Jeremias: Alma

Rafael Calça

Resenhas - Jeremias: Alma

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Toni Bernardes 13/12/2021

Jeremias ainda mais profundo e emocionante!
Mais uma vez Jeremias nos leva a refletir não apenas sobre toda a origem e estrutura social do nosso país, como também sobre nós mesmos, sobre nossas origens, nossos antepassados, nossa história!

Eu já tinha alguma vontade de saber mais sobre os meus avós, bisavós e assim por diante, até onde as histórias da minha família alcançassem. Agora, sinto que conhecer e saber mais do meu passado é o mínimo que devo fazer para honrar a memória de todos que vieram antes de mim.

Vitor.Castel 02/10/2021

Jeremias: Alma
A HQ 'Jeremias: Alma' traz toda a questão da importância de contar a história dos antepassados, principalmente dos povos negros, que foi bastante apagada

Bem legal

Camila Roque 05/04/2024

Tão sensível...
Particularmente, gostei mais deste livro do que de Pele (que também é excelente).

Me identifiquei muito com o Jeremias. Esse ano comecei a pesquisar minha árvore genealógica, mas é muito difícil. Apagaram nossas histórias e, aqueles que sobreviveram, às vezes viveram tanta coisa que não querem falar sobre.

Então a solução encontrada pelo Jeremias é linda e poética. Recomendo para todos aqueles que, como eu, são negros e sentem falta de conhecer a sua origem.

Excelente leitura!

Ps.: as sombras contam (ou discontam) histórias nesse quadrinho também. Prestem atenção a elas!!

Steph.Mostav 16/01/2022

"Porque as histórias são a alma do mundo."
Os autores não só repetiram a dose de maestria que apresentaram em Pele como, para mim, superaram a primeira história. Desta vez, o tema são as raízes e as histórias contidas nesse fluxo de passado, presente e futuro que carrega as dores da opressão e do racismo, mas também o movimento constante de resgate cultural, luta e conquista.

Patty Amanajás 11/04/2022

"Toda pessoa é um capítulo de um livro muito grande, se você pula alguns capítulos não dá pra entender a história. Se o capítulo machuca e diminui alguém o livro todo fica triste. Temos mais coisas em comum do que diferenças. Podemos gostar juntos da mesma história. "

Jeremias - Alma veio pra tocar a nossa alma. Acho que não tem uma definição melhor para a HQ. Foi esse o meu sentimento desde o começo até o final da leitura.

Rafael Calça e Jefferson Costa trouxeram muita potência na história mostrando os questionamentos, vontade e a necessidade crescente de Jeremias por entender e saber do passado dos seus familiares e seus ancestrais.

O passado que foi roubado, ocultado e por vezes esquecido. O passado com a escravidão, a injustiça e o sofrimento. O passado que dói na alma até hoje só de tentar pensar em tudo.

A história enfeitada e disfarçada. A história que hoje faz pensar, de forma errada, que ter um mínimo de alegria e de felicidade não são merecidos.

Jeremias - Alma traz a história com os fatos reais e a verdade crua que muitos ignoram e não querem ver ou saber.

Eles conseguiram de novo!!! Os autores conseguiram entregar novamente muito conteúdo em uma HQ com uma arte e roteiro tão preciosos.

O tipo de quadrinho muito dolorido e ao mesmo tempo muito necessário.

Leiam Jeremias - Pele e Jeremias - Alma e guardem o Jerê e suas histórias no coração e na alma.

"Aprendi com os antigos a pegar no batente. Aprendi com os antigos que quem cala consente. Aprendi com os antigos que ser prepotente era como Dandara e Zumbi olhavam pra fente."

Bah 26/01/2022

Mais uma leitura necessária
Essa edição 2 de Jeremias mantém toda a beleza de texto e ilustrações da primeira edição, mensagens lindíssimas para refletirmos e absorvermos, e principalmente, aprendermos. Acho incrível como esses quadrinhos, de forma simples, nos ensinam história e empatia.

Thai.Campos 13/11/2023

Emocionante
Mais uma vez a Turma da Monica surpreende. Jeremias - Alma é uma história linda, comovente e histórico. Fazendo um levantamento representativo e um debate visual, os quadrinhos se tornam especiais e inesquecíveis para os leitores.

Barbara 10/04/2022

Perfeito e chorável
De uma sensibilidade e verdade que não tinha sentido ainda lendo um quadrinho... Pensar a história que foi roubada, o passado que foi roubado e como isso torna difícil seguir em frente. Mas é sempre possível reescrever a história, ressignificar o que insistem em dizer que não é possível.

Ju1410 20/05/2024

A história é bonitinha, bem interessante. Histórias em quadrinhos não é muito minha vibe, mas é bem legal

Bel 313 10/09/2022

Emocionante
Alma é a segunda história do Jeremias no selo Graphic MSP e fala, sobretudo, de ancestralidade. As artes são lindas e fluídas, recheadas de referências. E o texto? Maravilhoso!

Eu diria que essa HQ é mais que recomendável: obrigatória ??

Te desafio a finalizar a leitura sem estar, no mínimo, com os olhos marejados...

Carol 25/03/2023

História linda, arte maravilhosa! O enaixe entre a históeria e o título me deixou encantada. Vale muito a pena a leitura!

Gabi 03/01/2021

Que presente!
Jeremias Alma é um presente, um acalento e uma lembrança do nosso dever histórico de resgatar histórias propositadamente apagadas. Arte linda, literatura que toca. Mais que recomendado, é uma obra necessária!

Beta 05/06/2023

Para mim é o melhor da duologia, mais intenso e bem escrito. Como minha personagem fav é a mãe do Jere, amei ver a história dela.

Carla Carolina 29/06/2023

Sem palavras para descrever essa leitura.
Simplesmente leiam e de preferência com um lencinho do lado.
A história é a ilustração são lindas, e emocionante, pois nela Jeremias vai pesquisar sobre sua história seu passado seus ancestrais.

1 | 2 | 3 | 4 | 5