Angelologia

Angelologia Danielle Trussoni

Resenhas - Angelologia

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Bia09 01/11/2010

De uma inteligência impressionante, Angelologia chegou para abalar e bagunçar essa nova modinha de livros de anjos que pelo visto veio para ficar. Este, é totalmente diferente de todos os que eu tenho lido e me surpreendeu do início ao fim.

Não é um livro que possa ser lido e apreciado tão facilmente. Não é uma história apenas para passar o tempo. É complexo e merece atenção total enquanto lido. É uma história onde as coisas vão acontecendo devagar e não se pode perder nenhum detalhe, pois são eles que fazem toda a diferença.

Quem gosta de Dan Brown com suas mirabolantes "teorias da conspiração" DEVE dar uma chance à Danielle Trussoni, que criou uma personagem pela qual eu não dava nada, mas que tomou um rumo espetacular ao longo da história e que construiu um enredo pelo qual eu fiquei hipnotizada. Acho que essa é mesmo a palavra certa. Magnético.

Sem dúvida uma estréia que me deixou de queixo caído. Garanto que vai deixar você também!

Para mais resenhas:
www.amormisterioesangue.com
Douglas 01/11/2010minha estante
Eu estou no momento lendo esse livro e senti o mesmo que você citou. Muito boa a sua resenha muito bem escrita!!!!!!

Bia09 01/11/2010minha estante
Obrigada Douglas!!

Alan Ventura 07/11/2010minha estante
É romance único ou vai virar série?

Douglas 10/11/2010minha estante
Alan acredito que será série, estou lendo e e tem cara de série não tão longa assim, acredito eu, assim que termianr eu te falo.

Rosane Fantin 30/01/2011minha estante
Adorei este livro e também achei uma semelhança com o estilo do Dan Brown. Fiquei muito feliz de saber que haverá uma continuação, pois é exatamente isso que pensei quando terminei de ler.
Maravilhoso!

@viajantedaleitura1 25/11/2011minha estante
Ok, vc me convenceu. Já há algum tempo estou querendo ler esse livro , mas estava com dúvidas e como amo Dan Brown, vamos lá!

Tahi MMacedo 19/01/2012minha estante
Muito bom mesmo, totalmente intrigante, porém é um livro pra ler lido com muita calma. Então vou lendo a passos de tartaruga.

=D

Geovanna Mariosi 29/12/2012minha estante
Sua resenha me convenceu, acabei de comprar o livro!

Juh 24/08/2022minha estante
Iai galera, já terminou a série? Quantos livros? Haha

Márcia 01/05/2011

Os anjos que você não conhecia

Dizem, desde que o mundo é mundo, que anjos são criaturas divinas, sagradas, que nos observam do céu e, a depender de nosso comportamento, nos guardam de todo o mal. Há tempos os autores de ficção (ou não) esqueceram esse conceito e “revestiram” os anjos como seres místicos, sensuais e hipnotizadores. Além de perigosos.

Em “Angelologia” essas criaturas não poderiam ser mais mundanas ou humanas. A bondade não faz mais parte de suas personalidades e a aparência celestial deu lugar a mais pura imagem de luxúria. “Angelologia” traz os anjos como os traidores, aprisionados pela eternidade, destinados a semear na Terra sua sombra através de seus descendentes – os Nephilins.

A primeira impressão do livro não é boa. Fala de freiras e assim me pareceu cansativo, clichê e detalhado demais. A veia religiosa na qual o livro começa a pulsar quase me fez desistir dele. Como a maioria dos autores, eu não vislumbro mais anjos “sagrados”.

Um pouco de paciência depois e fé na narrativa – que, ao contrário da primeira abordagem do livro, se mostrou interessante e prazerosa desde o início – cheguei ao ponto em que a história realmente começa; o ponto em que os personagens começam a aparecer e Danielle Trussoni diz a que veio. Mesmo ai, há algo que ainda me incomodava na estória. Talvez em toda a relação entre a angelologia x vigias x nephilins x igreja haja algo que não se encaixa. Por que mesmo os angelólogos pareciam respeitar e até mesmo cultuar os vigias, já que estes eram os semeadores de todos os males causados na Terra? Onde estavam os anjos de amor citados durante a narrativa? Onde, quando e por quê os anjos vieram a Terra e se rebelaram? Enfim, a autora esqueceu, ou não soube, destrinchar a história de modo satisfatório. Toda a sua trama é ótima – as relações dos personagens, entre outras coisas – mas a base para a angelologia foi meio que “jogada” para o leitor. Como se ela ao contar falasse tão rápido que fosse possível discernir apenas poucas palavras. Esse detalhe confunde o pouco o leitor que ainda se interessa pela base da trama, mas aos poucos é esquecido e a atenção da leitura volta-se para os personagens reais que movimentam a estória.

