Uma janela em Copacabana

Uma janela em Copacabana Luiz Alfredo Garcia-Roza

Resenhas - Uma Janela Em Copacabana

lenamendes 21/03/2022

caceta uerj
passei messes trabalhando nesse livro por causa da redação, cheguei e não era o que esperava. tinha tantos elementos pra serem explorados que seja ser frustrante o tema abordado.

de todo modo, o livro em si é sensacional, com diversas referências à obras cinematográficas e uma narração fluída.

Carla 21/03/2022

Li por conta da UERJ,mas gostei,a maneira como Garcia-Roza nos transporta para narrativa do que acontece em Copacabana te prende, pois você quer entender o que aconteceu com aqueles policiais e quando descobre percebe que infelizmente os fatos ali se passam na ficção não se distancia da nossa realidade. Livro de fácil leitura, primeira vez que leio um romance policial,embora o final tenha deixado muitos chateados por não gostarem de como termina, aquilo que se passa é de fato um reflexo da nossa realidade quando infelizmente o poder pela maioria das vezes sempre fica a cima indo de contra até mesmo com a dignidade humana.

Duda.Mazzoni 20/03/2022

É maneiro, a história prende bastante mas chega uma hora no final que começa a enrolar muito e a descoberta do assassino não é muito incrível como achei q seria. Só li pela uerj mas gostei bastante

_Mi 20/03/2022

"Certeza não é vedade"
Uma janela em Copacabana é um livro policial bem peculiar tanto por conta de questões levantadas, que vão além do crime e sua resolução, como pelo seu final que foge ao esperado para o gênero.
Além disso, é bem interessante a discussão levantada sobre o que seria a verdade e em que a justiça deve se pautar. Por tudo isso, sem dúvidas é um livro que vale ser lido por amantes do estilo, bem como por leitores que gostam que personagens bem construídos.

Luisa ð 20/03/2022

" Não me subornaram, será que é meu fim?! " - Brasil
Com certeza procurarei saber mais sobre esse autor, adorei a escrita e a forma de abordar problemas nossos de cada dia, de maneira direta e limpa, sem enrolação ou militância exageranda e pouco eficaz.
O nosso personagem principal, o Delegado Espinosa, é um dos poucos polícias limpos da polícia do Rio de Janeiro e junto com alguns amigos de confiança traçam um plano para fechar o cerco de um assassino que está ameaçando a segurança de outros oficiais.
Um romace com muitas reviravoltas, um final de deixar um sorriso no rosto - pelo fato de ser tão brasileiro - e claro, um tiquinho de romance também. Vale a leitura para os amantes de um mistério.

qudakness 20/03/2022

Uma janela em Copacabana
Que livro! O detetive Espinosa é um homem inseguro, que mal sabe se expressar, na mesma intensidade que é um delegado que faz o seu trabalho perfeitamente e está sempre atento aos mínimos detalhes. Não esperava que tivesse múltiplos pontos de vista, mas isso só contribuiu para que se tornasse intrigante a cada página. É um livro que você termina em um dia, caso o tenha livre, recomendo demais.

clarinha 20/03/2022

Livro do Vestibular
Li pela UERJ. Inclusive fiz essa leitura na madrugada antes da prova kkkkk vivendo perigosamente ???

Mas, falando sério agora: Por muitas vezes tentei começar a leitura antes e não conseguia sair da primeira página, ficava estagnada por não ter o meu estilo de romance e ter muitos elementos descritivos, o que tornava tudo cansativo logo no começo. Também não me imaginava me apegando aos personagens, por isso sabia que só iria conseguir de fato ler quando estivesse sob pressão com a prova, porque é assim que eu funciono.

Felizmente, o livro foi uma surpresa positiva. Não é a melhor história do mundo, longe disso, mas eu gostei do final. Não consegui deduzir que o desfecho iria para aquele ponto porque sou bem lerda, mas fiquei pensando na hipótese do tema da redação da UERJ ser "crime perfeito" ou algo do tipo.

Algo que chama bastante atenção é a ambientação dentro da história, já começa pelo título "Uma Janela em COPACABANA", e enriquece a cada capítulo. Da Zona Sul até o Centro, é tudo bem descritivo, porém especificamente o bairro de Copacabana é detalhado de forma imensamente rica que, mesmo quem não conhece as ruas, sente que até mesmo mora na área durante a leitura. Dá pra se imaginar andando por lá junto com o delegado Espinosa.

Não sou muito fã de romance policial, literalmente não é a minha praia, mas eu li esse livro em 5 horas e no fim gostei então isso deve significar alguma coisa. Veredito final: 3,5 pra essa obra. Acho que eles poderiam ter escolhido outro, mas é o que temos pra hoje.

Talvez o tema da redação puxe para o lado da corrupção dentro da polícia? É o mais provável. Enfim, suposições...
Valeu UERJ por proporcionar a leitura, mesmo que no sentindo de "obrigação", gostei da história fictícia.

byaanne 19/03/2022

A corrida do vestibular
Tentei, por diversas vezes, ler esse livro, mas eu simplesme não conseguia compreendê-lo e achá-lo atrativo, mas tive que realizar essa leitura para um vestibular e acabei me surpreendendo.

É o meu primeiro romance policial e fiquei bem satisfeita com a construção da história, das personagens e da ambientação do lugar, eu realmente me senti fazendo um "tour" por Copacabana.

A história é boa, às vezes um pouco confusa, chata, fria, porém é bem estruturada. E há partes que prendem muito a sua atenção.

Comecei a leitura pensando que ia odiar e leria a obra apenas por obrigação, porém devo confessar que mudei de opinião sobre o livro. E o final foi surpreendente, ainda que tenha deixado um pouco a desejar.

rosigrafia 19/03/2022

Eu já tinha lido O Seminarista do Rubem Fonseca que é também um ótimo romance policial.
Mas fui surpreendida por esse completamente do início ao fim, você nunca sabe se aquilo é realmente verdade sempre há uma dúvida em relação aos fatos, até os próprios personagens chegam a duvidar de si mesmo. É realmente um romance muito diferente dos demais. Eu não conhecia o Luiz Alfredo Garcia-Roza, mais gostei muito dessa pegada psicológica com romance. Já estou a trás dos outros livros onde tem o Espinosa, gostei muito dele e das falas dele.
Sei que muitas pessoas vão ler tanto achar um culpado.
Obrigada, UERJ!
Por me a apresentar esse romance incrível ?

Vivianne19 19/03/2022

Esse livro me lembrou muito Law e order, o processo de investigação e que qualquer um pode ser suspeito, mas também me lembra muito as novelas da década de 2000 da globo, tipo mulheres apaixonadas, por causa de toda a trama vivida na zona sul.
O livro pode até ser cansativo por ter muita descrição (em parte me lembrou os livros clássico da literatura brasileira, se não tivesse os aparatos tecnológicos, se passaria fácil por um desses clássicos). Os personagens não são apegáveis, alguém são até chatos, mas a história realmente não foi feita para se apegar a alguém, até porque ela pode nem estar mais nas próximas páginas. A leitura para mim foi ok, consegui devorar em 4 dias (depois de anos de ressaca literária) e li para ajudar um parente no vestibular da uerj.
Para quem gosta do gênero, recomendo.

Anaju 18/03/2022

Sono
Não sei se já senti tanto sono ao ler um livro quanto quando li esse. Terminei nas coxas pra prova da uerj, pqp.
freitas.freire 18/03/2022minha estante
vsf ate agr dou 3,5 to achando interessanfe