O Horror de Dunwich

O Horror de Dunwich H. P. Lovecraft
H. P. Lovecraft

Resenhas - O Horror de Dunwich

luna¿ 22/10/2023

É um bom livro, a leitura não é fluida, mas a história não é tão ruim quando parece ser, traz um suspense intrigante e te deixa com vários pontos de integração na cabeça.

heloisasfr 19/03/2023

O horror de dunwich não foi um dos meus favoritos, mas gostei bastante da história, só achei que ele enrolou um pouco no começo para iniciar o contexto principal.

Sid 17/05/2021

Bem Lovecraft
Tive muito contato com o mundo de RPG baseado no universo de Lovecraft, e isso me inspirou a ler a obra do autor. Realmente não é o tipo de leitura para todo mundo, mas é bastante interessante. Dá pra sentir o clima de terror aumentando aos poucos, com pequenas revelações, e o final é realmente "lovecraftiano". Confesso que esperava mais do livro, mas pode ter sido o excesso de "hype" imposto sobre ele ? Por enquanto meu livro favorito do autor continua sendo "O que Vem com a Lua"

Denise 23/12/2021

Algo para refletir
Esse conto é fundamental da obra do Lovecraft, é a base para entender a mitologia do Cthulhu e serviu como referência para diversos outros autores escreverem suas histórias, como por exemplo Stephen King.
No entanto, é inegável o racismo explícito no conto, chegou a me incomodar muito. Acho primordial que as pessoas leiam, mas que façam a crítica sobre este aspecto.
Para mim, o problema não está necessariamente em Lovecraft ser racista, pois vivia em uma época onde o racismo era o "normal" da sociedade. O problema está no leitor que lê um texto racista e não se incomoda com isso nos dias atuais.

nlizi 25/06/2020

#resenhaminuto | Nota: 3,5

Aluguei este livro na biblioteca perto de casa. Estava dando uma olhada na seção "terror" e ele estava em destaque.

Em "O horror de Dunwich" o autor traz uma história de terror bem fantasiosa, onde uma mulher albina dá a luz a um menino, aparentemente sem pai, com feições de bode e que cresce e se desenvolve de forma rápida e não humana. Este fato irá dar início ao que se chama de horror de Dunwich. A introdução traz um contexto da história e como o autor teve a ideia para escrevê-la.

Minha opinião pessoal: primeira vez que tive contato com um livro assim e devo dizer que eu gostei. O livro é curto, meio doido, cita bastante as forças do mal e descreve em detalhes os monstros, como por exemplo: "A pele era coberta por uma grossa pelagem negra, e do abdômen pendiam uma vintena de compridos tentáculos cinza-esverdeado com bocas vermelhas na ponta." Vale a pena para quem quer ler um livro de um autor bastante conhecido.

Super indicado para: quem gosta de ficção científica misturada com terror, livros pequenos, com leitura fácil e gosta de apreciar autores super conhecidos

site: https://www.instagram.com/p/B4LD5prAVzt/

Biblioteca Álvaro Guerra 23/05/2018

Uma criatura maligna, híbrido de homem e de besta, procura, no Necronomicon, o encantamento que desencadeará sobre a Terra a fúria destruidora da mais monstruosa entidade do Universo. Começa, assim, o horror de Dunwich, uma novela essencial ao ciclo mítico de Cthulhu.

Empreste esse livro na biblioteca pública

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788577152773

Sandro.Zacarias 03/05/2018

O Horror de Dunwhich
Bom desenvolvimento. Deuses ancestrais, necronomicon. Leitura que prende e desperta a curiosidade.

Roberto 12/02/2018

Surpresa surpreendente (sic)
Literatura fantástica não faz parte das leituras a que dedico meu mal organizado tempo para leitura. H.P. Lovecraft, no entanto, me surpreendeu fazendo valer muito os momentos dedicados a seus contos de horror. E foi tanto, que dediquei-me a dois livros dele em sequência. Primeiro, A Cor que Caiu do Espaço; por fim, este O Horror de Dunwich.
Tenebrosos! Mas podem ler!