Chega até mesmo a ser estranho, e aqui reintero o fato de essa resenha apenas revelar minha opinião, mas a autora utliza-se de detalhes sobre a vida e a saga da angelologia construídos de forma tão entrelaçadas que impressionam.

O clima de mistério em certa altura da leitura é palpável e animador. Relatos de personagens cativantes e sinceros que me encheram de nostalgia me fizeram lembrar do comecinho de “A Hora das Bruxas I”, quando ainda tentava me acostumar com a forma de Anne Rice contar uma estória.

Próximo ao ponto máximo do livro, a leitura é frenética e tensa, de repente não se sabe mais em quem confiar e o final é quase arrebatador – a autora decidiu dar uma leve continuação, em suma, parou no ponto errado.

Parece-me que está virando moda no Brasil a impressão de livros sem revisão. Será que os editores estão sendo extintos? Sinceramente, é um absurdo ler “não” no lugar de “mão”, ou um “1” no lugar de “!”. Não adianta nem mais reclamar? Talvez parar de comprar resolvesse, mas enfim, somos tão dependentes deles, nós leitores vorazes, quanto eles de nós.
João Pedro 02/07/2011minha estante
Adorei a resenha. Só discordo quando você diz que Trussoni esqueceu de detalhar a história satisfatoriamente. Os 'Watchers' (ou Vigias) sentiram-se atraídos pelas mulheres humanas, e acabaram por tomá-las como esposas e procriarem - daí nasceram os híbridos, os Nephilins. Os anjos não chegaram a se rebelar, 'apenas' contrariaram as regras de Deus.
O livro é tão bom que me fez ficar assim: aficcionado pela história dos anjos em nossa cultura. hehe É uma leitura muito boa.

heeyrafa 08/10/2012minha estante
Acredito eu que Angelologia seja tanto para leigos nestes assuntos etéricos, quanto para os entrosados. Obviamente que se tiver algum conhecimento prévio sobre esta ramificação da Teologia, a leitura flui de forma magnifica. Acabo de ler terminar o livro, magnifico. Não preciso de outras palavras para descreve-lo.

Vânia 09/03/2013minha estante
Acabo de ler o livro, que li em cinco dias, pois, de fato, o que no começo é meio lento sugere que vá entrar pelo caminho religioso, ao contrário, da segunda parte adiante vai se tornando uma leitura envolvente até que o ritmo da trama se intensifica e então não dá mais para parar de ler. Também senti a enorme ausência de revisão e a tradução quase colegial deixou escapar vários erros e outras derrapadas em frases estranhas. O fim deixa claro que terá sequência. Será que tudo daqui pra frente vira trilogia?

Vanessa 07/07/2012

Angelologia, uma trama bem pensada, mas com final não tão bem desenvolvido.
Se você está esperando de “Angelologia” um romance entre um anjo e uma menina, com muitas dúvidas de “Não, não podemos fazer isso” e então algo subitamente separa os dois apaixonados, pode esquecer. (E para aqueles que possam se enganar pelo título, Angelologia não é um livro técnico. Dispõe sim de algumas explicações sobre o ramo, mas nada muito complexo.)

O livro é de um tamanho médio, 455 páginas, mas o tamanho da fonte é pequeno, aproximadamente Times New Roman 11 no Word, então podemos ter a sensação de ler duas páginas quando lemos apenas uma, mas isso é facilmente superado pelo desejo de saber o que vai acontecer em seguida.

Angelologia, o conhecimento dos anjos, conta a história de Evangeline, uma Irmã Franciscana da Perpétua Adoração, que de repente vê seu mundo virado de cabeça para baixo quando descobre que nem tudo o que ela pensava sobre seu passado é verdade. Subitamente, ela se vê entre a guerra de Humanos x Nephilins (resultado do envolvimento dos humanos com anjos, sendo metade humanos e metade anjos).
O livro é dividido em A Primeira Esfera, A Segunda Esfera, A Terceira Esfera e O Coro Angélico.

