Gosto de África

Gosto de África Joel Rufino dos Santos




Resenhas - Gosto de África


20 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Pamela.Alves 27/12/2023

Continhos africanos
Amo continhos africanos, é uma leitura simples e rápida que nos ensina muita coisa. uma coisa que se deixou a desejar foi a escrita, as vezes eu perdia alguns detalhes
comentários(0)comente



Annie de Jesus 07/12/2023

Gosto de África
Livro que conta de forma curta alguns mitos e lendas da África e também tem ilustrações em algumas páginas. Essas histórias dão ideias pra outras histórias.
comentários(0)comente



lolorenamaria 13/02/2023

Boa iniciação para cultura africana
Comecei a ler o livro para poder trabalhá-lo como paradidático na minha turma de 7 ano. Não é um livro muito aprofundado sobre a cultura africana mas dá margem para uma discussão se o professor dizer pesquisa extra para complementar. Os contos são bem curtinhos, as ilustrações são bem bonitas. Um livro bem sucinto e direto, li em menos de meia hora.
Vai ser difícil trabalhar algumas partes dos contos mas não pelo livro em si e sim pela maturidade dos alunos porém será um desafio interessante.
comentários(0)comente



Luciano 16/07/2022

Histórias que resgatam mitos, lendas e tradições negras. E que também revisitam personagens históricos importantes para a cultura negra brasileira, como Luísa Mahin e Luís Gama.
comentários(0)comente



LALA LITERARIOS 13/06/2022

História daqui e da África, contando mitos, lendas e tradições negras. Com um olhar crítico e afetuoso, fala também de personagens da história do Brasil e um tempo de escravidão, luta e liberdade,nos ajudando a compreender melhor nossa cultura..
comentários(0)comente



Biblioteca Álvaro Guerra 08/04/2022

O livro apresenta sete contos, sendo que três situam-se no continente Africano, narrando mitos, lendas e tradições negras de lá; e quatro situam-se no Brasil, trazendo, além de casos populares daqui, a representação de personagens da História do Brasil esquecidos pela história oficial.

Livro disponível para empréstimo nas Bibliotecas Municipais de São Paulo. Basta reservar! De graça!

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788526010208
comentários(0)comente



Percy Zaoldyeck 22/01/2013

Pérolas de Cadija
Existia uma menina chamada Cadija que tinha uma madrasta que a mandou fazer tarefas impossíveis e em uma delas ela foi até o mar de Dakar para lavar uma colher. No caminho ela encontrou vários monstros e os derrotou . Quando lavara a colher, sairam algumas perolas do mar junto com a colher. E quando chegou em casa dividiu-as com sua madrasta.

Se quiser saber mais visite o site: contosafricanos.way.to

Esse livro é muito legal.
comentários(0)comente



Carollzinha 22/01/2013

Sobre bonsucesso dos pretos
BONSUCESSO DOS PRETOS
No interior do Maranhão, morava, na senzala, uma escrava muito sapeca, chamada Felipa. Porém, certo dia ela desagradou o seu senhor, fazendo com que ele mandasse prendê-la em uma clareira. Porém, quando o feitor voltou, se surpreendeu, pois a escrava não estava morta, pouco provável para uma pessoa que ficou uma semana sem comida e sem água. Intrigado com aquela situação, o feitor perguntou quem havia dado a ela toda a comida. Felipa respondeu que fora a sua madrinha. Irritado, o feitor chutou a gamela e foi embora. Quando voltou para a vila, contou tudo ao seu senhor, que furioso, mandou que procurasse a madrinha da menina. Voltando ao local da prisão de Felipa, o feitor viu a imagem de Nossa Senhora. Levou-a para uma capela, porém todos os dias a santa voltava para a clareira. Debalde,na décima vez, trancaram-na em um cofre de ferro,o que atraiu muitas desgraças. Por opinião do padre, botaram a santa em um rio, deixando seguir seu caminho. A Nossa Senhora parou onde hoje é Bonsucesso dos Pretos, abençoando o povo de Felipa.

