A Era da Escuridão

A Era da Escuridão Katy Rose Pool

Resenhas - A Era da Escuridão

Amanda.Moura-@vidadebookstan 03/11/2021

Você já leu algum livro com vários narradores? ResenhaVDB
Esse é o caso de A Era da Escuridão, primeiro livro da trilogia fantástica com o mesmo nome, escrito pela autora Katy Rose Pool.

A narrativa acompanha a história de 5 personagens centrais com os destinos entrelaçados por uma terrível profecia: um príncipe exilado, uma assassina brutal, um líder da Ordem, um jogador com o poder de encontrar qualquer coisa e uma garota à beira da morte.

A profecia prevê a Era da Escuridão, provocada por 3 arautos. Esse fim apavorante só poderia ser evitado com o nascimento de um novo Profeta, destinado a salvar o mundo.

Também acompanhamos o desenvolvimento dos Agraciados, pessoas abençoadas com uma das quatro Graças do Corpo: a graça do coração ??, que aumenta a força e agilidade, a graça do sangue ?, que dá o poder de curar ou ferir, a graça da mente?, que permite criar objetos mágicos ou, por fim, a graça da visão??, que concebe o poder de sentir e localizar seres vivos.

O Hierofante, vilão da narrativa, é seguido por Testemunhas, que defendem os seus princípios de que os Agraciados não deveriam existir, devido aos seus poderes anormais e perigosos.

A autora conseguiu introduzir todos os personagens de forma brilhante, evitando desorientação em relação à ambientação e histórias pessoais de cada um. Em nenhum momento me senti confusa quanto a isso.

Não posso negar que sou apaixonada por enredos com personagens poderosos, ainda mais quando isso é bem desenvolvido e distribuído. As classificações das Graças de Corpo são bem interessantes.

Preciso confessar que acabei me precipitando e ?shippando? um casal errado logo no começo da leitura, o que me proporcionou uma pequena frustração. Também peguei aversão a um personagem em específico, por conta do seu caráter nobre demais. Mas, nenhum desses pontos atrapalhou minha experiência de leitura, que foi ótima.

Indico esse livro para todos os amantes de fantasia. Apesar de não fugir muito do que estamos acostumados dentro desse gênero, é uma obra muito bem desenvolvida.

Ansiosa para ler a continuação, que foi lançada recentemente, O Domínio Das Sombras. Aposto que vou gostar tanto quanto gostei do primeiro volume.

@vidadebookstan

urbickrobin 26/12/2022

Mds que delícia de livrinho de fantasia. Peguei pra ler muito despretenciosamente e me prendeu demais a história. Eu demorei um pouco pra ler pq tinha coisas ainda pra fazer da faculdade mas a cada momento do meu dia eu não parava de pensar nessa história. Amei demais aaaaa

Morgana 04/02/2022

Receber A Era da Escuridão, da Suma, em parceria com a Companhia das letras foi uma surpresa muito agradável para mim, confesso que sou apaixonada por fantasia e não conhecia os exemplares e qual não foi minha expectativa só no primeiro contato com as capas do primeiro e segundo volume desta trilogia que tem tuuuudo para arrastar multidão.
A narrativa é bem construída, os personagens são cativantes e a história em si chama bastante atenção porque se parece demais com o cotidiano que estamos presenciando em escala mundial, principalmente quando o foco se trata de intolerância.
Em mundo supostamente esquecido pelos profetas, uma profecia ressurge para trazer esperança e luz a todos os habitantes para impedir a era da escuridão. Vários sinais indicam que ela se aproxima, principalmente com uma figura do Hierofante que incita o ódio nas pessoas contra os Agraciados, os que possuem dons.
Os personagens são Jude (o novo líder de uma ordem guerreiros), Anton (um malandro com um passado misterioso), Ephyra (uma assassina conhecida como Mão Pálida), Beru (uma inocente que sofre de uma séria doença) e Hassan (um príncipe que foi obrigado a abandonar seu trono). Todos são muito jovens, cheios de conflitos e segredos pessoais.
Os capítulos são divididos pela abordagem de cada personagem que contam suas histórias e que de forma mágica se conectam. A profecia prevê o nascimento de um profeta capaz de salvar o mundo e outro a destruí-lo.
Nessa perspectiva somos arrastadas a um ambiente que honra a diversidade e sexualidade em todas as suas formas, ainda que de forma tímida. Chegando aos últimos capítulos é impossível parar de ler e até imaginei um filme com esse enredo. O que estão esperando, vamos embarcar nessa leitura?

Dhenny.fontelitera 17/07/2022

Acho que fui com muita expectativa?!
5 pontos de vista, profecias feitas e outras a serem realizadas.
Não é nada de muito inovador ou revolucionário.
Tem pontos bons como a representividade. Ele me lembrou a trilogia"Sombra e Ossos" na questão dos poderes, mas a semelhança é só até aí.
O livro é previsível em certas partes, em outras não tem emoção e profundidade necessária, assim como os personagens. O príncipe é um chato meio sem graça,nada de relevante. A ephira tem muito potencial pra ser aquela personagem que a gente tem como favorita, espero isso nos próximos livros. O Antunm tem também muito potencial e vou esperar mais do desenvolvimento dele e tem que ser grandioso não aceito menos. Beru teve poucas aparições, mas tem explicação pra isso. Não dei nada pelo Jude mas ele surpreendeu inesperadamente.
Eu quero continuar a ler o próximo, pra saber como esses personagens vão terminar.

