O estranho do parapeito

O estranho do parapeito Mari Scotti

Resenhas - O estranho do parapeito

Ana 10/12/2023

Marcello é um cantor e compositor que, alguns anos antes, se envolveu em um acidente de carro onde, além de perder sua família, também perdeu sua audição, e entrou em uma depressão profunda.

Já Larissa sofreu durante anos com um pai abusivo, que agredia ela e sua mãe, fisicamente e psicologicamente.

Os dois se conhecem em uma noite de tempestade, Marcello subiu no parapeito do quintal de Larissa em uma tentativa de tirar a própria vida. Ela se aproxima pra tentar ajudá-lo a sair dessa, mas ele se assusta e foge. E é a partir desse episódio que a vida dos dois começa a se entrelaçar. Eles começam a se esbarrar por aí, ter encontros casuais; e Larissa sente a necessidade de ajudá-lo. E com o tempo uma forte atração surge entre eles; porém antes de se entregarem eles precisam superar as dores, e isso obviamente não acontece da noite para o dia.

Foi uma leitura intensa até certo ponto. Eu gostei de acompanhar o processo de recuperação do Marcello, foi lento e doloroso, claro que o luto nunca vai desaparecer, mas aos poucos ele vai voltando a viver.

Já Larissa... ela tem diversos traumas e fobias que, na minha opinião, não foram bem trabalhados, fiquei com a impressão de que ela foi curada com ~relacionamento~ e isso me incomodou...

Priscila 02/05/2022

Seguir em frente.
Eu gostei do livro, é uma pena que a autora correu com o final.

Larissa é uma pessoa admirável. Mesmo com seus medos e receios não deixa de ajudar a sua mãe e à outras pessoas que precisam. Ela segue lutando e tentando viver com os seus traumas, seu trabalho e o Centro Cultural.

"? Ela é reclusa, na dela, tem excessos de medos e ao mesmo tempo os enfrenta, é uma mulher forte e decidida. Trabalhadora. Respeita o limite dos outros, é curiosa e verdadeira. Faz de tudo pra ajudar ao próximo, sabe? ? Ele concordou. ? Ela não tem receio de se expressar e de enfrentar seus demônios se for pra ver outras pessoas superarem os delas."

Já o Marcello acredita que não deve seguir em frente, que não deve voltar a ser feliz visto que a esposa e o filho faleceram. Se tornando uma pessoa reclusa, deixando de conviver com a família e os amigos (que bom que a amizade é verdadeira e eles não desistiram de tentar ajudá-lo).

"Lamentar era desconhecido, um sentimento inexistente na minha vida, até que, cinco anos atrás, um desastre aconteceu e levou tudo o que eu mais amava: o som, a música, a fama e a minha família."

Ao se conhecerem e a convivência, eles começaram a querer vencer as suas limitações e a buscar uma forma de se reerguerem. E é aos poucos que vão surgindo as mudanças.
É realmente triste que o final tenha sido tão corrido, além de faltar o reencontro do Marcello com os pais.

"Sete anos antes, eu não fazia questão de viver. Não queria sobreviver, não confiava que estar vivo me reservaria qualquer felicidade novamente.
E não estava chateado em assumir que eu estivera redondamente enganado."

Giu Moreira 10/06/2021

Muito bem escrito
O estranho do parapeito conta a história de duas pessoas cheias de dificuldades, medos, fobias e sentimentos. Duas pessoas que não tiveram uma vida fácil. Larissa, ou Lira, teve seu refúgio invadido por Marcello, mesmo com medo ela não o deixou terminar o que ele começou. Foi ai que eles se viram pela primeira vez, depois disso começaram a se esbarrar por todos os lugares, o destino querendo juntá-los? Será? O que eu amei nesse livro é que a Mari apresenta os personagens separadamente e vai contando suas histórias, o romance vai sendo construído aos poucos também, o que foi uma grata surpresa, ficou maravilhoso esse livro eu indico muito.

Talita 26/10/2020

Que livro!
Mais um livro da Mari que eu leio e fica a certeza: quero ler todos os outros!
A história de Cello e Lira, essas pessoas tão sofridas e tão reais, nos deixa apaixonados!
Recomendo muito!!!

Fernanda 08/03/2023

Eu gostei bastante do início desse livro, contudo ao ir avançando nos capítulos eu fui ficando menos interessada. Não é um livro ruim, é de fácil leitura, a história é triste e boa, mas por algum motivo não me prendeu tanto.

duda 29/03/2022

"Estender o perdão não significa esquecer, apenas confiar no arrependimento genuíno de quem proferiu o pedido de perdão."

Não tenho palavras pra descrever como foi ler esse livro. Um livro que, mesmo tenso sua grande dose de romance, não foca somente nisso. Foca na superação de traumas de cada um dos personagens, e de forma muito bem trabalhada. Passei a madrugada lendo e chorei horrores. 5 estrelas ??

@livrodores 05/05/2022

O Estranho do Parapeito
?????? ?????? ?? ????? ?????, ???? ??? ?????? ?????? ??? ??????? ???? ??? ??? ???????? ???????. ?? ????? ???????, ?? ??????? ??? ?????? ???? ??????. ?

? Que história linda, tocante e cheia de amor! Não nego que amo um drama e esse é perfeitamente construído, me fez sentir todas as dores dos personagens, seus anseios e também me entregar aos bons momentos! Segundo favoritado do ano com muita alegria!

