Lulismo Selvagem

Lulismo Selvagem Rogério Skylab

Resenhas - Lulismo Selvagem

Clio0 24/05/2021

Confesso, li por curiosidade ao título e pela figura nem um pouco ortodoxa do autor.

Rogerio Skylab mais conhecido pelas letras musicais cuja produção poética ultrapassa em muito os seus "heróis que morreram de overdose" faz uma figura caricata que poucos conseguem relacionar a sua temática política. Mas é isso o que ele faz. Tudo o que ele produz é crítica.

O problema é que Skylab não faz questão nenhuma de atingir o grande público... ou mesmo o pequeno público. Sua plateia é de nicho e sua propagação via memes é só uma amostra da baixa educação populacional.

A mesma coisa se dá com esse livro.

Nele, o autor dialoga sobre as mudanças políticas, econômicas e sociais do nosso país por um viés claramente esquerdista (beirando o utópico). São ensaios que remontam outras produções, trazendo inicialmente a conjuntura histórica, passando pela Era Lula e terminando com reflexões sobre as grandes potências políticas.

A análise que ele faz sobre a produção artística - sempre no âmbito crítico - é realmente interessante. Contudo, para aqueles de olhar mais neutro, sua retomada do desenvolvimento petista dos últimos vinte anos é carente...

Skylab divide o partido e suas ações em: aquelas que ele aprova e portanto são PT; e aquelas que ele não aprova e portanto não são PT, mas usurpadores, idiotas, gananciosos sedentos de poder. Em outras palavras, dois pesos, duas medidas.

Isso torna esses ensaios inválidos? É claro que não. O objetivo é discutir, pensar. Não simplesmente aceitar.

O texto não deve ser tomado como produção científica. Não foi essa a proposta. Não há fontes, dados, nada. E Skylab, bem ao seu estilo, faz referências a diversos nomes (filósofos, historiadores, psicólogos, políticos, etc.) sem se preocupar muito se o leitor o acompanha. Para os desavisados, o google está aí.
Duda Mendes 24/05/2021minha estante
????

Kilmer 01/09/2022

Uma viagem psicodélica pela política atual
Skylab é grande. Além de suas letras, tem um ótimo olhar como crítico político e social. O livro em questão, trata-se de análises sobre fragmentos jornalísticos.