Crítica ao Programa de Gotha

Crítica ao Programa de Gotha Karl Marx

Resenhas - Crítica ao Programa de Gotha

jess45 06/04/2021

Por deus que formatação horrível a desse texto, pretendo comprar ele no físico da Boitempo que, pelo que ouvi, a edição é infinitamente melhor...
Fora isso, Marx me deu muitas surras amei :)
MarcosK 08/12/2022minha estante
Eu tenho a edição da boitempo, ela é incrível. Contem vários anexos que ajudam a entender a polêmica de Marx com os lassalianos.

Legos 01/01/2023

Primeiro do ano ?
Amei essa coletânea. Aconselho ler depois do "socialismo utópico ao científico" pra evitar qualquer confusão. Fora isso é incrível!

cachorro chupetão 03/10/2023

Pretendo reler
Fiz uma leitura bastante rápida e fragmentada que durou tempo demais para um livro tão curto e tão objetivo; confesso que a formação do ebook pirateado em nada me ajudou.

Paulo1378 16/06/2021

mais um passo em meus estudos. aqui Marx e Engels criticam fortemente Lassales. o q me ajudou a compreender melhor algumas coisas do pensamento marxista. ainda há um longo caminho de estudos, mas esse livro me ajudou muito.

ErideCalcinha 18/04/2023

Uma das obras-sustentáculo do acervo histórico comunista.
Marx se preocupa, aqui, em expor suas ideias sobre o movimento esquerdista e salientar as diferenças entre seus pensamentos e os dos companheiros de luta, por meio de críticas contundentes, ferrenhas, didáticas e, por vezes, não muito efetivas. Um documento histórico que ajuda a vislumbrar a situação caótica que o mundo já vivia, com inúmeras eclosões de rompantes revolucionários, além de trazer relatos e correspondências trocadas pelas mentes pensantes da esquerda.

7.3/abril de 2023

JoAo366 18/05/2023

Interessante
Mesmo sendo um livro bem curto, Marx esclarece muitos aspectos do movimento operário em sua crítica a Lassalle, que vemos ao longo do livro se curvar aos interesses burgueses muitas vezes e achar que este pode ser o caminho para a emancipação da classe trabalhadora. Só conheço esse edição da Boitempo, que é muito boa, pois contém Estatutos da Internacional, o esboço e o Programa de Gotha em si, além de outros programas.

Walker 19/06/2023

Texto básico para iniciantes
Este livro é um compilado de textos onde Marx e Engels tecem duras críticas ao programa que visava unificar partidos de trabalhadores.

Essencial para quem está a se aprofundar no comunismo.

Vitor 18/01/2022

Achei a leitura bastante complexa e difícil de entender, porém gostei bastante, discordei de Marx em alguns pontos, mas é inegável o quanto ele estava certo em criticar o revisionismo lassallianista e social-democrata, achei algumas críticas de Bakunin de Bakunin sobre o marxismo e o socialismo como fase de transição bastante fúteis, mas outras realmente são bastante interessantes e motivos de muita reflexão, notei que o programa de Gotha foi bastante aplicado nos países atualmente, mas mesmo assim não resolveu, mas só amenizou, os problemas do capitalismo e da opressão da burguesia sobre a classe trabalhadora, revelando a banalidade e ineficácia de tal programa de cunho social-democrata para resolver os problemas sociais.

Marcio440 21/11/2022

Revelações
Antes de qualquer crítica ao socialismo e as teorias de Marx. Esse livre deve ser lindo e estudado. Um dos mais simples e de fácil leitura. Aí talvez parem de falar besteiras.

marxboro 02/05/2024

Livro e obra extremamente importante para o movimento comunista de não se deixar aliar com qualquer campo de estudo fora da ciências socialistas para não criar um derrotismo que vai se crescendo no seio do partido/organização/liga e de não deixar fluir no seio do socialismo organizações e pensamentos que sejam danosos à ordem socialista e que pautem apenas a pauta mínima com furos e erros teóricos além das discordâncias do marxismo.