A primeira parte (A Primeira Esfera) é toda a descoberta de Evangeline sobre o mistério dos Nephilins, e confesso que nessa parte eu não estava muito animada, mas na segunda parte (A Segunda Esfera) a autora nos transporta para o passado, onde ocorrem várias descobertas em relação aos Anjos que na terra viviam, e tudo mostrando trechos da Bíblia e elementos sobre a Angelologia, que poucos conheciam antes do livro. Nessa parte dá mais vontade de ler o livro, pois saímos do ambiente tão parado do convento. Na terceira parte (A Terceira Esfera) estamos novamente no presente de Evangeline e todos estão oficialmente correndo perigo. Começamos a presenciar ataques sérios dos Nephilins contra os humanos e é preciso tomar uma atitude antes que mais pessoas sejam mortas. Na quarta e última parte do livro, acontece a busca pela resolução do mistério e a salvação do mundo das garras dos Nephilins, e é preciso dizer que o final é surpreendente.
Poderia ter sido melhor? Sim, mas continua surpreendente. O acontecimento final é surpreendente, mas o jeito como acaba deixa a gente pensando “Acabou assim?”

A primeira parte pode ser desanimadora, mas a partir da segunda parte as coisas ficam menos lentas.

Alguns personagens são bem cativantes, como Gabriella Lévi-Franche, de personalidade forte, e Verlaine, ótimo com o jogo de palavras e até cômico em algumas partes. (Não que você vá dar altas gargalhadas)

Não posso falar mais que isso sem revelar o livro inteiro para vocês, mas essa é a essência. Acontece sim um romance meio bobo perto do final, o que era de se esperar de uma mulher que passou grande parte de sua vida inteira em um convento, mas nada muito irritante que atrapalhe o desenvolvimento da história.

Gaby 21/02/2011minha estante
Voce e fera, hein! Ficou excelente!

Victor 17/01/2021

Inteligentíssimo.
O livro é muito bem estruturado e apesar de se tratar de um tema de fantasia, tem uma densidade quase palpável, como se toda essa sociedade de anjos realmente existisse.

Com 3 linhas temporais distintas seguindo cada geração da família, ele mantém um ótimo nível de mistério intercalando acontecimentos e personagens entre elas.

Contudo, próximo do fim, o livro começou a ficar simplista e tudo se resolveu de uma forma boba e juvenil.

A impressão que passa, é que a autora já havia escrito ele por completo, guardou por um tempo e depois de estar mais experiente, recheou-o com informações sem modificar o final.

Mesmo com esse porém, o livro segue uma linha de raciocínio inteligente com conceitos inovadores sobre o tema.

Vale muito a pena dar uma chance.

Lola 17/02/2015

AngelologiazZz
Danielle Trussoni, segundo consta na orelha do livro, quer ser escritora desde que tinha 6 anos. *e eu aos seis anos queria ser domadora de dinossauros...*
Entretanto seu livro de estreia não é a melhor representação dessa vontade...

Angelologia , segundo a autora, deveria trazer uma perspectiva atípica dos anjos, mostrando sua face obscura, de modo a criar uma atmosfera aterrorizante. Porém se tem algo que o livro não consegue ser, é aterrorizante.

Eu diria que entediante é a melhor palavra para descrever o enredo.

A minha leitura foi motivada pela esperança de que a certa altura o livro adquirisse um tom frenético e instigante. E isso não aconteceu, cheguei ao final e minhas esperanças foram frustradas.

É bem verdade que Danielle precisou de uma organização e tanto para não se perder em meio a tantos personagens e as reviravoltas vividas por eles, contudo faltou tato para a autora no momento de construir a narrativa, que é cansativa, não flui e se arrasta página por página.

O livro é dividido em 4 partes, e a história de desenrola em diversos lugares, passando pelos Montes Ródopes, na Bulgária, o Convento de Santa Rosa, em NY, no metrô de NY, e até mesmo em meio ao Central Park. Nesse quesito cabe destacar que a autora foi bastante criativa em articular diversos locais como cenário da história, o que de certa forma proporcionou certa “mobilidade” ao enredo, já que a narrativa peca nesse aspecto.

Ainda assim, para mim, o maior problema foram os personagens, sempre tão envoltos em mistério que cheguei ao final da história sem conhecê-los ou construir algum tipo de identificação, exceto no que tange a construção de Evangeline e a angelóloga Gabriella Lévi-Franche, sua avó.

