O pássaro secreto

O pássaro secreto Marilia Arnaud

Resenhas - O pássaro secreto

Gisa 28/05/2021

Esse livro me tocou em tantos pontos e tão profundamente que me é ainda difícil falar sobre ele. Um livro sobre abandono, sobre negligência, sobre como "a coisa" pode ir reverberando e crescendo dentro de alguém e ninguém notar, ninguém perceber até o ponto em que essa "coisa" atinge um tamanho quase intransponível.

Uma escrita tão bem feita, até lírica, que te prende, te conduz até o ponto de sentir junto com Aglaia a sua angústia e ter empatia por ela, compaixão. E como não encontrar sua vó em Sarita? Ou revisitá-la ao ponto de sentir o cheiro e o gosto da casa da vó, como foi meu caso visto que minha vó é falecida há anos, mas esse livro me trouxe de volta essa sensação de presente.

"Há coisas indizíveis. Há coisas tão íntimas que compartilhá-las é o mesmo que arrancar o coração e colocá-lo sobre a mesa, "veja, é feio, frágil, sangrento, o que faço com ele?" "

Poderia dizer que é sobre a história de Aglaia que próximo aos 40 anos nos conta sobre seu crescimento (infância/adolescência) em meio aos seus dramas familiares, uma família narcisista e negligente, que tem seu gatilho psicológico materializado com a chegada de sua meia irmã, mas o livro é imensamente mais do que isso.

"Feridas abertas não falam. Feridas abertas sangram."

Aglaia Negromonte permanecerá comigo por tempo indeterminado e esse é o melhor, melhor, melhor livro de 2021 até o momento.

juliarfs 22/01/2023

ainda não sei o que sentir
a impressão que eu tive é que toda frase nesse livro foi feita pra ser marcante pra gente destacar com post it.

eu gostei da forma que a história foi contada, gostei da escrita e do plano de fundo, mas tem algo que deixa tudo muito entediante e denso.

apesar de ter um grande potencial e quando você reflete sobre a história é uma coisa muito boa, no momento em que eu estava lendo tudo se tornou muito chato, uma tristeza forçada, personagens chatos, frases repetitivas.

sei lá, esse livro se tornou um grande sei lá. tinha tudo pra eu amar, mas não rolou.

Fabio.Nunes 26/05/2023

Cuidado com os gatilhos
O pássaro secreto - Marília Arnaud
Editora: José Olympio, 2022

Uma excelente obra da literatura nacional contemporânea. Um livro escrito em primeira pessoa, onde conhecemos Aglaia, uma personagem complexa, conflituosa, disfuncional, depressiva e com séria neurose de abandono.
Um livro pesado, que te joga para dentro da mente da personagem, numa melancolia sem tamanho. Por isso, não deve ser lido em períodos difíceis da vida.
Uma maravilha da nossa literatura.
Um livro que mexeu com minhas entranhas e gerou uma ressaca literária.

"A vida me empurrou para escuridão ou eu nasci com a escuridão dentro de mim?"
"Talvez o tempo tenha sido inventado para dar às pessoas algo que as mantenha vivas. Perdi-me de mim mesma. E o que resta a alguém que chega a esse ponto?"

Marina 08/09/2022

A leitura é muito envolvente e a história é desoladora? terminei o livro com o coração na mão. Lindo e forte!

Lusia.Nicolino 02/06/2021

Recomendo que leia e venha me dizer o que achou!
Entre os meus defeitos está o de ser resistente à literatura brasileira contemporânea. Mas, eu enfrento meus defeitos e leio. Não tenho tido grandes surpresas, o que me entristece. Eu adoraria descobrir um Afonso Cruz brasileiro. Marília escreve magnificamente bem e, por isso mesmo, que desperdício com essa história!
Parece mais um exercício, esses mergulhos que os autores fazem em oficinas e cursos de escrita criativa, onde escolhem um tema atual que afetará um bom público e voilà: distúrbios e problemáticas adolescentes. Aglaia é a nossa personagem. Ela enfrenta uma adolescência cheia de problemas – na escola, com os irmãos, com os pais. Os pais sempre têm suas histórias e seus passados nem sempre são bonitos. Há amor na vida dela, mas ela não sabe pegar um fiozinho e transformar em um rio caudaloso. De qualquer maneira, é um feito que um livro atraia a atenção de muitos leitores e, o que não serve para mim, pode despertar muito interesse em outros. É o que sempre digo, as experiências literárias são muito particulares. Eu estou interessada em outras obras da autora, não se conhece um autor por uma única obra. Recomendo que leia e venha me dizer o que achou!

Quote: "Descobri que as histórias mais perturbadoras contadas em livros não são mais perturbadoras do que a realidade, com sua fome de vida e de morte. Leio poesia, onde encontro a palavra em seu estado mais puro. A poesia é um breve lampejo no mistério que envolve a existência. A poesia é um abandono. Deito-me em seu colo e me deixo acalentar."

yuka 03/06/2021

Adianto: é uma leitura pesada, sentimentalmente falando.

A protagonista faz cagada atrás de cagada, mas você não deixa de sentir empatia e carinho por ela; ponto para a autora, que construiu uma personagem profunda e interessantíssima.
Essa leitura me incentivou a buscar mais autores nacionais e contemporâneos e foi um dos melhores livros que li esse ano.

Lívia 18/06/2021

Diferente e com gatilhos
Aglaia é uma personagem profunda e com transtornos mentais e alimentares. É difícil ver seu sofrimento com a nova irmã que começa a viver sua vida. Conversem e façam terapia.

