À Sombra de Todas as Coisas que Nunca Puderam Ser

À Sombra de Todas as Coisas que Nunca Puderam Ser Fabio Baptista

Resenhas - À Sombra de Todas as Coisas que Nunca Puderam Ser

giselle fiorini bohn 10/01/2021

Envolvente!
Comecei a ler este livro sem ideia do que esperar, e me surpreendi positivamente. É um daqueles livros díficeis de deixar de lado! A história é envolvente, as descrições são excelentes, diálogos ágeis - tudo muito bem construído. Altamente recomendado!

Amanda Gomez 20/10/2020

Adorei a leitura! livro atual, escrito com maestria que vai lhe surpreender!
O autor nos convida para um mergulho na vida de Regiane sem colete salva vidas. Conhecemos a personagem desde menina e caminhamos junto com ela por todas as fases de sua vida. Fases essas, que estão longe de ser flores. Com o decorrer da leitura entendi que ‘’À sombra de todas as coisas que nunca puderam ser” não é uma história de amor como a própria sinopse diz. Ao concluir a leitura (depois de passar um tempo considerável relendo o final e tentando entender as escolhas ali relatadas) imaginei que pudesse ser uma história de desamor, uma montanha russa com predileção para descidas. Não é só sobre as nossas escolhas e sim sobre o que a vida nos oferece de graça, mas sem direito a devolução. É a vida real de uma pessoa comum vivendo situações adversas, tentando se superar, dando um passo de cada vez em busca dos seus sonhos...passos para longe da sombra que insiste em acompanhá-la. Sorte? Azar? Destino?

Regiane, a princesa do papai é arrancada da sua vida confortável e jogada em uma nova realidade. O pai abandona a família depois que a mãe é diagnosticada com câncer, deixando toda a responsabilidade da família nos ombros da menina, que forçadamente é obrigada a crescer mais cedo e viver uma vida que nos seus sonhos de menina nunca foi imaginado. Regiane cresce, se apaixona, se vê em um sonho que logo se torna pesadelo. Mais que isso é spoiler pesado! rs

A escrita do Fabio Baptista é extremamente rica e cheia de referências que coloca o leitor junto aos personagens. Podemos reconhecê-los em várias situações vividas em nosso cotidiano. Quem leu o incrível livro de estreia do autor " A redenção do Anjo caído" já sabe do que estou falando, embora um não tenha nada a ver com o outro. O que mostra toda a diversidade do autor e principalmente o talento com as palavras.

A história parece ser construída como um castelo de cartas e sentimos com o decorrer da leitura a fragilidade de seus alicerces, que são nada mais que os sentimentos conflituosos de Regiane. Hora forte, hora frágil, apática, raivosa e apaixonada. O livro é narrado em primeiro pessoa e a Regiane do futuro nos instiga a avançar cada página para chegarmos até ela e sua conclusão.

Um livro muito bem escrito e pensado que vai agradar quem gosta de dramas contemporâneos, aqueles que nos fazem refletir, que trazem alertas importantes, um livro atual.
Fabio Baptista 20/10/2020minha estante
Primeira resenha, primeiro sentimento de "valeu a pena ter escrito esse livro". Obrigado S2

Priscila.Pereira 19/11/2020

Sensacional é pouco para esse livro!
Quero destacar antes de tudo a escrita do autor, que é muito segura, extremamente gostosa de acompanhar, cheia de tiradas irônicas, sarcásticas, poéticas e filosóficas. Do tipo que você lê sem perceber e não cansa nunca.
Agora, sobre o livro! Regiane é uma personagem incrível, tão verossimil e tão real que desperta emoções fortes, para o bem e para o mal. Seguir a vida dela é uma delícia! Todos os personagens são vem fundamentados, cada um com as suas respectivas vozes muito bem demarcadas e diferentes entre si, nenhum personagem foi desperdiçado, nenhuma ponta foi deixada solta e nenhuma gordura foi usada para rechear a história.
O livro não é mero entretenimento, embora entretenha maravilhosamente, também levanta questões sérias e questionamentos profundos sobre a vida, a morte, o amor, a dor, relacionamentos e se é possível ou não escapar da herança genética.
Enfim, um livro incrível, com uma história robusta, escrito de forma sensacional.
Perfeito!
Parabéns ao autor!