Frankenstein

Frankenstein Mary Shelley

Resenhas - Frankenstein

GuilhermeFaDeBrasCubas 09/04/2024

A ideia é excelente, mas não passa disso. A escrita é enrolada, o que a torna cansativa, várias páginas onde nada de interessante acontecem, mas o maior pecado dessa obra é não focar na perspectiva do monstro. A parte onde mostra é curta, mas é a melhor parte do livro, focar na perspectiva do doutor é chata, porque ele é um personagem desinteressante, faz pouca coisa no livro todo em comparação as poucas paginas dedicadas ao monstro. Esse livro seria perfeito se a narrativa fosse separada na perspectiva do monstro e do seu criador, mas infelizmente a autora preferiu mostrar um riquinho suíço choramingar as pitangas por algo que ele fez e se arrepende por um medo sem sentido. Ele criou o monstro e no instante que sua criação abre os olhos, ele se assusta e sai correndo, não faz sentido, é como se um padeiro ficasse com medo do pão que acabou de assar. Eu realmente não sei porque a escritora optou focar todo a grande parte do seu livro num personagem sem graça, sendo que ela mesmo criou o Frankenstein, é a ideia é ótima, não é atoa que ele continua relevante mesmo hoje em dia.
Mas no geral, não é uma leitura ruim, mas é nítido que podia ser melhor. As primeiras páginas do cara que quer explorar o polo norte é bem pulavel e praticamente inútil, mas tudo bem.

Manuela222 09/04/2024

Meu Deus, que história triste e horrenda, ao mesmo tempo. É uma história prazerosa para se ler, não me arrependo.

Laísa Gava 07/04/2024

Cresci ouvindo falar desse livro, do ?monstro?, na verdade. Todos tem o estereótipo muito formado sobre ele, imaginando realmente um monstro perigoso. Mas, ao ler, senti pena e angústia, apenas. Ótimo livro, merece o título de clássico!

eli! 07/04/2024

Não sabia exatamente o que esperar da história, exceto que fosse de alguma forma semelhante à drácula. muita gente me disse que acabaria gostando mais dele, mas acho que curti mais o outro. é um livro bom, mas que fugiu da minha expectativa por ?conhecer? a obra pelas retratações externas. não conseguiria imaginar que haveria tanto drama, tristeza e melancolia.

Raíssa 06/04/2024

Leia mulheres
É muito bacana ler um clássico, saber a história original, sem serem adaptações. Ainda mais um que inaugura a ficção científica. Seria mais legal se o protagonista fosse uma mulher, afinal, a escritora, uma jovem de 19 anos, é 1 mulher. De qualquer forma, é 1 leitura muito interessante e diferente do que eu imaginava.

priscila.wenzel 06/04/2024

Gostei!
Achei interessante conhecer um pouco mais sobre a história de Frankenstein.

E como o livro é curtinho a leitura é super rápida e a escrita é fluida, não fica uma coisa maçante!

Recomendo ??

Rei de Maceio 06/04/2024

"Um clássico nunca sai de moda"
Uma obra linda e ao mesmo tempo sombria e romântica. Um misto de terror e suspense que nos deixa com aquela sensação de quero mais.

Julia5846 05/04/2024

Nossa, esse livro é monstruoso e apaixonante em cada página, te prende e te deixa insano, você sente as angústias do Victor e o vazio, é um livro maravilhoso é algo surreal.

Victor108 05/04/2024

Mary Shelley conseguiu escrever uma história tão singular e inovadora que ela continua surpreendente ainda hoje, 200 anos depois de ter sido escrita. Mas como nem tudo é perfeito, o livro é um produto de sua época com uma escrita teatralizada que se torna cansativa, e um personagem principal vitimista, que não assume as consequências de seus atos.

Emily792 05/04/2024

Frankenstein, é um dos meus favoritos da literatura! Esse livro já me conquistou logo de cara com toda a vibe de terror e reflexão que ele traz. A relação entre o cientista louco e a criatura que ele criou é simplesmente sensacional. É louco ver como a falta de diálogo e empatia entre eles gera um caos total, tipo se o Victor tivesse parado para pensar 5 minutos e se colocado no lugar do outro muito coisa poderia ter sido evitada, mas aí também não ia ter livro.

O mais legal é como a Mary Shelley faz uns paralelos entre a criatura e ela mesma. A autora se inspirou na própria vida, bem tumultuada diga-se de passagem, e experiências para dar vida a um monstro tão complexo e cheio de camadas como esse! É tipo um reflexo da nossa relação com nossas próprias crias, uma coisa meio tóxica, porém que não não tem como fugir. Uma mistura de amor, medo, rejeição... Esse livro sempre me deixa pensativa e me faz refletir sobre várias coisas.

Também dá para fazer um comparativo sobre ética, ou a falta dela, talvez eu pense mais nisso mais tarde.

JoAo.Filho 04/04/2024

Me impressionou
Leitura rica em detalhes, prende você de uma forma impressionante. Peguei para ler, só pra saber a história mesmo, pois conhecia partes somente. Li o livro em menos de um mês ( e olha que sou lerdo para terminar um ?) recomendo.