Bárbara Lis 03/02/2022

Mantenham-se longe de Aglaia
Pela sinopse, eu esperava algo semelhante à "Todas as cores no céu', que me arrebatou o coração completamente. Não poderia estar mais enganada. Concluir essa leitura me demandou um esforço enorme. Não sinto o menor prazer em confessar isso publicamente, porque sei o quanto a autora dedicou-se para que essa obra existisse. Admiro a sua ousadia em trazer à tona através de Aglaia a realidade de quem sofre de ansiedade e compulsão alimentar.

Contudo, em momento algum consegui simpatizar com a protagonista, tudo se tornava uma questão sobre ela, não media as consequências dos seus atos. Seu rancor para com Thaile é compreensível até certo ponto, eu também não seria acolhedora com uma irmã fruto de uma traição, mas seu comportamento é extremamente desmedido.

Apesar de ser negligenciada por seus pais, aspecto que, a meu ver, foi pensado para que servisse de justificativa ou motivação para os problemas psicológicos de Aglaia, não me parece o suficiente para justificar suas ações. Além disso, há muitos detalhes extensos e desnecessários, tornando a leitura muito cansativa, tanto que pela primeira vez pulei várias passagens.

Percebo que, nos últimos anos, felizmente, se tem ampliado a discussão sobre a saúde mental e a dura realidade daqueles vitimados com os transtornos. Porém, nunca soube de alguém que retratasse o quanto as pessoas que convivem com eles sofrem também, eu que convivo com um sei que não é fácil. Por isso, Luísa teve minha simpatia nesse enfrentamento. Enfim, não recomendaria esse livro para quem estivesse desejando se aventurar na literatura nacional. Vejo muito potencial em Marília, espero que em seu próximo romance tenha personagens mais agradáveis.

João Pedro 07/12/2021

Aglaia do céu...
Leitura profunda, com uma personagem completamente humana e complexa. A Coisa dentro da gente é cruel e precisamos aprender a lidar com ela...
Bianca 07/12/2021minha estante
Ah amei demai

luanivea 31/05/2021

A Coisa
É muito difícil dar uma nota pra esse livro pq ele me causa alguns sentimentos divergentes e parei pra refletir um pouco antes de escrever essa resenha e dar a nota.

A escrita da autora é linda, a forma que a personagem Aglaia descreve seus sentimentos é poética e ao mesmo tempo angustiante. O livro é cheio de metáforas, referências culturais brasileiras incríveis, o que aliás, faz com que o leitor facilmente se identifique com o cenário descrito.

A Aglaia é uma personagem que ou você quer fazer de tudo pra que ela fique bem ou você a odeia. Os sentimentos dela são muito conflitantes, é difícil vc sentir empatia por ela durante o livro inteiro, aqui temos uma mente perturbada, um transtorno psicológico que vai agravando conforme ela vai crescendo.
Veja bem, uma mente como a dela, tudo o que é muito claro pro leitor, para ela é um mar de conflitos e um sentimento de solidão, então é muito fácil para o leitor que for ler esse livro levianamente julgar essa criança.

A construção dos familiares dela é muito interessante. No enredo nós temos uma mãe, que sustenta a casa e ao mesmo tempo se encontra em um estado de submissão enorme para com o marido. O marido é um dramaturgo egocêntrico, uma daquelas pessoas que te julga se você estiver vendo um filme capenga, ou o que só lê clássicos e se acha superior. Para Aglaia ele é incrível, e ela faz de tudo para se aproximar mais do pai, e assim ela mergulha na literatura e no cinema para ter um pouco da atenção dele, e essa dependência sobre ele vai causar sentimentos odiosos quando a personagem se vê obrigada a dividir o lar com uma menina que chega inesperadamente para viver com eles. E na visão dela, a menina toma tudo o que ela mais ama. E o ciúme e a possessão toma conta de Aglaia, ao longo do livro ela toma atitudes horríveis, e a gente fica com vontade de pedir socorro por ela.

Tudo isso ela vai acumulando e gerando transtornos alimentares e psicológicos, é muito interessante acompanhar isso no livro, mas é muito difícil também. Achei interessante como a Aglaia se refere a depressão e a ansiedade, chamando ela de A Coisa, pq no início ela não entendia o que era, mas sabia que vivia ali dentro.

No entanto, o que me impediu de dar 5 estrelas para esse livro foi, principalmente, o final. Eu achei desnecessário, durante o enredo acontecem coisas detestáveis, mas o fim é algo que eu achei péssimo. Qual a finalidade daquilo? Nenhuma! Não acrescentou em nada, a não ser sofrimento.
Outra coisa, que eu não sei bem se foi só impressão minha, mas a autora passou a ideia de que o tratamento profissional que ela recebeu não foi útil, que a terapia e os processos não adiantam em nada. Eu sei que não é o foco do livro, mas acho que tinha que ter um cuidado com essa parte. Principalmente para quem ler o livro e estiver passando pelo mesmo. Entendo que o caso dela é grave, mas me deixou um pouco encucada essa ideia.

Enfim, é um livro com muitos gatilhos, difícil de ler, mas é lindo a forma com que foi escrito e construído. Quero voltar a ler com um olhar profissional, caso eu faça a graduação em psicologia.

Thamires 01/06/2021

Um livro arrebatador
Termino esta leitura sentindo um soco no estômago e um nó na garganta. Com uma linguagem poética, acompanhamos o sofrimento legítimo da personagem. Quantas pessoas também apresentam tamanho sofrimento e não são acolhidas? Lembrou um pouco ?A vida mentirosa dos adultos? da Ferrante, por relatar a dificuldade de crescer e encarar os pais como seres humanos que também erram.