O Encheirídion de Epicteto: Edição Bilíngue

O Encheirídion de Epicteto: Edição Bilíngue Aldo Dinucci...

Resenhas -

Carlos.Junior 10/10/2021

O Encheirídion de Epicteto: Edição Bilíngue-Nota: 10/10
‘’O encheirídion de Epicteto’’ é um diário composto por pensamentos, ideias e filosofias estoicas próprias do filosofo. Epicteto fala sobre problemas sociais ou internos, pessoas ruins, ideias ruins e como dar a volta por cima por meio do esforço individual e moral. Epiteto ou Epicteto (em grego: Επίκτητος; romaniz.: Epíktetos; Hierápolis, 55 - Nicópolis, 135) foi um filósofo grego estoico que viveu em Roma, como escravo a serviço de Epafrodito, o cruel secretário de Nero que, segundo a tradição, uma vez lhe quebrou uma perna, mostrando a resiliência mental e física do filosofo em meio as adversidades do seu meio de convívio. Apesar da sua condição social baixa, conseguiu assistir às preleções do famoso estoico Caio Musônio Rufo. De sua obra se conservam o Encheiridion de Epicteto (também conhecido como Manual de Epicteto, essa que eu falo) e as Diatribes (ou Discursos), ambos editados por seu discípulo Lúcio Flávio Arriano de Nicomédia. O livro é fundamental para qualquer seguidor ou pesquisador da filosofia estoica, apresenta embates e ideias vistas até mesmo na Bíblia. É um clássico desconhecido e escondido pela história que os professores Aldo e Julien tiveram a incumbência e a gratificação de traduzir e remodelar para uma leitura agradável. Deveria ser representado e amostrado ainda mais na atualidade. A versão que eu li possui 72 páginas e ainda possui o texto em grego antigo o que é essencial para quem está aprendendo a linguagem, como eu, ou que só tem curiosidade nas falas originais.

Aldrison 07/02/2023

Equiridion
O Equiridion é um curto compêndio, de ensinamento de Epicteto, anotado por um de seus discípulos. Infelizmente só temos uma parte do texto aqui, porém, ela sintetiza perfeitamente todos os ensinamentos do mestre, e é muito fácil reconhecer toda virtude do ensino estoico. É um livro para se ler com calma, posto que traz um ar de elevação ao pensamento e conversa com nossas capacidades humanas mais íntimas. Excelente!

Jeffrey0 02/06/2023

Estoicismo, concordo em partes
Não foi como eu esperava. Acho que eu tinha uma visão sobre o estoicismo diferente a do livro, mas que ainda assim foi fiel. Isso foi minha primeira leitura e primeira visão "verdadeira" sobre o estoicismo, então não leve muito a sério.

Eu só poderia dizer uma coisa do livro, que ele vai de 8 a 80 muito rápido kkkk

Alguns ensinamentos eu acuo bom e vou refletir bastante e ver em como lidar com isso daqui pra frente, mas há alguns dogmas dentre outras outras que eu terei de discordar completamente.

E uma coisa: o ESTOICISMO É MUITO APÁTICO!

Foi a coisa que eu mais percebi e noite. Acho que pra vc por em pratica isso na vida, você tem que ser muito alto centrado e """superior""" pra ser inabalável quanto a todo exterior. Acho que eu levaria anos pra ser um bom estoico. Acho que uma das graças de ser humano é sentir as coisas ao nosso redor. Chorar vendo um filme, rir com uma piada, ser extravagante, ser luxuoso, cometer erros, cometer acertos. Acaba que se fechando assim, vamos perdendo grande partes das coisas ao nosso redor e se fechando em uma fortaleza que só faz mal a nós mesmos.

Eu creio que alguns citamentos como quando diz pra chorar e lamentar na morte do filho do amigo mas não se abalar por dentro e da forma tão apática quanto a morte do próprio filho como algo tipo "é, acontece". É algo fiel ao estoicismo, mas mesmo assim parece meio "radical" para mim.

Foi interessante pesquisarei mais sobre estoicismo. 4 estrelas.