A irmã Evangeline, nossa protagonista inicialmente desconhecedora da sociedade Angelológica, se torna peça chave na luta contra a ascensão dos nefilins, e no desenrolar da história e de suas descobertas, ganha a ajuda da sua recém-descoberta avó-angelóloga, Gabriella. Duas personagens fortes que basicamente sustentam a história, apagando o brilho que qualquer outro personagem poderia vir a ter, o que é uma pena considerando que esperava que o detetive Verlaine tivesse um peso maior no decorrer do livro.

Ao término da leitura cheguei à conclusão de que Danielle quis utilizar o recurso “enrolar por ¾ do livro com milhares de informações e revelar o ápice na parte que sobra”, entretanto para esta que vos fala isso não foi suficiente para salvar a leitura.
O enredo de Angelologia tinha tudo para ser um sucesso completo e para ser uma leitura bombástica, entretanto posso destacar que para mim seu maior pecado foi conceber uma história tão milimetricamente pensada que perdeu a naturalidade que poderia fazer toda a diferença em fazer meu coração-leitor se apaixonar.

site: http://agarotadalivrariia.blogspot.com.br/2015/02/resenha-angelologia-o-conhecimento-dos.html

Jaqueline 27/12/2010

“Angelologia – O Conhecimento dos Anjos” é um romance incrível – talvez um dos mais eletrizantes que eu li neste ano de 2010! Romance de estreia de Danielle Trussoni, ele foge do óbvio e nos presenteia com uma história surpreendente, que nos faz repensar as próprias engrenagens históricas do nosso mundo.

Em meio à horda de obras sobre anjos que vêm dominando as livrarias de todo o país, “Angelologia – O Conhecimento dos Anjos” se destaca pela escrita elegante e pela trama intrincada que Danielle desenvolve ao passar de suas páginas.

O livro começa com o pedido de acesso do estudioso de arte Verlaine aos arquivos do Convento de Santa Rosa, localizado em Nova York. Entre os silenciosos corredores da ordem, a jovem irmã Evangeline, de apenas 23 anos, passa seus dias sem maiores questionamentos. Vivendo no mundo religioso desde os 12 anos de idade, ela trabalha na biblioteca do local, famosa por seu catálogo de estudos sobre anjos. Verlaine argumenta que uma das irmãs fundadoras da ordem das Irmãs Franciscanas da Perpétua Adoração manteve correspondências amigáveis com a grande patrona das artes Abigail Rockfeller, milionária nova iorquina que é alvo de investigação do jovem estudioso. O que Evangeline não sabe é que o interesse de Verlaine é na verdade uma pesquisa encomenda pelo misterioso Percival. Mesmo negando o acesso aos arquivos da ordem, nossa jovem freira fica intrigada com a carta recebida. Dias se passam, e após interrogar uma das mais idosas irmãs da ordem, Celestine, nossa protagonista descobre uma trama fantástica que se relaciona com as mais tenras memórias de sua infância. A figura de sua avó, a rica herdeira francesa Gabriella Lévi, é de suma importância no mundo da angelologia, um dos ramos originais da teologia que, como o nome diz, trabalha com o conhecimento dos anjos.

O relato da irmã Celestine é incrível. Com muita elegância e categoria, somos levados a 1939, com todos os medos e tensões da guerra nazista que assolava a Europa pairando no ar. Com a mudança de narração para a primeira pessoa, mergulhamos em um mundo de pesquisas, questionamentos e revelações que entrelaçam conhecimento secular e teológico. Com referências da Bíblia, histórias extraídas da mitologia grega (principalmente o mito de Orfeu), estudos de pensadores como Niezstche e Copérnico e muitos outros pontos marcantes da história da civilização, passamos a questionar o papel da Igreja e a importância da fé, a aceitação do darwinismo, a propagação do materialismo e o desenvolvimento intelectual do homem. A cada página ficamos mais cativados por este enredo tão profundo, bem pesquisado e escrito. No fundo, trata-se da disputa pelo controle do mundo por parte dos Nefilins – criaturas híbridas, descendentes de uma categoria específica de anjos, os Vigias, e mulheres humanas – e as tentativas da humanidade de se manter livre. Com a lenta deterioração que estas criaturas angélicas vêm sofrendo com o passar dos anos, a importância de um artefato enviado por Gabriel aos confins da terra cresce e se torna uma obsessão. Agora, mais do que nunca, a isolada Sociedade Angélica deve agir, e é nesta tensão que a trama avança. A maneira como grandes famílias de renome e fortuna como os Rockfeller, os Habsburgo, as ordens religiosas e os grandes centros acadêmicos estão relacionados é magnífica!

