Os registros estelares de uma notável odisseia espacial

Os registros estelares de uma notável odisseia espacial Becky Chambers

Resenhas - Registros Estelares...

Gabriel.Rodrigues 09/11/2021

Como explicar o PODER deste livro?
Pela primeira vez ao terminar um livro desejei que ele fosse infinito, poderia passar a vida lendo histórias da Becky Chambers.

Este segue a mesma receita de bolo dos 2 anteriores. O sci-fi é apenas um plano de fundo, o foco é no desenvolvimento dos personagens e tratar de ideologias.

O terceiro livro é uma história sobre Pertencimento, sobre origem, sobre propósitos. Livro rapido e gostosinho de se ler, de fácil imersão e personagens agradáveis. Me tirou de uma ressaca forte,me senti em casa.

O mundo seria um lugar bem melhor se todos lessem Becky Chambers.

Tutu 22/09/2021

Esse livro é lindo, de todas as palavras que eu poderia escolher pra o definir, simplesmente lindo.
A autora, basicamente, escreve sobre a beleza e a singularidade de ser humano. Desde questões íntimas, questões sobre vida e morte, questões sobre pertencimento e as nossas diferenças. Becky chambers coloca beleza em cada parte dessas questões.
Os registros estelares de uma odisseia espacial é o tipo de livro pra fazer você sentir um calor no coração, fazer você chorar de tristeza e felicidade, aquele livro que vai te deixar extremamente feliz por uma simples conversa entre pai e filha.

Gui.Marques 17/09/2021

Um ótimo desfecho da trilogia, apesar de cada livro ser praticamente uma história independente. E especialmente nesse eu fiquei surpreso com os assuntos abordados. Foram situações pesadas e complexas, que é nítido o quanto podemos transpor para a nossa realidade atual, nos levando a refletir mais e mais.
Obrigado Becky por me proporcionar esses três livros impressionantes e únicos.
(Aaah como queria debater tudo isso com alguém..)
Veregirl 18/09/2021minha estante
Como sempre suas resenhas são fantásticas, parece que a maré das boas leituras veio aí

Gui.Marques 18/09/2021minha estante
Obrigado!! Simm, e espero que continue kkk não quero cair na ressaca dnv

Veregirl 19/09/2021minha estante
Pelo visto, está procurando um parceiro de debates...faz muito bem

Gui.Marques 19/09/2021minha estante
Está mais para "sentindo falta de um parceiro de debates"

Veregirl 19/09/2021minha estante
Tbm sinto muita falta do meu

Daniel.Bazolli 16/09/2021

Boas histórias
Construção da Isabel e do Kip são tão boas que dá até arrepio... E aquele diálogo no arquivo... AAAA... O surto, socorro... Que sutileza, e que profundidade numa única fala com um adolescente, nossa, ainda nem consegui digerir aquilo direito... E o final ???
Valeu a pena

Bruna 06/09/2021

não tenho nem o que dizer, a becky chambers é uma das minhas escritoras favoritas. eu sou competente apaixonada por esse universo, por essa escrita, por esses personagens. sorri, refleti, compreendi e amei em cada segundo da leitura. queria já ler o quarto volume, darkside pelo amor de Deus, agiliza!

Leh 06/09/2021

Os Registros Estelares de uma Notável Odisseia Espacial
Sem palavras pra esse livro e a saga toda, Becky Chambers já tinha ganhado meu coração com os outros livros dessa trilogia, com esse último então... ela nunca decepciona!

O livro divide-se em capítulos e é contado pela perspectiva de alguns personagens: Tessa é a companheira de George, que são pais de Aby e Ky; Isabel é arquivista da frota e é companheira de Tasmin; Eyas é uma cuidadora de corpos mortos, posteriormente conhece Sunny; Kip é um garoto que está cansado de tudo, principalmente dos pais; Sawyer é um homem que sai de seu lar procurando algo novo. Cada um tem suas diferenças mas todos possuem algo em comum, todos se questionam se estão satisfeitos vivendo daquela forma. E o caminhos deles se cruzam ao longo da leitura, o que é lindo, cada um tem algo a aprender dentro de si mesmo.
Há também a chegada de uma harmaginana que tenta entender melhor como funciona a Frota do Êxodo.

