A Mãe do Ouro

A Mãe do Ouro Jadiael Viana

Resenhas - A Mãe do Ouro

Tathi (@Doidosporserieselivros) 25/10/2020

incrível
Com muito humor e ironia característicos da escrita do autor, conhecemos os costumes e vivências do sertão da Bahia.
Lá somos levados a questionar sobre classes sociais, distribuição de renda, fome, pobreza e dificuldades de vida que o povo nordestino passa por viver em uma terra tão bonita, e tão difícil de tirar o seu sustento.

Como sou gaúcha desconhecia grande parte das palavras e ditados populares usados na narrativa, mesmo assim consegui entender super bem a trama.

A mãe do ouro é um livro incrível com um quê de atemporalidade, que nos faz absorver a trama para nossa realidade, ao mesmo tempo que nos divertimos abertamente com os moradores daquele local.

Recomendado para todos os leitores do Brasil conhecerem um pouco mais sobre uma parte do nosso país tão rica em folclore, amor e esperança.

Totta 07/08/2022

Adorei!
Assim como em outros livros do autor, a escrita do Jadiael nos prende, transporta pra dentro da leitura e nos arranca boas risadas.
Essa história traz um quê de critica social somada a muito bom humor.
Ressalto aqui a genialidade da quebra da quarta parede, que deu um quê a mais na história, deixando ela ainda mais divertida e interessante. Eu simplesmente amei!
E recomendo.

Juliana 16/03/2022

Só porque não posso dar seis estrelas.
O mais real folclore brasileiro, o mito não tão mito assim; uma narrativa, um conto de ensinar e dizer que a ambição e a covardia nos faz colocar tudo a perder.
Figura interessante é o homem e suas múltiplas facetas, as todas que ele apresenta. Em Canabrava, ele é político, é mãe, é moleque, é padre, é vendeiro, é pai, é mulher, é gente.
A arte da escrita é desenhar com letras a graça da vida; seja dom ou piada.
E os simpáticos moradores de Canabrava, mais humanos do que a humanidade, sobrevivem com leveza e harmonia no melhor estilo "salve-se quem puder".
Em Canabrava, eles dançam e brigam bonito.
No estilo prosa poética do tipo cantada e regionalista, apresentado é o cenário pra Mãe do Ouro botar pro ar os pés e confundir as cabeças.
Com proeza de retratar a simplicidade da vida, Jadiael Viana aponta nossas fraquezas, nossa aspiração de desejar riquezas menores às que já temos.
É tanto causo e reboliço, que a história termina quase como o começo, afinal, é uma lição, nosso reflexo no espelho.
É a literatura brasileira eternizando o legado de seus filhos, o alma animal gerado homem brasileiro de berço.