KADU-BASS 05/09/2017

Bom Suspense
Já fazia tempo , que estava querendo ler este livro . Lovecraft , é um ícone da literatura de horror/suspense , nesta obra ele consegue manter o leitor preso ao enredo , e quando você percebe você já está quase no final . Não é uma história que explora um lado mais brutal dos personagens , e sim lida com rituais de um livro chamado necromicon mas superficialmente. Lovecraft mostra uma criatividade incrivel neste enredo . Dunwich é um clássico de sua obra .

Taíla 28/01/2015

O Horror de Dunwich
Então, finalmente eu li um livro do Lovecraft. E um baita livro, que me deixou receoso, curioso, ansioso, tudo isso de uma maneira boa. Mas também me deixou um pouco frustrado. O livro começa descrevendo o povoado de Dunwich como um lugar sombrio, que não cresce como outros lugares vizinhos, e cheio de lendas e contos assustadores. Perto dali, existe um círculo de pedras, que mais pra frente no livro, é utilizado como ponto de início de todos os horrores do livro.

Quando eu falo em horrores, não falo de uma maneira ruim, quero dizer que são coisas realmente assustadoras, que são de certa maneira, inconcebíveis à minha cabeça, mesmo tendo descrições tão minuciosas. Inclusive, essa é a única coisa que me incomoda no livro: as demasiadas explicações. A história realmente começa a acontecer na metade do livro. Até lá, conta-se sobre o povoado e a família Whateley (os responsáveis por trazer os “monstros” para Dunwich). Entretanto, eu entendo a complexa necessidade dessas características tão detalhadas de cada objeto, personagem e criatura: se mesmo descrevendo tanto, não se consegue imaginar por completo os horrores, imagine se Lovecraft os descrevesse menos.

Durante a primeira metade do livro, todo o suspense se dá ao redor do velho Whateley e de seu neto, Wilbur. O neto é descrito como uma criatura realmente estranha, ele cresce anos em questão de meses, tem conhecimentos de adultos, babulcia em idiomas estranhos e possui uma aparência de bode. Quando chegamos à metade do livro, um acontecimento relacionado ao Wilbur muda todo o rumo da história. Novos personagens são introduzidos, o Necromicon é citado inúmeras vezes, uma nova ameaça – antes apenas um rumor – toma grande importância na história e muda o rumo de tudo. Pra mim, aí que começa a ficar interessante de verdade. A nova ameaça ataca e não é vista, deixa rastros gigantes, e vem com a profecia de que a sua missão é abrir um portal para mais criaturas de seu tipo chegar a nós trazendo o apocalipse consigo.

O final deixa no ar a ameaça dessas criaturas. E que ameaça: no clima do livro, a simples frase “[…] exterminar a humanidade e arrastar a Terra para algum lugar inominável por alguma razão inominável […]” me deixou completamente desconfortável, mostrando a força e o poder de tais monstros. Percebo agora, que eu estava com uma expectativa errada sobre o livro. Ele não foi feito para dar sustos, ele não foi feito pra te fazer tremer. Ele foi escrito pra te deixar desconfortável, desconcertado, intrigado e principalmente, frustrado, por não conseguir imaginar por completo as abominações citadas.

Texto de Fábio Bachi

site: https://prateleirasemfim.wordpress.com/2015/01/28/o-horror-de-dunwich-resenha/

Icaro 07/11/2013

A tradução não é das melhores! Já adianto! Mas acho que vale mais a pena ler em português do que no original, as palavras foram escritas em inglês arcaico o que dificulta a leitura! O texto em si é ótimo!

Marselle Urman 05/11/2012

Historinha de família devassa no meio dos red necks norte americanos de um interiorzão, albina cruza com não sei quem e vem algo que deve ser o Yog-Sothoth.

Não inteiramente cansativo.