The Exiled Queen

The Exiled Queen Cinda Williams Chima

Resenhas - The Exiled Queen

Lauraa Machado 13/06/2018

Como eu amo essa série!
Eu não tenho ideia de como essa série não é mais amada, reverenciada, espalhada pelo mundo em forma de séries de TV, filmes, camisetas, tatuagens, seitas e juras eternas! A humanidade tem que gostar muito de livro ruim para idolatrar Corte de Espinhos e Rosas e Crônicas do Amor e Ódio e deixar essa joia maravilhosa e extremamente bem pensada e bem feita escondida no fundo da estante. Quanto mais eu leio livros dessa série, mais idolatro a ideia, os personagens e a autora.

Tá, tá. Mesmo quando estou super disposta a dar cinco com críticas se tiver amado o livro, dei só quatro para esse. Há uma razão, infelizmente. Tem uma coisa sobre a qual preciso reclamar, uma que infelizmente me impede de pensar nesse segundo livro como um favorito meu e dar cinco estrelas, mas é só uma mesmo.

As primeiras 170 páginas (mais ou menos, já que eu li na edição de capa de papel em inglês e isso deve variar para as outras) são um pouco chatas e arrastadas, presas a viagens a cavalo e acampamentos que aparentemente são necessários em livros de alta fantasia. A chatice delas fica ainda mais evidente quando você chega na segunda parte do livro e descobre o quanto a história dele em especial é divertida, viciante e incrível.

Parte da culpa talvez seja minha, já que eu ando cansada desse gênero, especialmente de pessoas acampando e viajando a cavalo em livros de alta fantasia. Andei pegando uma birra tão grande dessas coisas, que desanimo só de ver alguém montando um desses bichinhos inocentes que nunca pediram para fazer parte da história! Por isso, tenho que admitir que as viagens foram super bem feitas na história e que, se você não estiver cansado como eu estava, não deve senti-las tanto assim.

Mas não tem como negar que a segunda parte da história é altamente superior à primeira (e tem muito mais páginas). Durante uma boa parte dela, me peguei sentindo como se estivesse lendo um Harry Potter mais maduro (e talvez quem já leu o primeiro entenda por quê). Foi tudo tão intrigante e interessante a partir da chegada dos protagonistas em um certo lugar, que até eu, que detesto tentar adivinhar as coisas durante a história, criei mil teorias e mudei cada uma delas conforme outras evidências apareciam. Infelizmente, a autora deixou para revelar muita coisa só nos outros livros. Felizmente, os outros dois estão aqui na minha estante e é claro que eu não vou demorar para ler!

Ainda amo a Raisa e sua personalidade, suas qualidades e fraquezas e o quanto ela é princesa e humana ao mesmo tempo. A autora não poderia ter criado uma protagonista melhor! Mas, desculpa, esse livro é do Han e só dele! É impossível não perceber que, a partir da melhor parte da história, o ponto de vista da Raisa fica mais em segundo plano e o Han vira o verdadeiro protagonista, o contrário do que aconteceu no primeiro livro. Se antes eu gostava do Han, agora também o idolatro e o amo e vou protegê-lo! Ele e a Raisa são dois dos melhores personagens que já encontrei.

Como esses livros ainda não viraram uma série de televisão?! Alguém me explica?!

Tá, eu tenho outras duas críticas: primeiro, cadê o ponto de vista do Dancer para eu poder apreciá-lo como ele merece? Ele é de longe o mais neglicenciado, que merecia tanta, mas tanta atenção e recebe só um papel de cenário nessa história toda. Quero mais Dancer. Quero muito mais dele nos próximos livros.

A outra crítica minúscula é para o romance principal, que finalmente apareceu nesse livro, mas que durou pouco demais para eu poder ficar feliz! Também acho que um interesse romântico paralelo da Raisa ficou forte demais para o meu gosto, o que complica tudo, porque, mesmo já tendo meu ship, é tão difícil não torcer para eles também!

Mas pode ignorar todas as minhas críticas negativas e não deixar nenhuma te influenciar, porque esse livro subiu o nível do primeiro, fez com que eu me apaixonasse pela história e pelos personagens e merece mil vezes mais atenção do que recebe (como o Dancer, olha que ironia). Eu nem terminei a série e, mesmo que os próximos livros sejam péssimos, esses dois primeiros já valem para essa ser uma das minhas séries favoritas. Mas ainda tenho muitas esperanças e altas expectativas de que sejam incríveis e continuem só melhorando!