As águas-vivas não sabem de si

As águas-vivas não sabem de si Aline Valek

Resenhas -

Luiz 25/05/2022

Sentindo o vazio.
Quando algum mergulhador entra na roupa de mergulho e encara o fundo do oceano, você sente a imensidão do abismo. Neste livro você sente uma profunda solidão a cada vez que a protagonista fala sobre o mar. É tão profunda essa sensação que chega a brigar com o fundo do mar. Não sabemos quem é mais profundo: a solidão dos protagonistas ou o próprio oceano.

Paty 29/12/2023

Achei cansativo ?
'As águas-vivas não sabem de si' é um livro com uma pegada sci-fi meio poético/filosófico que acompanha a protagonista Corina em uma missão de mergulho e exploração na região mais profunda do oceano.

Achei que, no geral, a autora sabe escrever de forma muito bonita, mas fiquei com a sensação de que ás vezes ela focava demais em "enfeitar" o texto e esquecia de desenvolver melhor os personagens e seus conflitos. Por exemplo, no capítulo que é narrado do ponto de vista dos azulís, ela descreve como esses seres eram dotados de grande inteligência; que tinham pensamentos sofisticados; que eram capazes de se comunicar e ter pensamentos profundos; que era contrastante que seres tão inteligentes pudessem se jogar para a morte da forma como fizeram..... Tipo, foram inúmeras formas de dizer que os bichos eram inteligentes, mas ela não chega a mostrar toooda essa inteligência de forma que o leitor possa tirar essa conclusão sozinho, sabe?

E essa questão meio que acontece com tudo: ela se repete falando sobre o Hermitão que foge da lula colossal; da luz de algum bicho que ilumina a escuridão do abismo nas profundezas do oceano; do espectro que é um bicho solitário que vive a vida sozinho; se repete falando sobre a Susana que é uma personagem que se importa muito com as outras pessoas, mas que nada me convence muito de que ela se importava tanto assim; e por aí vai.... é uma sensação de ruminação, de ficar mastigando o mesmo assunto por uma eternidade antes de poder passar para o próximo assunto e isso vai deixando o livro cada vez mais cansativo de ler.

Tava tão cansada que eu realmente cogitei abandonar o livro... só terminei, porque é pra uma leitura conjunta e achei que seria mancada com as outras meninas que estão participando se eu não me esforçasse pra terminar.

A parte boa é que o último capítulo até que é legal ????

Soterradaporlivros 04/01/2023

As águas-vivas
Primeira leitura do ano já ganhou selinho de favorito. O que falar desse livro além de que ele é lindo?

Talvez que ele me pegou de jeito porque me lembrou de um dos meus filmes favoritos da vida O segredo do abismo?

Os personagens me pareceram tão reais, com seus defeitos mas principalmente, seus segredos.

Uma história sobre solidão mesmo que acompanhada, sobre descobertas e novos contatos, sobre o impulso que todo ser vivo tem em seguir em frente, mesmo quando não sabe o que vai encontrar.

emlindh 23/04/2023

As águas vivas não sabem de si
Eu não sabia o que esperar então não esperava nada, mas depois de ler Neuroses à Varejo eu só queria mais da Aline Valek.
E cara, que livro bom.
Para mim foi uma experiência, uma vivência no oceano, nas profundezas das águas e das pessoas, no tempo e na vida também.
Eu amei os capítulos das outras formas de vida na água, não é nada fácil convencer em uma narrativa não-humana, mas nossa, esse livro arrasou.
Pelo menos para mim, a leitura foi como uma onda mesmo, tinham momentos que eu lia rápido e outros que me davam o maior sono, mas é assim que segue já que não vivemos só de fortes emoções.

jotaefesanchez 04/02/2022

Uma joia rara
Esse foi meu primeiro contato com a obra de Aline Valek e admito que não podia ter começado melhor.
Por se tratar de um livro de ficção científica, um dos meus gêneros favoritos, o livro despertou meu interesse quando me foi recomendado; mas é, sem dúvida, a qualidade da escrita e do desenvolvimento da trama que me cativou e já colocou esse entre meus favoritos do ano.
Acompanhamos uma equipe de pesquisa em uma estação submarina em grande profundidade. Essa equipe é formada por 5 pessoas, que serão o núcleo de toda a história, passando pelos desafios do confinamento, buscando desenvolver um grande trabalho de pesquisa e travando batalhas internas com acontecimentos de seus passados individuais.
A solidão enfrentada em nosso cotidiano cheio de interações sociais, mas com tantas falhas de comunicação entre os elementos, também é um ponto central na análise de cada personagem e suas relações com a pesquisa que desenvolvem e o mundo ao qual estão conectados.
A forma como a autora alterna entre o presente, na estação, e o passado de cada membro da equipe, em suas lembranças, trazendo alguns desses elementos à tona em meio a diálogos bem desenvolvidos, me agradou muito.
Mas também os momentos de grande lirismo especulativo na descrição de sensações e emoções experimentadas por criaturas das profundezas do oceano são incríveis e demonstram a sensibilidade da autora, que nos apresenta uma grande análise sobre relações humanas através desses paralelos.
Foi uma experiência maravilhosa e me despertou enorme interesse por conhecer mais da obra dessa incrível escritora brasileira. Que pérola!

