O gueto interior

O gueto interior Santiago H. Amigorena

Resenhas - O gueto interior

Cristina117 22/02/2021

Um livrinho imenso
Decidi ler "O gueto interior" por motivo aleatório: Amigorena é co-roteirista do Cédric Klapisch, um diretor francês que eu gosto muito, no filme Encontros... talvez em outros trabalhos também, mas não sei agora. Chorei horrores nas últimas páginas e, quando terminei a leitura, pensei que a literatura acontece para alguém quando ela gera o tipo de efeito que "O gueto interior" gerou em mim. Uma narrativa de 124 páginas que é sobre a guerra, sobre identidade, sobre culpa, sobre silêncio, sobre família, sobre a palavra, sobre as palavras, sobre contar a nossa história, sobre quem somos. E é tão bem escrito (e bem traduzido por Rosa Freire d'Aguiar)! Entrou para a minha categoria particular de livros que termino e quero voltar para o começo, e ler de novo, imediatamente.

Ana Lívia Mourão 02/08/2021

Um ?tapa? na alma e uma dor atrás da outra.
O que te faz falar?! Quão forte uma dor te dói que te arranca até a voz?
Já lemos, escutamos, assistimos a mesma história sendo contada diversas vezes, sempre por uma ótica mais dolorosa que a outra.
Vicente, queria ter te conhecido pra te dar um abraço e chorar contigo em silêncio.

Dulci 15/02/2024

Impactante
Aqui o autor tem uma grande sensibilidade para retratar a vida de um homem que sofre com a culpa por ter escapado da Segunda Guerra, mas sente ter abandonado sua mãe e irmão para trás, mesmo eles não tendo escolhido partir como ele. A culpa, o medo e todo o sofrimento o deixaram em um silêncio que o consumia por dentro. Talvez esta forma de vivenciar o luto seja a pior de todas.. . Pois o sofrimento está represado e a sensação que passa é como se já estivesse morto também. Não houve explicação para tamanha atrocidade, assim como continua não havendo para as atrocidades atuais. São judeus, palestinos, vietnamitas, africanos, pessoas em situação de rua. Será que nos calamos também assim como o Vicente?