O Design do futuro

O Design do futuro Donald A. Norman

Resenhas - O Design do futuro

Andre_Sch 01/09/2010

Norman coloca tudo em pratos limpos sobre a automação e máquinas inteligentes.
Mostra o que é certo do que pode ficar errado.
Tudo o que antes era apenas ficção aos poucos se torna realidade.
É uma boa leitura sobre os avanços tecnológicos que mexem no cotidiano do humano.

Malice 17/03/2013

Mais um bom livro de Norman
Realmente um dos melhores teóricos do design atual, Donald Norman não peca por falta nem excesso. Neste livro pequeno e simples mostra as enormes mudanças que assistiremos nos próximos anos - a tecnologia atualmente "nasce" num dia e no outra já está nas casas, lojas e escritórios - e como será complicada nossa interação com as máquinas que tudo fazem à perfeição.

Importantíssimos conceitos de "terreno comum", "affordances", "homeostase de risco" e outros são base para entender como nos comunicaremos com estas máquinas que (quase) tudo fazem e que podem cometer um erro em função da ação inesperada de um ser humano - que nem sempre é previsível...

Básico para designers que buscam criar produtos ideais para uma humanidade nem tão ideal assim.

Porsani 04/01/2022

Norman é sempre boa leitura
Apesar de escrito em 2010, ainda é muito atual. Retrata bem questões importantes da HCI e da ergonomia cognitiva e do design para o futuro levando em conta automatização, inteligência artificial, problemas e potencialidades advindas da nova revolução industrial que já fazem parte do nosso cotidiano.

A linguagem é simples mas em determinados capítulos o autor é prolixo e repetitivo quase beirando um estilo romancista o que acaba por cansar o leitor, mas vale a leitura. Norman é sempre uma boa pedida.

Recomendo aos colegas da área de design, tecnologia e ux