“Angelologia” não é um livro puramente recreativo, que nos distrai da realidade. Pelo contrário – ele nos faz refletir sobre muitos conceitos que acabamos naturalizando na correria do nosso cotidiano. O vocabulário é requintado, mas de fácil compreensão.

Deixo a recomendação de uma leitura mais do que envolvente e a dica de acompanharmos a carreira de Danielle Trussoni, que promete muitas outras surpresas para nós, apreciadores da boa literatura.

Resenha originalmente postada em WWW.UP-BRASIL.COM

Alisson 27/03/2011

Interessante
Realmente interessante.

Um livro muito instrutivo (embora fantasioso) para qum se interessa por assuntos de história, religião e ciência unidos.
A autora não faz questão de um livro recheado de cenas de ação, correria, tiros, etc.. No entanto, tem um foco maior no número de informações que joga ao leitor, numa mistura muito bem temperada de ficção e realidade histórica.

Não é um livro para quem espera que ele te prenda com ação do começo ao fim. É uma leitura mais calma, que exige mais sede de conhecimento do leitor, apesar de tudo muito compensatória.

Recomendo.

Dyme 20/04/2020

Anjos não esteriotipados!
Um "Thriller gótico" com início monótono e que, na minha opinião, só começa a ficar interessante depois da metade do livro.
   Seu ponto alto é abordar a temática de uma forma diferente dos livros do gênero; seu ponto baixo é, como já falei, a primeira metade monótona e também um final "abrupto", para não dizer, frustrante. Na minha humilde opinião, é claro!

Laisy 20/05/2012

"Angelologia - O Conhecimento dos Anjos" de Danielle Trussoni
Bom, começo a minha resenha com a descrição que o The New York Times fez dele, pois é exatamente como eu descreveria esse livro tão perfeito e a melhor maneira de deixar vocês a parte de tudo o que contém nele: "Sensual e intelectual em igual medida, este é um thriller tremendamente inteligente. De que outra forma seria possível unir os anjos da bíblia e os dos textos apócrifos, o mito de Orfeu, a geografia da Bulgária, o monasticismo medieval, os Rockefeller, nazistas, freiras e a musicologia? E como é esplêndido que isso tenha sido feito".

Posso começar dizendo que foi um dos livros mais fantásticos e mais inteligentes que já li até hoje, sem sombra de dúvidas. Desde a primeira vez que bati o olho nele, fiquei encantada com o título e muito mais com a sinopse, e tenho que dizer que meu encantamento só aumentou depois de lê-lo.

No livro temos Evangeline. Ela é uma freira, mas nem sempre foi assim. Ela foi entregue ao convento Santa Rosa em Nova York por seu pai quando tinha apenas 13 anos logo após a morte misteriosa de sua mãe. E vive lá desde então, tendo agora 23 anos. Ela vivia a sua vida de adoração como freira como sempre fazia, até que de repente se vê numa situação que muda por completo tudo o que ela acreditava até então. Mesmo sendo uma freira, nunca teve muito interesse com relação a assuntos relacionados a anjos, pois sempre achava muito complexo entender esses seres tão divinos e não acreditava (ou pelo menos não queria acreditar) na existência dos Nefilins (descendentes do cruzamento entre anjos e humanos).

Pra começo de conversa, não pensem que o livro é chato por se passar num convento e por ter a personagem principal uma freia. Pelo contrário! Por ela ser jovem, é bem mente aberta e não é uma personagem chata. É muito inteligente e não sofremos por ela ser chata ou teimosa, ou algo do tipo. (Graças a Deus! To cansada de personagens chatas).

Porém, tudo muda quando um jovem estudante e pesquisador entra em contato com o convento pedindo informações a respeito de assuntos que só o seu convento continha.

Fiquei impressionada com o fato deste livro não ser totalmente fantasioso, uma vez que a autora pôs em seu livro estudos verdadeiros de angelólogos. Relatos verdadeiros do que os angelólogos acreditam e pesquisam a respeito. Adoro livros que o assunto seja sobre anjos e nem preciso dizer que amei esse, pois além de ser sobre anjos, contém estudos reais sobre eles.