O livro aborda principalmente o sentido da existência e a relação uns com os outros.

"Os humanos nunca deixarão a floresta, assim como os harmagianos nunca deixarão a praia."

Fernanda 27/08/2021

Tradição, vontade, querer, necessidades
Há tanto que eu poderia dizer sobre o que é esse livro, o que me fez sentir e todas as lágrimas que derramei. Ia levar muito tempo.
Eu não esperava tanto desse livro quanto dos outros pois toda resenha me avisava que os anteriores eram melhores.
Ledo engano. Esse é o meu livro favorito até agora. Ele se tornou, foi construindo seu espaço no meu coração. Talvez minha formação acadêmica em História tenha certa influência aqui, pois o livro fala muito sobre a função da tradição, dos motivos para serem o que são. Eh sobre a humanidade que vive uma utopia. Como seria pra vc imaginar um lugar onde vc trabalha somente no que é bom pq vc gosta e não vai receber moeda por isso. Uma sociedade de escambo... Uma sociedade "autossuficiente" até onde pode ser. Seria um paraíso... Para nossos padrões atuais.
Eu acredito que nosso futuro reside nas estrelas, então meu coração fica quentinho cada vez que leio a Becky.
Vida longa a essa série fantástica!

Howl 23/08/2021

Meu favorito da autora
Este livro elevou totalmente o nível dos dois outros, que assim como eles, retrata a história de diversos personagens e como eles vivem suas vidas cotidianas, com críticas e questionamentos em metáforas para nosso mundo.

O livro nos mostra mais sobre A frota e os exodonianos, a parcela da humanidade que vive em uma nave que orbita para sempre sem destino. A nave recebe uma hermagiana -raça alienígena- que busca entender melhor como aquela sociedade funciona.

Temos os seguintes personagens: Tessa, uma mãe e trabalhadora; Isabel, uma antiga arquivista da frota; Eyas, a mulher que cuida dos mortos do local; Kip, um adolescente que está cansado de viver nas asas de seus pais; e, por fim, Sawyer, um homem que está procurando algo novo. Todos eles possuem suas histórias e vida, e acabam sendo ligados, direta ou indiretamente. Os personagens são extremamente bem desenvolvidos através da trama, e suas personalidades e dúvidas são muito bem construídas, no entanto, todos eles tem o mesmo questionamento: estou satisfeito aqui?

O livro nos faz questionar sobre pertencer e desejar ir embora. Sobre ir atrás de coisas novas, mesmo que seja apenas paea tirarmos o "e se..." se nossa cabeça. A morte também é muito bem retratada, nos fazendo questionarmos sobre ela. A autora nos da um simbolismo fantástico sobre a morte que é simplesmente incrível. Também é retratado o medo da mudança, que pode se conectar a ambos os temas.

A autora consegue, novamente, criar uma ficção fantástica, onde ela explora e aprofunda-se em diversas culturas e espécies, a tornando ainda mais imersiva ao que ela utiliza termos próprios ?como decana, CG, padrão e etc? no entanto isto é feito de uma forma que não fica confusa e de fácil entendimento.

Ótimo livro para quem gosta de capítulos curtos, sci-fis e grandes crises existenciais.

Duda Almeida 17/08/2021

Não tão bom se comparado com os dois primeiros, mas continua incrível.
Eu sou simplesmente apaixonada pelo jeito cativante que a autora desenvolve cada personagem e o universo ?????

Nanda 16/08/2021

Becky sendo Becky (perfeito)
De início fiquei me perguntando como que a escritora ia fazer eu gostar de todos esses pontos de vistas, pois naquele momento não gostava tanto assim de todos. Aí aí eu estava muito enganada, Becky fez eu amar todos os personagens e mais. Amo a escrita e o jeito dela abordar tantos assuntos de forma leve?Enfim faltam só mais dois livros dela para eu ler e já estou com saudades?