? Aqui vamos acompanhar as dores e traumas dos personagens centrais: Marcello que perdeu sua esposa, filho e a audição em um acidente de carro no auge da carreira fazendo parte de uma banda! Larissa sofreu com os maus tratos do pai que era alcoólatra e agressivo com ela e sua mãe!

? O encontro entre eles acontece no parapeito do apartamento de Lira quando Cello tentava, mais uma vez, se livrar das lembranças e culpas! A partir daí começam a se esbarrar e conversar com mais frequência!

? Cello é lindo, atencioso e o último romântico existente rsrs era assim com sua falecida esposa e me fez suspirar o livro todo! Lira é mais fechada, mas ao mesmo tempo divertida e super preocupada com os outros, uma mocinha determinada e corajosa!

? A atração entre ambos é nítida e começa a mexer com a cabeça deles, já que cada um tem seus motivos para se prender ao passado, remoendo e paralisado no tempo!

? A autora escreve perfeitamente, tanto os personagens, os momentos, pensamentos e cada pequeno detalhe foi bem descrito, eu conheci e entendi cada um deles, senti cada sentimento que eles tinham!

? O processo de cura, compreensão e libertação dos traumas foi lenta, mas um se fortalecia e tentava pelo outro! O romance é uma delícia, cheio de carinho, cuidado e proteção, sabe quando sentimos que é aquele amor real, verdadeiro?

? A história nos mostra que perdas e traumas são inevitáveis, mas é preciso força, coragem e incentivo para continuar a vida e acreditar no amor! Além de contar com pessoas incríveis, amizades verdadeiras que são capazes de ajudar nesse processo!

Mariana Garcia 18/05/2022

Rápido e gostoso
Bom livro com uma leitura rápida.
A história se desenrola diante de um drama em que ambos protagonistas vivem.
Ele um músico que após um acidente trágico perde sua audição, mas não o seu talento.
Ela vítima de violência doméstica tem a vida impactada por vários tocs devido essa relação do passado.
Um esbarrão, uma nova chance, uma nova história.
Marcelo e Larissa entregam o melhor de cada um e juntos constroem um importante laço de ajuda e força.
O resto é clichê e dos bons.

Marrenta_literaria 20/07/2022

Visceral, emocionante e reflexivo
Marcelo perdeu sua esposa e filho em um acidente de carro há seis anos, ele nunca superou a perda deles, ele é lembrando constantemente da ausência deles pela falta de ouvir as risadas de seu filho além de qualquer som, ele perdeu a audição na tragédia.

Larissa passou anos sofrendo com a violência doméstica, seu pai era abusivo e descarregava toda sua raiva nela e na sua mãe, até que um dia Larissa tomou uma das decisões mais difíceis da sua vida, ela o denunciou, agora ele está preso, sua mãe está em uma clínica de reabilitação e ela mora sozinha em um apartamento no décimo andar.

Marcelo era cantor e compositor de uma banda famosa, após o ocorrido com ele e sua família, ele se afastou da sua antiga vida, abandonando o luxo para viver na simplicidade de um apartamento longe de todos, sua intenção era ser esquecido e com a barba grande e cabelo descuidado ninguém o reconhecia.

Larissa tem diversas fobias por conta do trauma que sofreu, ela tem medo de locais fechados, não gosta de ser tocada e de interagir com as outras pessoas, em uma determinada noite ela ouve um barulho de alguém gritando na cobertura do prédio quando ela vai até lá vê alguém tentando se jogar do parapeito do prédio.

Nenhum dos dois estava preparado para esse encontro que mudaria para sempre o rumo suas vidas.

?Um livro pra se emocionar, refletir, questionar e acima de tudo aprender, aprender que as dores não se curam da noite para o dia, que é preciso calma e nunca desistir, que apesar dos dias de tempestades tem os dias de sol, onde novas oportunidades te esperam.

?Uma leitura visceral que te fisga do começo ao fim, e que mesmo não tendo passado pela mesma coisa que os persongens, você vai se identificar, achei incrível a forma como a autora tratou as problemáticas do livro, O luto é algo que não acaba da noite pro dia, na verdade ele sempre vai estar lá, mais nem por isso você vai deixar de viver.

?Escrita fluida, persongens com dramas reias, desenvolvimento e amadurecimento dos personagens é um lindo romance, só leia.

Por: @marrenta_literaria

Literatura sem rumo 28/01/2022

Leve e fluido
Adorei o livro e degustei em pouco tempo, a única coisa que deixou a desejar foi o final, acho que merecia um desenvolvimento maior, mas ainda sim é uma história leve ótima pra sair da ressaca

Mary 01/04/2022

Bom na medida
Nós leitores famintos , sempre queremos algo fora do comum , e quando olhamos para uma sinopse e pesamos achei o que procurava e quando vem o final , vem o pensamento ( não era tudoooo isso , mas fazer o que )

@Umpouquinhodemim 05/08/2023

O estranho parapeito
Com uma leitura fluida e reflexiva, ele aborda vários temas como: superação e seguir em frente, , representatividade (PCD), lut0, lealdade e amizade.
A cada capítulo lido você entende e sente a dor de cada personagem e como eles constroem um laço de amizade, cuidado e amor.
E não vão achando que é só mais um clichê, porque é muito mais que isso. Leiam!

?melhor de mim desperto por você!?