Adoro ler também livros em que os Nefilins são seres irresistivelmente atraentes além de serem os mais perigosos, com sua frieza e implacável poder de sede. Os estudos reais que contém no livro são fantásticos e fiquei encantada com eles.

O livro envolve todos os assuntos que coloquei no início da resenha com as palavras do The New York Times. Tem de tudo nele. E tudo ligado de uma maneira absurdamente inteligente.

Logo, não posso descrever o livro com nada menos que perfeito. Ele foi considerado um best seller do The New York Times e esse título foi mais do que merecido. O final dele me deixou chocada! Rs... Não por ser ruim, mas por ser algo que eu não esperava e por ser incrivelmente surpreendente. Passei quase uma semana inteira pensando no final do livro de tão impactada que fiquei. Rs... Gostaria que ele fosse uma série pra poder ter uma continuação, mas pra minha infelicidade não é. Mas é um único livro que merece ser lido por todos.

Queria poder falar mais dele, mas por ser um livro que envolve tantos assuntos é até difícil fazer uma resenha dele e falar mais a respeito, pois se você der mole, conta toda a história dele. Rs...

Ele é o tipo de livro que não é de leitura difícil, mas também não é das mais fáceis e tem que ser lido com calma e atenção. A minha palavra final a respeito dele? Leiam, leiam, leiaaaaam...

Gostou da resenha? Ela também se encontra no blog Perdidas na Biblioteca. Fiquem a vontade para visitá-lo e conferir outras resenhas!!! (www.perdidasnabiblioteca.blogspot.com)
Priscylla 12/12/2012minha estante
Para a nossa alegria haverá sim o volume II denominado "Angelópolis" que sairá em meados de março 2013!pode pesquisar!
abraços e excelente resenha!

Laisy 14/04/2013minha estante
Para a nossa alegria sim Priscylla! Quase surtei quando vi a sua msg! *o*

Um beijo!!!

Carla.Carolina 09/01/2017

Angelologia
Excelente leitura, mas infelizmente o final não corresponde as expectativas que vão sendo criadas ao decorrer da leitura. Fiquei extremamente decepcionada com o final, infelizmente.
Mih 06/04/2017minha estante
Exatamente a mesma coisa que achei, o livro estava ótimo mas o final... Foi bem ruim para dizer a verdade, parece que estavam com pressa para terminá-lo e colocaram aquilo.

Gabriel 07/12/2012

Angelologia - O conhecimento dos anjos
Faz um tempo que já li o livro, mas vou tentar ser o mais claro possível.

Esqueça tudo o que você sabe sobre os anjos. Nada de seres angélicos, doces e meigos, com halo de luz que espalham bondade. Nem mesmo o tipo de anjo “bad boy” mas com bom coração.
Aqui os anjos são maus. Aqui os anjos se sentem superiores a raça humana e você com certeza não irá querer cruzar com um deles.
Tudo começou quando os anjos enviados por Deus para zelar por Adão e Eva no paraíso, resolveram tomar para si as mulheres da terra. Esses anjos eram conhecidos como Vigias e os filhos desse cruzamento são os Neflins.
Como forma de punição por este ato, Deus aprisionou os Vigias no fundo de uma cratera onde aguardarão o momento do juízo final.
Diante da dor e do desespero dos Vigias, o anjo Gabriel, enviado a terra para cumprir as ordens de Deus, se comoveu e atirou sua lira na cratera na intenção de minimizar a dor dos anjos aprisionados através da música.
Mas a lira de Gabriel tem muito mais poderes do que ele mesmo poderia imaginar, e é a busca por este instrumento celestial pelos Neflins e pelos angelólogos que irá determinar e traçar os rumos de toda a nossa história.
Os Neflins a querem para assim ter mais poderes sobre os humanos, e os angelologos a querem no intuito de se livrar de uma vez por todas do domínio dos Neflins.
O livro é dividido em 4 partes.