Bruna 08/08/2021

A Frota do Êxodo
Becky Chambers nunca decepciona. A cada história ela traz surpresas e questões que cutucam a gente em vários lugares diferentes e nos fazem pensar.
Aqui em Registros Estelares, somos apresentados à Frota do Êxodo, lugar que não conhecíamos muito antes e tínhamos mais ouvido falar por Ashby no livro 1. Como já era de se esperar, todos os personagens principais do livro são humanos, há apenas uma harmagiana (a Ghuh'loloan, uma fofona) como alienígena que tem bastante presença. Assim sendo, acompanhamos os pontos de vista de Tessa, Eyas, Sawyer, Kip e Isabel, todos residentes da Frota e com funções diferentes a desempenhar.
Bem, é um baita livrão. Começa um pouco mais pacato e vai indo devagar, mas numa cadência gostosa. Dos três livros da série Wayfarers, os personagens deste livro foram os que eu menos me conectei e me apeguei, apesar de ter sido gostoso acompanhar as suas histórias. O ponto mais alto foi a abordagem de grandes questões da humanidade, como o sentido da existência, a nossa relação uns com os outros, a busca pela identidade, nossa natureza social e muitas mais. Os personagens são confrontados com elas e se veem em situações em que precisam pensar e refletir sobre como se veem frente a elas e como muitas vezes coisas que parecem tão distantes da nossa realidade a impactam e a mudam bruscamente.
Ah, é difícil demais de tentar colocar tudo que senti ao ler Registros aqui, foi uma experiência marcante e que vai perdurar pela minha vida toda, com toda a certeza. Toda a série Wayfarers vai permanecer na minha memória e no meu coração e voltarei a ela no futuro, agora ficarei aguardando ansiosamente a chegada do quarto e último livro.

andre 01/08/2021

D20-os registros estrelares de uma notável odisseia espacial
Esse livro me pegou de surpresa, fui com a expectativa baixa após o segundo e como é bom ser surpreendido.
Ele é uma ficção científica que poderia facilmente se passar na terra, com os problemas podendo ser espelhados facilmente para nós terrenos.
O livro é dividido em capítulos pela perspectiva de 5 personagens com problemas e realidades distintas, mas com o andar do livro essas perspectivas se cruzam, os personagens são bem explorados até o seu íntimo.
*O livro embora se passe no mesmo universo literário dos outros ele pode ser lido sozinho sem problema algum*
E o fato de a história começar e ser finalizada com todos os personagens e o mais importante que eles crescem durante a jornada me faz ficar ansioso para o 4 e último livro que está por vir

Hamilton* 24/07/2021

Becky Chambers e sua escrita fantástica, personagens incríveis (Eterno amor por Isabel e Eyas e Tessa e Sawyer e Kip), um universo TÃO bem construído e belo, essa super pessoa que nunca deve parar de escrever, e que merece todos os prêmios que ganhou e ganhará. Nesse livro mas recente publicado no Brasil consegue todas as estrelas que posso dar e um grande favorito meu. Simplesmente Leia Esse Universo.

Giovanna Batalha 24/07/2021

A escrita da Becky Chambers continua maravilhosa, ela escreve de um jeito que você quer continuar a ler. Esse é um livro mais calmo, sem muitos grandes acontecimentos. É sobre o cotidiano de pessoas comuns, mas nem por isso deixei de achar interessante.

Leticia 18/07/2021

Pertencer
"Desde o início nós vagamos
E vagamos até hoje
Mas apesar da longa jornada não estamos perdidos.
Voamos com bravura
E determinação sem fim"

Que livro lindo! Fala de tantas coisas. Mas acredito que o pertencer foi o que mais me emocionou.

Sawyer marcou meu coração.

Esse livro fez jus aos outros dois anteriores, mesmo sendo completamente diferente.
Os personagens são tão bons, tão próximos que isso torna a experiência muito forte. Não ocorrem grandes eventos , não temos ação, mas fora essas duas coisas, temos todo o resto.
Eu recomendo demais.
Obs: adorei o final