Bea 15/05/2023

Simplesmente perfeito
Eu li esse livro com uma fome desmedida.

Divida, devorando cada palavra, ansiando pela próxima, mas tentando fixar cada uma delas em mim.

Foi uma experiência única, aquela leitura que eu queria esquecer só para viver novamente.

Não tenho como explicar, apenas leiam e descubram porquê as águas-vivas não sabem de si.

Maria.Batagin 30/06/2022

Ficção científica
A três mil metros de profundidade, o oceano é um mundo sem luz e pouco explorado cheio das mais curiosas formas de vida e em sua maior parte inexplorado para quem vive na superfície.
É nesse ambiente que mergulha Se passa toda essa história.
Livro surpreendente.
Cleber 01/07/2022minha estante
Adorei esse livro também????

Melina21 16/12/2022

CRISE
Eu já esperava que esse livro seria especial mas não imaginava o quanto. Por ser de ficção científica, entrei no modo que sempre entro ao ler o gênero, esperando encontrar algumas palavras difíceis e uma jornada peculiar, mas foi muito mais do que isso. A escrita da Aline é muito leve e você se vê nadando entre as criaturas que ela criou, os contextos que ela pesquisou (muito bem por sinal) e as angústias dos personagens. Esse livro tem muita sensibilidade e trata de um tópico que muito me interessa: conexão e solidão, de que formas elas se relacionam? Sem dúvida um dos favoritos da vida e recomendo para qualquer um que gostaria de viver uma jornada emocionante, profunda e reveladora.

Última coisa: melhor final de livro que eu já li.

Vitor 23/05/2024

Submerso
Comecei a leitura em 2023 ou antes disso, talvez, mas pausei a leitura. A história me incomodava, me colocava num lugar de torpor enquanto o corpo e a mente não conseguia se conectar a narrativa mais lenta, e necessária da história?

Voltei pra você e me forcei a ir, a mergulhar, a submergir e fui deixando a narcose fazer efeito e me envolver nessa teia de ondas sonoras aquáticas? Só assim consegui embarcar em Auris junto com Corina, Arraia, Susana, Maurício e Martin?

Consequentemente entrei no traje com os que mergulharam nas abissais. A partir de então, entendi o que me esperava e, desde o final da leitura, reflito?

Um livro com um mote até simples, mas de um complexidade intensa e, por vezes, angustiante. Uma pausa na intensidade da vida, para entender mais a vida

Malle 23/04/2023

Mais ou menos.
"As águas-vivas não sabem de si", de Aline Valek, segue Corina, uma mergulhadora profissional, durante uma expedição no fundo do oceano para testes de trajes de mergulhos que se assemelham a verdadeiras máquinas. Acompanhada por mais quatro integrantes, a equipe se depara com a seguinte pergunta, perdida por entre os vãos de água: e se não estamos sozinhos?

Esse daqui é um livro que se encaixa perfeitamente na minha categoria de "Poderia Ser 100 Páginas Mais Curto."

São trazidas propostas interessantes, como capítulos no ponto de vista de criaturas marinhas e comentários acerca de o que realmente é preciso para ser considerado "vida inteligente"; contudo, tudo é esmagado por páginas e páginas sobre questões inter e intrapessoais dos personagens que não são bem trabalhadas, somente repetidas ad infinitum.

Um exemplo é a revelação de que Corina está doente. Nós, leitores, somente descobrimos o que é a doença no meio do livro e até lá, a narrativa traz um suspense contínuo a respeito do que poderia ser. Quando a revelação é feita, possui 0% de impacto e, logo mais, a doença é esparsamente retratada até sumir de vez. Algo que era tão falado até aquele ponto, comentado diversas vezes no mesmo capítulo como fonte de grande angústia para a protagonista, é simplesmente... deixado de lado quando revelado.

E esse é um problema constante. Suspenses artificiais, nascidos de uma grande expectativa criada pela autora que quando FINALMENTE tem seus desfechos revelados, geram pouco ou nenhum impacto pela simplicidade e/ou posterior esquecimento dentro da própria história.

Contudo, realmente existem trechos que foram gostosos de ler, mas esses são poucos quando comparados com o total. O final da trama em si é bonito de certa forma; poético. Mas definitivamente não justifica excesso de mistério a seu respeito ou a repetitividade de descrições.

Ou seja: o final não chocou, como todo santo desenrolar de ponto de história que esse livro tem.

Se eu recomendo? Acho que depende de cada um e o que procura no livro. Ação? Não. Aventura? Hmmm, um pouco? Suspense? Merece uma estrela dourada escrito "you tried." Não é livro ruim, mas é um livro esquecível e que poderia ter obtido o mesmo efeito se fosse 100 páginas mais curto.

Milinha 07/06/2023

Esse livro tem o clima perfeito 100% do tempo, é tudo estranho e misterioso, mesmo quando são situações mais comuns. o tema é incrível, a narrativa é incrível.

Giovanni78 06/01/2024

Chato
O livro tenta ser muito profundo mas acaba não conseguindo e isso deixa o roteiro bem arrastado, só comecei a achar satisfatório ler do meio pro final do livro.