Powerful

Powerful Patty McCord

Resenhas -

JoAo.Padilha 06/04/2023

Realmente powerful
Livro curtinho porém muito poderoso!! Fui pego de surpresa e terminei em duas lidas de poucas horas. Muito envolvente e direto, é um livro de "conselhos" sobre cultura organizacional e como conduzir a estratégia de pessoas. Indicação certa para quem respira o mundo corporativo, seja pequeno, médio ou grande porte. Aprender com a lider de RH da netflix me trouxe muitas reflexões.

Cassiano 25/02/2021

Livro fascinante!
Durante a leitura tive vários confrontos comigo mesmo, a leitura nos faz pensar sobre questões nada óbvias.
Antes de ler o livro eu posso dizer que tinha um pensamento fechado de que os funcionários são estimulados por benefícios corporativos, por exemplo.
Este livro me fez abrir a mente sobre diversas questões atuais do mercado. A autora tem opiniões fortes e interessantes que valem a pena serem lidas!

Marília 12/03/2021

Esse livro nos dá o que pensar.
Gostei muito da parte referente a questão das avaliações anuais. Realmente é melhor fazer avaliações referentes a períodos mais curtos.
Geovana.Dourado 06/04/2021minha estante
Acabei de ler essa parte. Estou instigada.

Rusinha 19/03/2022

Simples e inovador. A forma de escrever da Patty McCord faz com que a gente leia o livro rapidinho e para aqueles que precisam liderar uma equipe ou uma empresa, mas não gostam do jeito tradicional de fazer esse serviço, o livro se mostra uma ferramenta essencial para expandir os horizontes.

bell.vb 18/11/2023

Manual de rh
Pra quem trabalha em rh esse livro deveria ser leitura obrigatória. Os exemplos dos processos, ou melhor da falta de processos, que ela implementou e o impacto disso na netflix foi incrível.
A minha unica questão sobre o livro é que é uma realidade pouco viavel em outras empresas, a mudança que ela fez só aconteceu porque o ceo era super comprado com ela.
No mais, é uma boa leitura.

Dongo 22/01/2021

Instigante
Ótimo livro! Leitura moderna e conteúdo de fácil aplicação. Recomendo especialmente a gestores. Conta como foi formada a cultura Netflix e te faz pensar e sair fora da caixa.

@amolivros.me 17/02/2021

Um emoji para ilustrar o que é esse livro: ?
A Patty McCord aborda a cultura organizacional e a gestão de pessoas de forma totalmente disruptiva e quebrando diversos paradigmas... Ela explica como foi a construção do Culture Deck da Netflix de forma leve, simples e objetiva.
Uma dica: você precisa ter uma mente aberta e usar os filtros necessários para absorver máximo dessa leitura.
Abordando pontos polêmicos como "faça a gestão de pessoas como você se faz gestão de produtos", ela fala como devemos afastar colaboradores que não fazem o que a empresa precisa e que não visualizamos essa(s) pessoa(s) no futuro da empresa.... É assim que fazemos sna gestão de produtos, se a funcionalidade/produto não se encaixa, descartamos e partimos para outra.
"Você entra em uma guerra com o exército que você tem hoje e não com o que gostaria de ter no futuro" ou seja, você precisa contratar agora a equipe que vai estar na guerra com você no futuro.
- Trate seus colabordores como adultos.
- Seja honesto com eles.
- Seja um ótimo ex-empregador
- Pesssoas de alta performance gostam de ser desafiadas e trabalhar com outras pessoas de alta performance
- Engajamento não está necessariamente relacionada a performance
- Todos precisam conhecer do business
Leitura mais que recomendada para gestores, RH e pessoas que trabalham com inovação.

Heverton 30/03/2021

Idéias desafiadoras
O livro mostra como Netflix conseguiu atrair os melhores para seu time, pagando até os salários mais caros do vale do silício. Algumas ideias são bem fora do padrão. É realmente uma forma de criar cultura para times de alta performance, pessoas que podem escolher onde trabalhar, o que diminui um pouco a rigidez que algumas ideias podem ter.

