Os Pensadores: Sócrates  (Vol. II)

Os Pensadores: Sócrates (Vol. II) Platão
Sócrates

Resenhas - Os Pensadores - Sócrates - Volume II

Lista de Livros 27/03/2015

Lista de Livros: Sócrates (Os Pensadores)
“É impossível aprender com mestre que não nos agrade.”
“Não há mais belo caminho para a glória que um homem de bem ser o que realmente deseja parecer.”
“Em todas as ocasiões os homens consentem em sujeitar-se aos que reputam superiores.”
Mais em:

site: https://www.listadelivros-doney.blogspot.com.br/2015/03/socrates-os-pensadores.html

Peloponeso 30/03/2023

Sócrates, né?
Primeiro quero frisar que Sócrates não escreveu nada. As únicas informações sobre seus ditos vieram de Platão, Xenofonte e Aristófanes.
Sabendo disso seguirei.
Minha parte preferida é sem dúvida a defesa de Sócrates, principalmente no capítulo ?Quem perde com a condenação?. Platão e sua forma de escrever em diálogo é genial.
A ultima parte ?Nuvens? de Aristófanes admito que não consegui terminar primeiro: por ser algo que não me agradou e, segundo: porque ainda acredito que por conta dessa peça a condenação de Sócrates foi fundada pelos seus três acusadores.

WellingtonBSA 08/03/2024

Este volume traz quatro obras de três autores que escreveram sobre Sócrates. Os textos são bons e ajudam a ter uma visão geral sobre esta figura emblemática da história da filosofia. Dentre eles, destaca-se o Ditos e feitos memoráveis de Sócrates, de Xenofonte, que descreve diversas conversas do filósofo com seus interlocutores. O único problema é que este texto foi traduzido a partir do francês, o que diminui a qualidade da tradução, mas permanece sendo uma boa fonte.