Feh (@library.of.the.witch) 29/01/2021

Livro recebido na box do turista literário. Um livro que mistura crenças, religião, política, com suspense e um universo completamente novo.

Nathalia184 02/10/2021

Não sei bem o que falar, a história não é diferente de outros YA que ja li.
Não tem problema em seguir uma receita de bolo, desde que fique bom, mas não é o caso aqui.

Talvez eu teria gostado mais se fosse uma leitora iniciante no meio.
Os personagens são muito rasos, a autora solta informações sobre o plot e acontecimentos que poderia ter sido melhor aproveitada em outros momentos ao longo da história.

Enfim, ler o segundo volume e ver se tem alguma melhora significativa.

RunaSu 20/05/2021

Esperando pela parte 2
A era da escuridão é um livro de ficção de fantasia, escrito por Katy Rose e publicado pela Suma.
Conta uma história sobre cinco almas que mudarão o destino sobre o evento chamado A Era da Escuridão, Qual delas vai impedi lá? Qual delas vai causa lá? Por muitos anos, os Sete Profetas guiaram a humanidade, até o momento que desapareceram á 100 anos, deixando apenas uma última profecia.
Em minha opinião, um livro envolvente cheio de reviravoltas. Me vi várias vezes torcendo para um certo casal, ou até para o "vilão" terem um final feliz. Mas como a história não acabou, estarei esperando ansiosamente pela parte 2.

Raquel.Euphrasio 27/12/2020

Fiquei presa na historia desde o inicio, apesar dos muitos pontos de vista, a autora não me prendeu em nenhum momento. Os personagens tem cada um sua particularidade muito bem desenvolvida e o mundo criado é muito interessante.

Kelly Midori @kemiroxtvliterario 26/12/2021

Resenha: A Era da Escuridão | Katy Rose Pool
A Era da Escuridão é um livro da fantasia que foi escrito pela autora Katy Rose Pool da série Era das Trevas, corresponde a Companhia das Letras do Selo da Editora Suma. Eu recebi o livro mais o livro Domínio das sombras que é a continuação e um brinde de cartas. É minha primeira resenha em parceria com a Editora Suma.

"O príncipe Hassan é o primeiro arauto da Era da Escuridão."

Esse livro contém: Um mapa, explicação das graças do corpo, é dividido em partes, capítulos numerados e nomeados com nome dos narradores e agradecimentos. Capista: Mallory Grigg, Ilustrações de capa: Jim Tierney, Preparação: Júlia Ribeiro, Revisão: Carmen T. S. Costa e Camila Saraiva.

"- Ephira- disse Beru, horrorizada- O que foi o que você fez?"

Essa obra é sobre A Era da Escuridão, ou seja, o fim dos Agraciados. A destruição da civilização, quando os profetas desapareceram, décadas bastante confusas se passaram. Guerras entre cidades aliadas. Doenças e desastres naturais. No passado, o povo das Seis Cidades Proféticas lidou com períodos de dificuldade porque as profecias diziam o que estavam por vir. Mas sem os Profetas, o mundo entrou em pânico.

"Exatamente como o pai, morreria protegendo seu povo. Ele fechou os olhos e a fumaça envolveu."

Eu gostei desse livro, fiquei curiosa para ler a continuação e eu tenho pretendo ler assim que puder. Foi minha primeira leitura com essa escritora, esse livro está disponível na Amazon, no site da Editora e em outras lojas físicas e virtuais. Eu conversei com a bookstragrammer Nick Mafra que eu tinha recebido esse livro e ela já havia lido. Portanto se você curte fantasias assim eu indico.

"Ao encarar o olhar firme da mulher, Ephyra fez a sua escolha."

site: http://kemiroxtv.blogspot.com/2021/12/resenha-era-da-escuridao-era-das-trevas.html

Vivian.om 18/11/2020

Iniciei o livro sem muita expectativa, mas durante a construção da história e conhecendo mais os personagens... acabei me apaixonando pelo livro.

Ansiosa para a continuação

Lia 18/07/2021

A Era da Escuridão
Como primeiro livro da triologia, ele apresenta muito bem os personagens, suas características, o que os motiva, e todas as suas complexidades. O enredo é desenvolvido de forma que não fica entediante, já trazendo reviravoltas inesperadas. É maravilhosamente escrito, trocando os focos dos personagens nos momentos certos, mantendo o leitor na expectativa e sem conseguir largar o livro.
Em geral é um livro muito bom, mal posso esperar para ler os próximos!