Está fábula é para vós
Que elevais vossa atenção
Em direção à luz dos céus;
Pois aqueles que, vencidos,
Dirige os olhos para baixo
E contempla a caverna infernal
Perderá todos os dons.
Boécio, O Consolo da Filosofia

Na primeira parte seremos apresentados a Evangeline e a Verlaine.
Evangeline é uma simples freira no convento de Santa Rosa, e Verlaine é um professor de história da arte.
Será através de um trabalho que Verlaine está realizando para o misterioso e assustador Percival Grigori, que ele e Evangeline se encontrarão, e será como se ambos tivessem aberto a “caixa de Pandora”, e agora não há como voltar atrás. A roda da vida está girando e o futuro da humanidade parece depender deles.

Louvai-o ao som da trombeta
Louvai-o com a lira e a citara
Louvai-o com tímpanos e danças
Louvai-o com címbalos sonoros,
Louvai-o com címbalos retumbantes
Salmo 150

Na segunda parte mergulharemos fundo no mundo da angelologia. Seremos transportados para uma Paris pré segunda guerra e para os montes Ródopes na Bulgária.
Aqui entenderemos toda a complexidade e dificuldade do trabalho dos angelologos. A guerra explode. O que já não era fácil, fica ainda mais difícil, e os angelologos correm contra o tempo para esconder a descoberta mais importante de suas vidas.
Foi a parte mais cansativa do livro, devido à quantidade de notas. Havia paginas em que quase a metade era preenchida por notas, algo que me irrita, pois é como se estivéssemos lendo o livro juntamente com um dicionário.

E apareceram dois homens à minha frente, muito altos, como eu jamais vira na Terra. Seus rostos brilhavam como mo sol, seus olhos eram lâmpadas e fogo saía de seus lábios. Suas roupas pareciam feitas de pena. Seus pés eram vermelho-escuro, sas asas, mais brilhantes que o ouro e suas mãos, mais brancas que a neve.
O Livro de Enoque

A terceira parte é onde toda a aventura e ação acontecem e todos os mistérios começam a ser esclarecido.
O ritmo passa a ser intenso e a leitura se desenrola rapidamente.
A cada página lida tanto os angelologos quanto os Neflins estão mais próximos de alcançar seus objetivos, e a vitória irá depender apenas de um pequeno detalhe.

Logo, o anjo começou a cantar; seu tom de voz subia e descia, acompanhando a lira. Como que obedecendo ao comando daquela divina progressão, os outros anjos se juntaram a ele, criando uma música celestial, em uma congregação de dezenas de milhares de anjos, semelhante à descrita por Daniel.
O Venerável Padre Clemais da Trácia

Na ultima parte o destino de todos os personagens, humanos e Neflins, estarão nas mãos de uma única pessoa.
Bondade, amor e justiça, ou, poder, sedução e luxuria.
Esses serão os fatores determinantes no momento da decisão que determinará o futuro do mundo tal qual como o conhecemos.

O livro teve uma alternância de momentos altos e baixos. A segunda parte foi realmente cansativa, porém necessária. O final foi muito diferente do que eu havia imaginado, mas uma vez que as comportas foram abertas, não existe mais como segurar a força das águas.

Clarice romer 23/04/2021

Li há muitos anos atrás e hoje lembrei dele. Só de pensar que paguei dez reais em uma promoção nesse livro quase choro de alegria.

nathaliapor25 19/04/2022

Arrastadíssimo
Apesar do livro teoricamente ter 456 páginas, a sensação é de que são muito mais porque a versão física conta com letras miúdas e espaçamento apertado. Agora imagine esse tanto de páginas para contar os acontecimentos de DOIS DIAS.
A autora se estendeu muito com descrições que não acrescentaram nada ao desenrolar da trama, dissertou longamente sobre os anjos e ainda sim o leitor não entende muito bem a hierarquia de anjos e nefilins ou quais são suas motivações. Os personagens também não têm carisma, as cenas de ação são estapafúrdias e a caça ao tesouro na parte final foi risível.
A lira - aquela que era o núcleo da história, a que poderia remodelar o universo, promover catástrofes e tantas outras coisas - no final teve um propósito completamente bobo.
O convento que guardava tantos mistérios foi pouco explorado (a personagem só visita uns três cômodos), assim como as irmãs (que eram tantas, mas que só conhecemos quatro delas).
Pelo menos um terço do livro foi um flashback para mostrar os preparativos para a excursão até a caverna onde estavam aprisionados os anjos e, justo quando é feita menção a eles, a descrição é de meia página (QUE ÓDIO!).
Enfim, acho que a ideia era legal mas foi mal executada.

1 | 2 | 3 | 4 | 5