Não Faça Acordos com o Dragão

Não Faça Acordos com o Dragão Robert N. Charrette

Resenhas - Não Faça Acordos com o Dragão

Nedina 27/10/2014

'Quando a magia encontra a tecnologia.'
'Quando a magia encontra a tecnologia.' Desde Neuromancer que eu comecei a tomar gosto por cyberpunk, agora eu tenho certeza absoluta desse gosto. Com mais mistérios e reviravoltas do que qualquer romance policial ele vai prender você. É claro, se você gosta do tema. Consegue imaginar orcks, elfos, magos e biotecnologia lado a lado? Na série Artemis Fowl os faeris detém uma tecnologia mais avançada que a nossa, mas eu estou falando mesmo de cyberpunk aqui. Pessoas com melhorias tecnológicas:
À menção da nova adição, Sam esticou a mão para tocar os curativos. Sua cabeça não registrou o toque, mas seus dedos puderam sentir um volume duro em sua têmpora direita. Ele sabia, pela entrevista pré-operatória, o que era aquilo: uma conexão de aço-cromo projetada para aceitar uma tomada-padrão de interface de computador. A colocação da conexão teve por objetivo aumentar sua eficiência na manipulação de arquivos de computador e no acessamento de dados.

A história principal é sobre Sam, mas paralelo a isso tem umas trocentas personagens vivendo. Eu não sei se é devido ao estilo cyberpunk, mas achei interessante o total desprezo pelas pessoas que trabalham para empresas. Em Neuromancer também havia, por isso minha dúvida se é característica do estilo. Anyway, Sam é o personagem idiota mais legal e esperto que encontrei nesses tempos. Idiota porque ele é ingênuo e crédulo demais, esperto porque em algumas situações em que eu tinha certeza que ele ia gritar como uma criancinha ele fez coisas inteligentes. Ainda assim, fiquei chateada com o autor porque achei que Hanae teria uma participação mais expressiva.

Sobre os dragões, eles são malvados. Muito malvados. Humanos são criaturas desprezíveis na mentalidade deles. Fiquei com medo de topar com um por aí. Se você faz o acordo você fica mal, se você não faz fica muito pior!!! Boa sorte para vocês.
Dizia mais ou menos assim: "Vigie a retaguarda, estoque munição e nunca rompa tratos com um dragão".

Se você gosta de fantasia com ficção científica esse é o livro. Se você conhece títulos similares por favor me conte! Eu sei que essa série é uma trilogia, mas se você conhecer outros livros e autores, deixe um comentário :D

site: http://blogmundodetinta.blogspot.com.br/

Fer Mendonça 22/09/2012

Há algum tempo me vi fascinada por livros que contavam a história de cenários de RPG. Comecei então a buscar esse tipo de literatura e foi exatamente assim que vim a conhecer esse livro. Já tinha conhecimento do cenário, sim – tenho até o Livro Básico aqui em casa – mas tenho que confessar que me sentia meio confusa: como assim, magia e tecnologia juntos? Oi?
“[...]À menção da nova adição, Sam esticou a mão para tocar os curativos. Sua cabeça não registrou o toque, mas seus dedos puderam sentir um volume duro em sua têmpora direita. Ele sabia, pela entrevista pré-operatória, o que era aquilo: uma conexão de aço-cromo projetada para aceitar uma tomada-padrão de interface de computador. A colocação da conexão teve por objetivo aumentar sua eficiência na manipulação de arquivos do computador e no acessamento de dados. [...]”
A história começa com Sam Verner, empregado da empresa Renraku, acordando da cirurgia que o transformara em tecnauta ( pessoas que possuem implantes para se conectar à máquinas, podendo pilotar aeronaves ou acessar dados mais facilmente). Ele descobre que a irmã estava passando por uma mutação, e juntamente descobre que fora transferido da sede de Tóquio para a sede de Seattle.
“[...]Todo o horror da informação estampou-se no rosto de Sam. – Kawaru... a Mutação, como os japoneses tão polidamente a chamavam. Metamorfose era a palavra que os demais usavam para o processo que distorcia e reestruturava os orgãos e ossos de uma pessoa normal, transformando-a numa das subespécies mataumanas, conhecidas como orks e trolls. Às vezes a infortunada vítima era envolvida em algo pior ainda. [...]”
Sem conseguir mais informações a respeito da irmã e sem ter muita alternativa, Sam junta seus poucos pertences e parte para Seattle com alguns outros transferidos. Acontece que o avião em que se encontravam é sequestrado por shadowrunners, criminosos que vivem no submundo.
Ele então se vê obrigado a ajudar os runners, para que eles conseguissem se ver em liberdade. De volta à empresa, Sam descobre que agora ocupa uma posição inferior à anterior, e conforme o tempo passa e ele continua sem informações sobre sua irmã, além do fato de algumas coisas estranhas acontecerem, Sam fica frustrado e começa a se questionar quanto à integridade da vida empresarial.
Então, quando a oportunidade de fugir da empresa aparece, o que Sam irá fazer? Será que o mundo é como ele sempre acreditou?
Eu achei o livro mágico, todo esse clima cyberpunk e coisas assim. Pra quem curte um pouco de investigação e máfia, esse livro é um prato cheio!
“[...]O Elfo erguera as mãos acima da cabeça, um bruxuelante nimbo de luz rosada formava um esfera em torno dele. O mago assassino estava preparando um feitiço. [...]”

Leia mais resenhas em: http://blogmundodetinta.blogspot.com.br

Marques 22/07/2015

A aventura escrita por Robert Charrette é uma romantização de um aventura de RPG, portanto, muito bem intencionado.
Contudo, por tentar se assemelhar ao jogo, onde a probabilidade dos resultados dos dados imperam, a obra se perde em vários Deus Ex Machina na tentativa de fazer fluir a trama de forma despretensiosa.
Os personagens são cartunescos e seus backgrounds pouco desenvolvidos, típico de uma sessão de RPG, mas não é algo que, como leitor, gostaria de acompanhar.

Recomendo pra todos que queiram compreender um pouco melhor a atmosfera do Shadowrun.

Dani 23/09/2021

Não vale a pena ?
A ideia do universo até é interessante, mas a construção dos personagens é péssima, assim como o desenrolar do primeiro livro. As motivações não são muito claras, não conseguimos nos conectar com todos os personagens, enfim... Não recomendo a leitura.

Ballado 18/02/2011

Eu quero
Eu acabei encontrando o dois e o três e quero muito completar a coleção com este.
Se alguém quiser trocar ou me vender eu querooooo!