Beto 25/08/2021

Uma formação de gestor
Para os gestores de pessoas em primeira viagem ou mesmo para grandes gestores buscando se aperfeiçoar o livro faz total sentido. Traz exemplos claros e princípios muito importantes sobre gerir pessoas e setores, além de como organizar uma instituição.
Achei o livro meio extensivo nos detalhes sobre as pessoas, meio contando demais sobre a pessoa e a trajetória sem necessidade. Poderia muito bem ser mais direto aos princípios e exemplos sem tomar tento tempo com nomes e seus currículos

Gabriela3043 15/11/2023

Aquela lá do Cazuza... Exagerado rs
Eu sou uma profissional da inovação e uma das partes mais legais e também mais chatas do meu trabalho é justamente tirar tempo para me aprofundar em livros "corporativos" para tirar deles "boas ideias" quando eles as tem...

Um fator que deveríamos levar em consideração para não reforçar os sintomas da nossa síndrome do vira-lata caramelo brasileiro é a diferença cultural que existe entre nós, e outros países com uma frente de inovação mais estabelecida.

A diferença é básica: fomentar como a autora sugere a autonomia, colaboração e cultura do erro em um país que possui no raso (não é nem no fundo rs) um passado escravocrata e de exploração é perda de tempo.

Além das diferenças culturais evidentes nos jeitos de se trabalhar, eu destaco que a postura adotada pela netflix sempre me gerou um pouco de desconfiança. Isso porque para mim, é papel da liderança também, enxergar potencial e desenvolver a equipe que possui. Tratá-la como descartável pois "suas habilidades não são mais úteis" é no mínimo uma piada de mal gosto.

Claro, existe um momento em que isso não é mais possível e o caminho é outro. Mas fica claro para mim ao longo do livro todo que a gestão de negócios se sobresai a gestão de pessoas no ambiente que a autora descreve... E nenhum ambiente que sobreponha uma ou outra alternativa será sustentável por muito tempo.

Um dos exageros trazidos pela autora está no trecho em que, ao se retratar com um gestor que gostaria de "segurar" um funcionário aumentando seu salário, ela diz: "Eu estava errada. Aliás, analisei os números e podemos dobrar os salários da equipe toda, não tem problema."

Eu não sei você, mas esse tipo de mensagem no mundo real, apesar de louvável em sua intenção, não me parece muito factível rs
Precisamos tomar cuidado para enaltecer as bizarrices de fora que o povo chama de inovação e deixar de olhar pra dentro de casa, onde as nossas soluções práticas e inteligentes são chamadas pejorativamente de gambiarras.

No geral, achei o livro fraco. É claro que tem algumas boas ideias mas a cultura como a estratégia no café da manhã e nesse caso, apesar de gostar muito de ovos com bacon eu ainda fico com a nossa média brazuca :)

Daniella 15/02/2021

Boa leitura
O livro aborda os princípios da cultura corporativa de liberdade e responsabilidade da Netflix. Como uma empresa disruptiva e com crescimento exponencial, a Netflix teve que questionar uma série de verdades e ?melhores práticas? de Recursos Humanos para criar algo totalmente novo, na velocidade que o negócio e o mercado exigiam.
Mesmo que vc esteja em uma empresa tradicional, os insights que o livro traz contribuem para repensar conceitos consolidados e buscar formas mais efetivas de tratar os desafios atuais de liderança para alcançar os resultados necessários, já que práticas que foram criadas para modelos industriais, com produtos de ciclo de vida longos, deixam de fazer sentido.

@aloeliane 01/07/2022

Bom pra sonhar!
A única coisa que machuca nesse livro é saber que a cultura da Netflix tá completamente diferente de tudo que se vê no mercado agora/afora.
Mas, se não sonharmos com novas possibilidades, nada muda né? Recomendo demais, é inspirador!

Cadu 10/02/2024

Cultura é coisa séria
O principal recado que encontrei no livro, fora todos os jargões e clichês de RH que são confrontados aqui, é a forma como ela elucida o desafio, como ela trata a mudança de cargo, emprego ou até mesmo de vida. Vale a pena, curtinho e direto!

Christian.Vital 21/02/2024

Claro, prático e objetivo
Excelente livro sobre o assunto. Bastante claro com exemplos de fácil compreensão, objetivo o suficiente pra um fim de semana e prático o bastante pra aplicar no dia seguinte. Nota dez.

DanielGarcia.Arts 04/04/2024

Motivador
Confesso que o livro me trouxe alguns conceitos inesperados e valiosos. Apesar da maior parte deles ser muito mais fácil aplicar em um cenário de startup do que no meio industrial, ainda assim a autora nos convida a refletir e motivar nossos colaboradores a buscarem um ambiente de trabalho leve, motivado e engajado com os objetivos da empresa.