Talita.Chahine @cutucandoahistoria 12/08/2021

Clichê, mas bom demais
Esse livro tem tudo o que a gente ama em histórias de fantasia.
O Herói, a Profecia, Magia e um universo simplesmente maravilhoso.
Mas ele sai do óbvio quando mostra que nem sempre a gente precisar procurar o escolhido, as vezes o escolhido vem até você

Silvana 22/12/2021

Por gerações, os Sete Profetas guiaram a humanidade com suas visões do futuro, até cem anos atrás quando eles desapareceram. Mas com esse desaparecimento o mundo virou um caos, tomado pela corrupção, pela morte e por pessoas de má fé. Mas antes de desaparecerem os Profetas deixaram uma ultima profecia que prevê a Era da Escuridão e o nascimento de um novo Profeta destinado a salvar o mundo. Essa profecia está guardada com os Paladinos e ela só deve revelada quando o novo Profeta for encontrado.

Entre o povo existem algumas pessoas que são Agraciados com alguns dons. A graça do coração (que aumenta a força, a agilidade, a velocidade e os sentidos), a graça do sangue (que é capaz de extrair energia para curar ou ferir), a graça da mente (capaz de criar objetos) e a graça da visão (capaz de sentir e localizar seres vivos). Mas assim como tudo o que é diferente gera oposição e existe um grupo intitulado como Testemunhas, lideradas por Hierofante, que atualmente governa em Herat, e eles querem acabar com todas essas pessoas que eles veem como aberrações.

E nessa história vamos conhecer e acompanhar cinco pessoas que vão se unir sem saber que entre eles um está destinado a salvar o mundo e o outro a destruí-lo. São eles: Ephyra, uma assassina conhecida como Mão Pálida que está fazendo de tudo para salvar sua irmã Beru, que está a beira da morte; o caminho delas vai cruzar com o de Anton, um jogador que tem a graça da visão e que pode encontrar um artefato que pode ajudar a salvar Beru; Hassan, um príncipe que está escondido após Hierofante tomar seu país e Jude, que acaba de ser consagrado Guardião da Palavra e capitão da Guarda Paladina e que será responsável pela segurança do novo Profeta.

Confesso que foi uma luta para eu conseguir terminar de ler esse livro. Mas essa dificuldade não tem nada a ver com a qualidade da história e sim com minha falta de vontade de ler livros de fantasia. Não sei se já aconteceu com vocês, mas assim que comecei a ler ele eu perdi completamente a vontade de ler livros do gênero. Eu lia dez páginas por dia na base do sofrimento porque a coisa não rendia. Mas consegui terminar finalmente depois de quase dois meses de leitura e como um todo gostei bastante do que encontrei no livro.

Tem alguns elementos no gênero que eu amo e profecia é um deles. Falou que tem uma profecia para se cumprir eu já quero ler. E ainda aqui temos outras coisas que gosto bastante, como as pessoas com dons e um grupo de pessoas prestes a cumprir um destino pré-determinado. Mas ao mesmo tempo em que já fico animada quando vejo alguns desses elementos, eu também já crio expectativas e não é sempre que elas são alcançadas. Além de tudo ainda tem aquela coisinha na cabeça da gente que fica comprando todos os livros que lemos com alguns do gênero que são nossos favoritos e acaba determinando minha opinião sobre o livro.

E eu gostei de bastante coisa nele, temos alguns plot-twist que me pegaram muito desprevenida e temos alguns personagens que acabaram me surpreendendo tomando algumas atitudes totalmente fora do que eu esperava. Mas por outro lado faltou um algo a mais na história para que eu ficasse desesperada para ler o próximo volume. Quero ler ele sim e assim que der vou começar a leitura porque já o tenho aqui e casa, mas não estou sentindo aquela necessidade boa de saber o que o futuro reserva aos protagonistas. Falando neles, os capítulos se dividem entre os cinco, ainda que o seja em terceira pessoa, o que eu prefiro na verdade.

Dos cinco meu personagem favorito foi Beru com uma doença incurável e que vê a irmã indo por um caminho sem volta para tentar salvá-la. E o que menos gostei foi Hassan, o príncipe exilado que ainda não entendeu a verdadeira situação em que se encontra. Ephyra e Jude eu fiquei em cima do muro porque teve horas que gostava bastante deles e outras que achava eles uns teimosos sem noção. E Anton também gostei bastante mas foi o personagem mais complexo e a autora não o desenvolveu completamente nesse primeiro livro. Mas não posso falar muito sobre eles porque todos eles fazem parte da profecia e grandes revelações são feitas ao longo da história sobre cada um deles.

Mas pode ser que essa minha preferência mude no segundo livro porque no final desse eles sofreram um grande impacto cada um a sua maneira e suas atitudes podem ser outras no próximo livro. Mas espero que um casal que eu shippei muito nesse vire de fato um casal no próximo porque por enquanto tivemos zero romance. Até tem uns beijos entre dois personagens que em minha opinião não conta porque não teve química nenhuma. Quanto a edição do livro está muito bem feita como em todos os livros da editora. Apesar de não ser uma das melhores histórias de fantasia que eu já li, ainda assim eu recomendo para quem gosta do gênero. E espero que no próximo essa nota aqui embaixo seja bem maior.

site: https://blogprefacio.blogspot.com/2021/11/resenha-era-da-escuridao-katy-rose-pool.html