Samurai

Samurai Shusaku Endo

Resenhas - O Samurai

Lusia.Nicolino 09/01/2020

O dinheiro nunca fecha feridas
Um livro que se chamaria “Um homem que se encontrou com um rei” e, que se assim se chamasse, talvez espantasse a primeira ideia de que se trata de uma história de lutas e espadas.
É muito mais que isso e, antes que eu mais escreva, você precisa ler!
Evento histórico real, Hasekura, nosso personagem principal, tanto na realidade quanto na ficção de Endo teve mesmo a oportunidade de encontrar-se com reis.
Encontros vazios e frustrantes. O que é um rei diante de guerreiros de um tempo e de uma cultura que quase não se pode alcançar? Ainda que um anspeçada – posto militar imediatamente superior a soldado e inferior a cabo – como se desenrola da trama em que o envolveram?

Em um cenário que mistura a perseguição aos recém convertidos cristãos, disputados entre franciscanos e outras ordens e a tentativa de desbravar os mares para estabelecer rotas de comércio com a Nova Espanha, o México que hoje conhecemos, Hasekura não compreende “aquele home com a cabeça tombada, aquele homem magro como um alfinete, aquele homem cujos braços se estendiam sem vida, pregados a uma cruz.”

E não importa muito a cultura quando a ambição dos homens abre caminho e disputa crenças, poder, descobertas, novos mares, povos e comércio.
O dinheiro nunca fecha feridas, sejam elas feitas por espadas ou por palavras mal ditas.

Quote: “– O mundo é muito grande. Mas não posso mais acreditar nas pessoas.”

site: https://www.facebook.com/lunicolinole

Eicassiano 17/06/2021

Algo nessa leitura não me prendeu.
Quando pesquisei sobre o livro eu fiquei encantado. Após o começo da leitura percebi que tudo é arrastado, todo o enredo. É uma leitura que não te prende.

SLMM 26/12/2017

Samurai
Adorei o livro, uma construção literária magnífica, linda e que demonstra um autor em completo controle da narrativa. Vale muito a pena!!!!

douglaseralldo 05/12/2017

10 CONSIDERAÇÕES SOBRE SAMURAI, DE SHUSAKU ENDO OU SOBRE OS MISTÉRIOS DA FÉ
1 - Samurai é um romance de linguagem áspera e seca capaz de dar o clima tenso e carregado de uma trama que lida com as contradições e dilemas pessoais de suas personagens de modo que tanto em sua atmosfera psicológica quanto no espaço em que transcorre, os indivíduos são fortemente oprimidos por seus questionamentos e pelo próprio movimento político;

2 - Segundo o pós-escrito de Gessel que acompanha a publicação, este romance "é meticulosamente fiel à história". Nele temos uma narrativa que especula sobre a jornada de Hasekura Rokuemon , samurai de baixa patente que nas duas primeiras décadas dos anos 1600 enfrentou uma grande jornada pelos mares e pela América e Europa numa missão ainda envolta peor mistérios diante as poucas documentações históricas existentes sobre esta nublada personagem da história japonesa;

3 - A partir disso, Endo então propões a narrar sua versão desta jornada que o samurai acompanhado de outros emissários e de um padre católico manipulador e carregado de ambições partem do Japão para a Nova Espanha (México) e posteriormente Roma para um encontro ainda sem grandes explicações com o Papa. Enquanto viajam sob ordens de sua senhoria, o grupo desconhece as intensas articulações e brigas políticas no Japão que impactarão diretamente em sua missão e em seus destinos finais;

*Resenha completa no blog

site: http://www.listasliterarias.com/2017/12/10-consideracoes-sobre-samurai-de.html