Assalto ao poder

Assalto ao poder Carlos Amorim

Resenhas - Assalto ao poder

Zaqueu 28/10/2023

O crime domina.
Embora não foi uma das melhores leituras que eu fiz desse autor, com certeza a grande parte dos brasileiros sabe que o crime organizado domina a nação dentro e fora do pais. Tanto o PCC quanto o Comando Vermelho possuem uma grande quantidade de pessoas que possuem grandes influências no poder público, discordo bastante do autor ao tentar retratar o crime como se fosse algo de necessidade pois o próprio titulo do livro já se mostra que o foco deles é unicamente o poder.

Seja dentro ou fora do Brasil temos a corrupção em todos os setores da sociedade até porque somos seres levados ao ego e o controle de todas mentes. Porém temos no nosso país a destruição praticamente total da moral, respeito ao próximo, falsa religiosidade e sempre procurando vantagens em cima das mentes fracas.

O crime organizado só cresce por causa do descaso e pela falta de um olhar crítico dentro de áreas como educação e saúde, pois o que o crime oferece é o que o estado sempre promete e nunca entrega. Toda facção ou gangues sempre passa a ideia de segurança e poder mais sabemos que não se passa de mais uma pirâmide onde os que acabam ganhando e tendo uma vida de regalias é quem está na partes de cima. O Brasil está carimbado como o pais da imoralidade e isso é muito difícil de destruir e construir algo bom pois vemos o desinteresse de praticamente todas as instancias de influenciam no pais, seja ela politica e intelectual.

No fim vemos o crime e a politica andando de mãos dadas rumo ao controle total das mentes onde quem ousa discordar é taxado como louco e não merece ser ouvido e respeito. Ignorando a nossa história passada jamais vamos construir um futuro melhor para nossas crianças e famílias que no decorrer do tempo não terá uma noção do que é certo e errado e sempre com mentalidade de vitima se achará no direito de cometer as maiores atrocidades em busca da "justiça social". E assim o mundo da utopia cada vez mais aparece distante e a democracia vai se caminhando para tirania.

Deco 28/09/2022

O crime em seu amplo espectro.
A obra de Carlos Amorim faz um interessante ralato sobre a infiltração da criminalidade em todos os setores de nossa nação. Relaciona o narcotráfico, os conflitos internacionais, o terrorismo e a corrupção no governo brasileiro, bem como em outras nações.

Para Amorim, se o crime fosse retratado em uma pirâmide, a base seria composta pelos traficantes varejistas; seguidos dos atacadistas e transportadores locais; no meio da pirâmide, estariam os narcotraficantes internacionais; em segundo lugar, o produtores da droga e no topo, os milhonarios que lavam o dinheiro do crime e interferem nas politicas nacionais e corrompendo governos nos seus mais altos níveis.

Apesar de não concordar plenamente com o autor, o livro me parece majoritariamente correto e, para aqueles que tiverem paciencia de ler e reler certos trechos, será esclarecedor ao vincular o narcotrafico, as guerras e a corrupção sistêmica.

Aline.Roglio 08/11/2023

Pro meu tcc
Literalmente o intuito foi esse. Mas ele traz informacao de forma leve e vale a leitura por todos, mesmo que nao seja pro tcc.

Igor13 18/06/2018

Até tentei continuar, mas...
O tema é de grande interesse, mas a forma como ele escreve me incomodou (e bastante). Por quê? Diverge demais!

Uma hora está falando sobre o crime organizado no Brasil, passa pra experiências próprias (até aí normal), aí muda pra o que outro repórter falou de políticos antigos, vai pra políticos da época do livro, viaja para o Iraque e fala da empresa de segurança Blackwater, dá uma passada no Afeganistão, vem mais para perto nos EUA, quer emendar com favelas do Rio e São Paulo (??!!) e assim vai...

Há quem goste deste estilo, pra mim não dá.