Inimigo Mortal

Inimigo Mortal Mark Olshaker
Michael T. Osterholm

Resenhas - Inimigo Mortal

Alê 09/07/2021

Ótimo livro, linguagem simples e que trata de um assunto que, mais do que nunca, está em alta. Recomendaria para qualquer pessoa, com certeza.

LUCAS JFB 16/04/2021

Conteúdo de primeira linha, e que qualquer pessoa pode ler
O livro de Michael Osterholm e Mike Olshaker trata de estudos epidemiológicos de doenças causadas por ?germes? (sobretudo bactérias e vírus), ou seja, no momento em que escrevo esta resenha, é um tema atualíssimo.
De linguagem simples e direta, os autores (sobretudo Michael) explica as lições que podem ser tiradas de vários surtos que a humanidade atravessou - varíola, AIDS, dengue, zika, chikungunya, ebola, febre no Nilo ocidental, SARS, MERS, etc. Além de lições, também são ressaltadas dificuldades que enfrentamos e o despreparo constante do ser humano perante essas epidemias que no mundo atual - devido ao contato excessivo com animais confinados, por exemplo - que é responsável pelas crises sanitárias modernas.
O livro traz história da medicina, economia, epidemiologia, entre vários outros temas fáceis de serem digeridos.
Eu como estudante da área da saúde recomendo esse livro a todos que tenham interesse no tema. Paguei apenas R$9,90 na amazon e valeu MUITO a pena.
Leitura digna de 5 estrelas.

Felipe770 07/03/2021

Vale muito a pena ler os relatos e os dados trazidos por alguém que está no campo da epidemiologia há quarenta anos, e lidou com diversos surtos importantes. A parte mais assustadora é que, escrito há pouco anos, o livro praticamente prenuncia os efeitos de uma pandemia, e os problemas que não resolvemos a tempo de nos preparar. Sabendo que outras virão, provavelmente piores, é um importante lembrete de que seguiremos mal preparados.