O Homem Que Calculava

Malba Tahan

Resenhas - O Homem Que Calculava

Stef 28/08/2022

Leitura para a escola
O livro é bom, mas os personagens são insuportáveis. Beremiz é um palestrinha chato para CARAMBA. Que ódio! Mas, visto o contexto da época, é aceitável sua chatura

Raul 05/08/2022

Boa a divulgação matemática
Bom, eu ouvi falar desse livro por meio das aulas do professor Ledo Vaccaro. De fato, a questão da divulgação matemática é impressionante. Mas, sinceramente, as partes que falavam da religião e "Deus é isso, deus é aquilo, blablabla amém!" são um saco!

Fora que o final estragou muito... foi previsível o relacionamento né, mas a troca de religião foi tipo "Ok, vou fazer isso pra afirmar uma cultura [eurocêntrica, branca e cristã] como superior."

Mari 04/08/2022

Eu demorei pra terminar o livro mais por preguiça de pegar pra ler? A história é bem legalzinha e tentar resolver os problemas só deixa a leitura melhor.
Achei um livro bom, mas acho que seria melhor se eu tivesse lido mais rápido.

Acácio 24/07/2022

Texto maravilhoso, trata com respeito matemática e religião
O livro é surpreendente. A leitura vai muito além do conteúdo de divulgação de curiosidades e problemas matemáticos, tornando-se um passeio pela cultura árabe, repleta de lendas e poesia.
Todos deveriam alguma vez na vida ler ao menos uma vez a dedicatória desse livro. Para mim as belas palavras do autor são um símbolo de respeito à diversidade religiosa; nela o autor dedica uma prece a matemáticos cristãos e ateus mesmo sendo ele muçulmano.

Lucas 16/07/2022

Livro bem interessante
Um presente do meu tio de quando eu era adolescente e eu só fui ler agora kkk.
Curiosidades a parte, o livro é muito bom: tem raciocínio lógico, problemas matemáticos bem desafiadores e um contexto histórico bem legal. Em muitos momentos eu parava para pensar e tentar resolver alguns probleminhas. Me fez refletir bastante as mensagens/palavras de Beremiz Samir, além de sua humildade gigante.
Beca 19/07/2022minha estante
Um menino de exatas e humanas ao msm tempo hahahaha lindo

Lucas 20/07/2022minha estante
O bom é o equilibrio hahaha

Thais.Carvalho 08/07/2022

Um livro para amantes de matemática. O personagem principal é um exímio calculista e ao longo de sua jornada resolve diversos problemas que parecem não ter solução.

Larissa.Herbsthofe 05/07/2022

A história é até que simples e para quem gosta de matemática é ainda mais empolgante.
Foi interessante descobrir o quanto os Árabes contribuíram para a evolução da matemática.

PQN 04/07/2022

O homem que calculava
É uma leitura gostosa e calma, os capítulos são curtos e as soluções mirabolantes são compreensíveis e muito divertidas. O final me desapontou um pouco, mas os apêndices valem muito a pena!

suzana.elisa.9 24/06/2022

Uma leitura muito boa. Confesso que demorei para concluir ela por ter dias que estava com preguiça de pensar e acompanhar as lógicas e cálculos de Beremiz.
É gratificante saber que foi um brasileiro que escreveu esta obra tão rica de valores intelectuais e morais.
Karin 24/06/2022minha estante
Um brasileiro???? Não sabia... quando pequena era leitura quase obrigatória na escola

suzana.elisa.9 24/06/2022minha estante
Simm brasileiro, também descobri a pouco. Malha Tahan é o pseudônimo de Júlio César de Mello e Souza...

Roberta.Chamberlain 23/06/2022

Eu adorei, foi uma leitura leve, mesmo com um conteúdo profundo: a matemática. Com pequenos problemas, majoritariamente de lógica e interpretação de texto, Malba Tahan nos incita a adentrar nesse mundo dos números e querer por vontade própria conhecer mais. Eu adorei os capítulos finais, com problemas diferentes. A história do xadrez também me impressionou bastante.

?Quem não desconfia de si mesmo não merece a confiança dos outros? (Pág. 215)

Ricardo 19/06/2022

As razões da matemática!
Demorei terminar o livro, por causa das tarefas da faculdade. Porém, a leitura é muito fluida e deliciosa. Gostei muito dos diversos problemas matemáticos propostos de forma recreativa. Todavia, penso que o papel de um matemático abrange dimensões que vão além da arte de contagem. Muitas vezes, coloca-se no matemático a roupagem de um saber extraordinário, isto é, destinado a pouco.É um engano! Em suma, a matemática é um conhecimento profundo sobre a natureza. Cada pessoa com as visões de mundo que traz pode contribuir na construcao desse saber. Pois a natureza tem razões que apenas o coração entende.

Leonam8 18/06/2022

Problemas interessantes
O que eu gostei do livro foi a forma como a matemática foi apresentada, mais como uma interpretação das questões e não uma coisa de fórmulas prontas. Recomendo demais a leitura!

heybee.lia 16/06/2022

Legal, mas um pouco entediante
Eu comecei esse livro lá no meio de 2021. No começo, estava animada para ler, tinha alguns problemas matemáticos que me ajudavam na escola, e a história estava interessante. Mas na metade do livro, acabei parando, a história estava... chata. Em cada mês, fiz o meu melhor pra ler, mas conseguia no máximo umas 20 páginas, e olhe lá! Hoje, eu finalmente terminei, achei o final bem diferente do que imaginava. A história é razoável, mas o jeito que o autor escreveu, não me chamou tanta atenção. Recomendo para aqueles que realmente gostam de problemas de lógica, r que gostem de uma escrita mais formal.

Lili 11/06/2022

O homem que calculava
Então, o livro em si eh bom. Tem vários problemas aparentemente insolúveis que o calculista Beremiz Samir soluciona.
Recomendo para quem gosta de matemática.

Lucas1429 10/06/2022

Mediano
O livro conta a história de um viajante em sua jornada a Bagdá que ajudava as pessoas a resolverem problemas usando seu conhecimento em matemática e lógica. Algumas passagens são realmente interessantes, mas outras achei até bem bobas, por mais que eu goste de matemática. A escrita me incomodou por ser bastante rebuscada e formal (além das longas descrições de palácios e outros trechos dedicados a falar da beleza das escravas ou seja lá quem estivesse presente), o que deixou a leitura pouco fluida.