MINHA OPINIÃO
Antigamente, os escravos eram muito injustiçados, e quaisquer coisas que fizessem eram castigados. Neste caso, Felipa, foi castigada posta em uma clareira. Mas, diferente do seu senhor, ela era boa e humilde, recebendo a ajuda de sua madrinha, Nossa Senhora. Foi a santa que ajudou-a a sobreviver, dando comida e água a escrava, Ou seja, quando a pessoa realmente merece e precisa de ajuda, ela recebe o auxílio necessário, sendo abençoada, independente da religião.

VOCÊ QUER CONHECER OUTRAS HISTÓRIAS AFRICANAS? Se a resposta for sim, entre no site: www.contosafricanos.way.to
Entre no site não irá se arrepender!



comentários(0)comente



Aninha 22/01/2013

Resenha sobre Bonsucesso dos pretos! (^u°)/
-Bonsucesso dos Pretos:

No interior do Maranhão, havia uma vila chamada Bonsucesso. Nela, havia uma escrava demasiadamente sapeca, chamada Felipa. Um dia ela desagradou seu Senhor, que por sua vez, mandou o feitor levar ela para a floresta, e deixar ela lá para que morresse de sede e fome.
Depois de uma semana, o feito foi lá novamente para ver se Felipa estava morta, mas para sua surpresa ela não estava, ele viu também, que tinha gamelas de frutas e água, intrigado ele perguntou quem tinha dado comida para ela, ela tinha respondido que foi sua madrinha, o feitor duvidava que Felipa tinha uma madrinha e chutou as gamelas e água e foi embora.
Quando voltou, o senhor furioso, mandou que o feitor voltasse e procurasse a madrinha de Felipa. Mas lá tinha uma imagem de Nossa Senhora. Eles colocaram a imagem em uma capela, mas ela toda vez voltava para a clareira.
Na décima vez que a pegaram trancaram a imagem em um cofre, e com isso houve muitas desgraças. Quer saber mais? Bom, eu não irei falar, agora será a sua parte, leia o livro e descubra o final desta emocionante história.

-Minha opinião:
O livro é muito interessante, e deu pra conhecer várias histórias do povo que também influenciou na cultura brasileira. É com certeza muito legal,me diverti bastante!

-Divulgação:
Quer saber de mais historias? Entre nesse site:
http://contosafricanos.way.to/
Com certeza você vai gostar! ;3
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Felipe 17/01/2013

Gosto de África (Bonsucesso dos Pretos)
Bonsucesso do Pretos fala de uma garota escrava, chamada Felipa que desagradou seu dono e ele manda o feitor levá-la a mata para ela morrer. Mas ela é encontrada viva com comida. Depois de vários dias acontecendo a mesma coisa o feitor chama o dono para ver e é encontrada uma imagem de N.S. Aparecida. O dono coloca a imagem na capela, mas ela volta para Felipa. Então ele a coloca num cofre, mas isso atrai desgraças: dá praga no algodoal, sua esposa fica com enrisipela, o feitor é picado e 20 escravos fogem. Então Felipa é solta e a imagtem que foi solta pelo padre no rio vai parar em Bonsucesso dos Pretos.

Esse livro é bom porque nos mostra o valor de não maltratar as pessoas, mas sim a fazer bem a elas.

Para ver animações sobre essa e outras histórias, acesse http://contosafricanos.way.to.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



jeniffer15622 17/01/2013

As pérolas de Cadija
Obs: estou escrevendo sobre apena uma das histórias do livro

Era uma vez uma menina chamada Cadija. Ela era uma menina doce e tinha um irmão caçula. Certo dia a mãe dela morreu e ela ganhou uma madrasta. Essa madrasta era muito má e mandava ela fazer coisas difíceis. Ela mandou Cadija lavar uma colher em Dakar, um mar muito distante dali. No meio de sua jornada encontrou um cameleiro que lhe avisou sobre o Abutre Mortal e o Quibungo. Logo depois encontrou um Djin que lhe mandou deixar o irmão sentado e levar uma pedra que será muito útil para ela depois. Ao chegar em Dakar um mendigo falou para ela lavar a colher de noite. Ela fez isso e quando a colher saiu saiu cheia de pérolas. Quando chegou em casa contou a história pra madrasta. A madrasta foi para Dakar pegar pérolas e mandou prepararem um cuscuz ...no final acontece uma coisa inesperada
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



20 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR