Frankenstein ou O Prometeu Moderno

Frankenstein ou O Prometeu Moderno Mary Shelley

Resenhas - Frankenstein

Books of Julia 15/05/2024

"Quem é o monstro e o homem quem é?"
Começo esta resenha com um trecho da música "Sons de Notre Dame" do filme " Corcunda de Notre Dame" da Disney, pois acredito que esta frase fale muito sobre o livro.
Victor Frankenstein, um ambicioso cientista tem uma ideia que pode fazer dele um gênio, criar uma pessoa, desafiando tanto as leis do mundo como as de Deus.
O problema é que sua criação não tem a aparência de um ser humano normal, mas sim de um monstro apavorante. Victor toma repulsa de sua própria obra e decide abandoná-lo.
A criatura de Frankenstein "nasceu" com um bom coração, ansiava por ter amigos, companhia porém sempre que chegava perto de um humano, este tentava atacá-lo.Magoado por tanto ódio injusto, a criatura se revolta e jura se vingar de seu criador que o fez daquela forma e o deixou sem ninguém.

? Depois dessa marcante experiência,você entende porque esse livro se perdurou por tantos séculos.

? o começo é lento mas depois engata na história, fica de hora em hora refletindo sobre ela.

? Esse livro vai fazer você pensar sobre muita coisa, vai te dar raiva mas também vai fazer você ter empatia.

Decfalter 15/05/2024

Conexão com Frankenstein
Ao explorar mais profundamente esta obra, me deparei com uma surpresa inicial: foi escrita por uma mulher em 1816/1817. Com apenas 19 anos, Mary Shelley criou Frankenstein, que se tornou um dos maiores sucessos do gênero.

Em essência, a história de Frankenstein pode ser resumida como a busca de um 'monstro' pelo amor e compreensão de seus semelhantes, uma busca mal concebida até mesmo por seu próprio criador.

Mary Shelley habilmente tece uma narrativa comovente em torno dessa questão, dando voz ao 'monstro' Frankenstein. O livro, escrito há mais de 200 anos, está repleto de dialetos e expressões que hoje nos parecem antiquados, o que, em minha opinião, adiciona uma camada de conexão ao ler a obra.

Muitas vezes, precisei ler com atenção e até mesmo pesquisar o significado de palavras para absorver completamente o que estava sendo transmitido.

Para mim, essa complexidade é um dos pontos mais marcantes da obra. É uma honra poder compreendê-la e mergulhar nessa trama apresentada pela grandiosa Mary Shelley.

Embora essa riqueza linguística possa não atrair a todos, pessoalmente vejo-me relendo este livro no futuro para uma compreensão ainda mais profunda.

Rafaella 15/05/2024

Agora consigo entender a confusão que é feita entra o nome do criador e sua criatura... qual o verdadeiro monstro?
Podemos refletir a respeito sobre responsabilidade sobre "criações" e sobre escolhas que fazemos durante a vida.
Toda ação gera uma consequência!

Gui Scheffer 14/05/2024

Breve comentário sobre Frankenstein, de Mary Shelley.
Victor Frankenstein brinca de deus, e como deus, abandona a sua criatura em um mundo de dor e sofrimento, sozinho e sem compreender sua vida ou seu criador.

maurenrigui0 12/05/2024

Frankenstein ou o Prometeu Moderno
Eu li o livro para a disciplina de História Contemporânea A na faculdade e simplesmente gostei muito. A história me envolveu de uma forma que eu não estava esperando, e me suscitou ótimas reflexões sobre a moralidade, sobre a corrupção do homem e a vida em sociedade, sobre Deus, ambição, enfim. Um dos pontos mais positivos para mim foi a escrita da Mary. Por ser um clássico pensei que ele seria bem mais difícil de ler, mas a história é tão bem desenvolvida que me fez ficar ansiosa para saber o desenrolar dos acontecimentos. No fim, é impossível não se encher de empatia pela criatura e refletir: quem realmente era o monstro nessa história?

Raikov 12/05/2024

Prometeu Moderno mais atual que nunca
A primeira leitura do ano foi uma alegria sem tamanho. Comecei o lendário Frankenstein de Mary Shelley, nessa edição lindíssima da Darkside. O começo do livro é um pouco maçante, com as trocas de cartas entre o explorador do norte e sua irmã, mas quando Victor entra na história tudo se transforma. Não é segredo que ele é o causador da própria desgraça, o protagonista vilão do livro. A autora sabe colocar muito bem o sentimento de degradação do personagem principal ao longo das páginas e todo ódio e tristeza do monstro que criara.

Esse livro me fez refletir, sobre um tema específico, nada sobre limites da ciência ou responsabilidade para com a criação, mas sim como a falta de diálogo pode gerar muita dor. Fico pensando que se Victor tivesse conversado com o monstro desde o princípio, o amado ao invés de dar repulsa, tudo teria sido diferente. Por diversas vezes durante o livro eu quis abraçar o demônio dizer que ele não era feio, que a vida era bela e valia a pena ser vivida. Não sou de ficar triste ao final de livros, principalmente com aqueles escritos em meados do século retrasado. Mas não pude ficar feliz com o sofrimento da criatura, a qual fora rejeitada desde seu nascimento.

Acredito que existam pessoas que se sintam da mesma forma que o monstro. E só precisem de alguém para conversar. Alguém para mostrar que a vida vale a pena, que eles não são abominações que eles podem, respirar, sentir e sonhar.

A edição é bem especial pois além do prefácio escrito pela própria autora, também trazem outros contos de Shelley. Uma coisa que achei em comum na maioria deles é que tem muitos personagens órfaos adotados por uma famílias ricas.

Nota final 10/10.

NicolleLUZY 12/05/2024

Monstro?
Já conhecia a história, já tinha assistido filmes com a criatura mas não tinha noção de como é diferente ler o livro original. Achei difícil de ler, os fatos, a maneira como tudo foi feito é muito triste. Passei o livro inteiro me perguntando quem é o verdadeiro monstro ali.
A história se desenrola bem, gosto dos personagens secundários, tudo é muito bem introduzido e ambientado.
Depois de ter lido, tive a certeza de que seria diferente se o Victor não fosse um ser tão ruim.

laurawa 11/05/2024

Frankenstein fala sobre a corrupção do homem pela sociedade, no momento em que a mesma o julga pela sua aparência e não reconhece suas qualidades, sua personalidade de uma forma mais profunda.

também me chamou atenção a relação criador x criatura, ambos dependentes um do outro, mesmo que isso significasse sua ruína.

um livro extremamente atual apesar de escrito no século vinte, em que fica aberto a várias visões diferentes, que vão além dessa clássica perspectiva masculina.

recheado de filosofias e reflexões sobre o ser humano, seria impossível eu não favoritar frankenstein, que agora entendo o por quê de ser considerado um clássico.

circe_sorciere 11/05/2024

As discussões morais presentes aqui são muito boas e que, de certa forma, nos leva a pensar em nossa própria humanidade. Se, sendo seres racionais, que extremos nos levam a loucura? Desejo por poder? Ou o poder nos torna loucos? O que é "ser" humano?
São alguns dos questionamentos que se propõe na narrativa e que as respostas acabam por ficar por nossa conta depois da jornada vivida. Mas com certeza, ao final, nenhuma dúvida lhe restará!

DAbora.AmAvel 10/05/2024

Frankenstein ou o prometeu moderno.
Que leitura... Fiquei super presa na história.
"Frankenstein" é um romance escrito por Mary Shelley, é a história do jovem cientista Victor Frankenstein que obcecado pela ideia de criar vida, constrói um ser humano artificialmente, porém fica horrorizado com sua aparência e abandona sua criação. O monstro, rejeitado por seu criador e pela sociedade, enfrenta uma jornada em busca de aceitação e compreensão, mas é constantemente repelido. Esse romance explora temas como ambição, responsabilidade, solidão e preconceito, culminando em um confronto fatal entre criador e criatura. É uma obra seminal da ficção científica e continua a ressoar com leitores até os dias atuais.
Minhas considerações: uma história triste, onde ambos se destroem, o monstro rejeitado provoca dor em seu criador tirando dele tudo que ele ama, afim de que ele tenha dimensão de seu sofrimento e seu criador após perder tudo, morre. Assim o monstro experimenta a sensação de perda, já que Victor era sua única conexão com o mundo humano e sua única esperança de encontrar aceitação e compreensão, agora está só no mundo e sem um propósito claro.

Teijas 09/05/2024

Só morre gente nesse livro. Dito isso, é um livro muito bom e interessante, fez eu ter altos filosofias e questionamentos

ark1 08/05/2024

A história do dæmon criada por Vitor é miserável em diversos aspectos. Sua pureza se misturou ao ódio que o consumir sobre sua própria existência, e tudo isso se converteu em desgraças para vida de terceiros e sua própria.
Lindo, mas desolador