História da Ásia

História da Ásia Emiliano Unzer

Resenhas - História da Ásia

Emil 06/04/2020

Um retrato histórico da Ásia
A Ásia, de Carachi a Tóquio, de Jacarta a Pequim, hoje se encontra no cerne da ordem internacional do século 21. Dos primórdios dos tempos do vale do Indo e do Rio Amarelo, da grandiosidade dos templos de Meenakshi Amman em Madurai, dos relatos de viajantes como Faxian, Xuanzang e Zheng He, dos frutos dos escritos de Buda, dos épicos hindus, da arte muçulmana e tibetana, das linhas de Confúcio e seus seguidores, da fatídica chegada de Vasco da Gama em Calicute diante do impassível império mogol, a Ásia guarda, em seu passado, a imensa complexidade civilizacional, desde a China das dinastias Tang (618-907) e Song (960-1279), do Império Khmer no Camboja (802-1431), da Índia dos Guptas (320-550) e dos Cholas (século 4º d.C.-1279) e dos Srivijayas (650-1377) no Sudeste Asiático. Testemunhamos o produto dessa complexidade política e cultural do passado ao nos assombrarmos diante do complexo de templos de Angkor perto de Siem Reap, do Taj Mahal em Agra, do monumento budista de Borobudur em Yogyakarta, do Castelo de Himeiji em Hyogo e da Grande Muralha ao norte de Pequim. O passado asiático constitui um repositório da grandeza humana e hoje, antes que nunca, cabe-nos refletirmos sobre a sua complexa e caleidoscópica história.

site: https://www.amazon.com.br/dp/B07RFJ2S74/

rrodolfo.lima 18/12/2021

Muito conteúdo, pouca fluidez
Se você quer entender o que aconteceu em cada império, dinastia e governo de cada país da Ásia, esse livro é pra você. Caso contrário eu não indico.

O livro traz muitos detalhes sobre cada parte da história da Ásia, com informações ainda de 10.000 ac de países como Índia, China, Japão, Coreias, Tibete...

Tanta informação trazida, com nomes que não são familiares e de difícil entendimento não deixam a leitura fluída e impactam na experiência de leitura.

EduardoCDias 24/12/2023

Edição porca
Apesar de o livro fazer um resumo bem interessante e esclarecedores sobre vários países da Ásia, nos levando a entender muito da história de China, Índia, Vietnam,? a leitura desse book é tremendamente sofrida. Só acabei mesmo por ser insistente. Erros de revisão, de português, de concordância, de continuidade, de datas; frases truncadas, palavras suprimidas? enfim um show de horrores. Não sei se a edição impressa é melhor, mas fujam desse e-book.