltamos ao Evangelho.
Este é o ano em que comemoramos 500 anos de Reforma Protestante, e com certeza uma boa indicação de leitura sobre a crise teológica e doutrinária enfrentada pela Igreja Brasileira é este precioso material.

Ruan.Maurili 23/09/2016

O queestão fazendo com a igreja - Ascensão e queda di movimento evangélico brasileiro
Um manifesto reformado.

Desde 2005, três amigos se revezam nos comentários sobre os mais diversos assuntos que se referem à vida da igreja e à sociedade. Em comum, a pena afiada, a identidade reformada e o zelo pela fé cristã. O palco escolhido por Augustus Nicodemus, Mauro Meister e Solano Portela é o blog O tempora, O mores (Que tempos os nossos! E que costumes), referência à célebre frase de Cícero (106-43 a.C). Dentre as centenas de textos postados por eles, Augustus Nicodemus selecionou alguns dos seus para se projetarem além da blogosfera, e assim oferecer suas percepções sobre a igreja evangélica e sobre o que entende ser a ascensão e queda do movimento evangélico brasileiro. Liberais, neo-ortodoxos, libertinos e neopentecostais, não escapam da escrita certeira do autor, cujo objetivo com a publicação de O que estão fazendo com a igreja vai muito além da simples (e saudável) polêmica. Seu desejo é fortalecer os que insistem em seguir a fé bíblica conforme entendida pelo cristianismo histórico. Sem esquecer as mazelas de conservadores, fundamentalistas e neopuritanos, Augustus traça um panorama do complexo cenário evangélico com a firmeza que lhe é peculiar.

Anderson 15/09/2013

O que estão fazendo com a Igreja: O pensamento crítico em favor da fidelidade a sã doutrina.
"O QUE ESTÃO FAZENDO COM A IGREJA" foi o primeiro livro do Rev. Augustus Nicodemus que li. Já o conhecia pelos seus sermões, conferências e palestras, como também pelo seu blog: O tempora, O mores! De onde saiu o conteúdo desse livro.

O livro referido foi uma coletânea de post's do autor em seu blog, post's esses, relacionados ao assunto da ascensão e queda do evangelicalismo brasileiro. Apesar de cada capítulo ser um post diferente, a obra foi organizada de maneira que cada capítulo seja uma continuidade da ideia anterior, ou seja, uma sequencia lógica de raciocínio.

Superei minhas expectativas ao ler essa obra. De fato eu já esperava que algo bom viesse de Nicodemus, tanto pelo currículo como pela aparente fidelidade a Bíblia. Augustus Nicodemus acaba sintetizando muito bem a situação da Igreja Evangélica em nossos tempos, e infelizmente, essa mensagem tem se tornado cada vez mais atual, já que o declínio teológico está cada vez maior, e assim a igreja anda se distanciando cada vez mais do autêntico evangelho.

Liberais, neoliberais, neo-ortodoxos, libertinos, reformados, legalistas, neopentecostalismo, são os pontos abordados com precisão pelo autor, que com uma linguagem culta, e por vezes acadêmica (talvez seja porque o público alvo venha desse ciclo) nos leva a refletir sobre nossas bases, nossos fundamentos e nossa fé. Seria excelente que todo cristão compreendesse, ao menos um pouco, sobre o assunto.

Não vou me deter a contar o que está escrito, espero apenas que você, ao ler essa resenha (que na verdade é feita para mim mesmo), sinta-se desejoso de ir a fundo na leitura desse livro, afinal, precisamos entender "O que estão fazendo com a Igreja" Brasileira.

Em Cristo,
Anderson Bezerra.

Valtair 23/06/2013

Na verdade o livro é uma séries de artigos , retirados do blog : "O Tempora, O Mores" , escrito mais especificamente pelo Rev. Augustus Nicodemus da IPB , onde ele selecionou os melhores artigos a partir daí nasceu o livro. Eu particularmente achei o livro de uma linguagem bem acadêmica , talvez pela formação do autor. Se vc. não for familiarizado com termos como :Libertinos,liberalismo , neo- ortodoxia , ortodoxia e alguns mais , com certeza vai ter um pouquinho de dificuldade para entender . Mas o livro em si é muito bom ! Eu tenho e recomendo ! Abraço
vicki4you 04/03/2021minha estante
Olá ,

Eric 15/10/2012

Um livro para quem leva a igreja a sério
Cristianismo não é entretenimento. É escolher e viver aquilo que vai contra nossa própria vontade, se sacrificar dia a dia e ter a certeza que Deus nos fala através de sua Palavra. Infelizmente, ao longo da história, temos percebido a entrada de filosofias e mentalidades que jogam por terra bases fundamentais que foram construídas com sangue e muita luta. Libertinos, liberais, neoortodoxos, entre outros, insistem em ignorar toda a história e os próprios escritos bíblicos para fundamentar flexibilizações na ortodoxia cristã. Augustus Nicodemus (@augustuslopes), conhecido por muitos por sua firmeza e irredutibilidade das bases cristãs, nos dá, a cada capítulo, um arsenal de armas para combater aqueles que constroem um cristianismo doente, amputado e cheio de inconsistências. Para os que se preocupam com o futuro da igreja, leitura obrigatória.
Valtair 06/01/2013minha estante