O mapa de sal e estrelas

O mapa de sal e estrelas Zeyn Joukhadar

Resenhas - O Mapa de Sal e Estrelas

Duana Rocha 16/10/2021

Difícil mas muito bonito.
Esse livro me deixou sem palavras! Gosto muito de temas pesados sendo narrados por crianças e nesse livros temos 2 meninas muito corajosas e acima de tudo sonhadoras.
Aqui acompanhamos Rawiya e Nur, duas histórias que se desenvolve no mesmo território mas em tempos diferentes, 100 anos separam as duas mas os conflitos entre os povos é a realidade que atravessa o tempo.
Indico muito esse livro, em especial pra quem tem dificuldade em ler 2 livros ou mais ao mesmo tempo.

Thaina.Gonçalves 15/10/2021

Não prende a atenção
Muitas vezes a história fica muito parada, e divaga um pouco nos pensamentos dos personagens. Tirando isso a história é boa.

Elineuza.Crescencio 11/10/2021

Um belo poema

Tema: Leituras de Outubro 2021 (2)
Título: Mapa de Sal e Estrelas
57/100 2021 #desafiodos100livrosemumano
#desafiodos24temas2021 – 19 Livro que ganhou de presente

O Autor
Sírio – americano.
Recebeu em 2021 os prêmios Stonewall book Awards e Lambda Literary Award pela obra: The Thirty Names of Night (Trinta Nomes da Noite).
Com Formação em biomedicina antes de dedicar-se integralmente a literatura trabalhou como cientista de pesquisa biomédica.
Por Mapa de Sal e Estrelas recebeu em 2018 o prêmio: Prêmio Livro do Oriente Médio 2018 - Prêmio de Literatura Juvenil.
Transgênero também publicou sob o nome de Jennifer Zeynab Joukhadar.

A Obra
São duas histórias narradas paralelamente e em períodos diferentes.
Ambas acontecidas na Síria.
Uma das histórias se passa no século X e a outra na atualidade em 2011.
A duas historias convergem para um mesmo ponto, pois as duas heroínas fazem o mesmo percurso para encontrar a segurança.
A obra é escrita com muita riqueza em analogias mas não é maçante.

Jackie 10/10/2021

O caminho para casa...
Nossa vida é um longo caminho em busca de riquezas e marcamos em nosso mapa todos os lugares que percorremos.
As riquezas que encontramos são as experiências que adquirimos através das histórias que criamos vivenciando nossas dores e alegrias.
Cada lugar, cada pessoas que cruzamos, as cicatrizes em nosso corpo, tudo que nos marcam... constrói nosso mapa que pode ser visto em nosso corpo e um outro que fica escondido dentro de nós.
Nosso lar é um sentimento de pertencimento que nem sempre encontramos dentro de nossas casas e sim estando onde queremos estar.
Durante nossa trajetória perdemos muitas coisas, temos que deixar muitas coisas para trás. Mas são através das perdas que mais ganhamos, pois são elas que nos mostras tudo o que temos: uma vida preciosa cheias de histórias para compartilhar.

Celia.Mattos 09/10/2021

O quanto uma guerra altera o cotidiano daqueles que não estão diretamente ligados a ela? Em “O mapa de sal e estrelas”, o autor Zeyn Joukhadar nos leva até a Síria, marcada pela guerra, e à família da pequena Nur, que precisa fugir do conflito, e buscar um novo lugar para viver em segurança.
Com uma narrativa triste e poética, acompanhamos a jornada de amadurecimento de Nur, enquanto ela e sua família partem da Síria, e pelo caminho encontram muitos obstáculos, dor e sofrimento, mas também pessoas que marcam suas vidas. Alternada com a história de Nur, acompanhamos a história de Rawiya, que sai de sua casa para se tornar aprendiz de cartógrafo, narrativa que era a preferida de Nur, contada por seu pai. A jornada de Rawiya traz um traço mais mítico ao livro, e um pouco de leveza à intensidade das dificuldades vividas por Nur e sua família.
Um dos meus livros preferidos do ano, e mesmo eu não tendo o costume de fazer releituras, acredito que esse eu vá querer reler em algum momento.

Debora 06/10/2021

Enredo rico, que traz muito aprendizado
Contudo, muito embora eu valorize o aprendizado que o livro me trouxe, o percurso foi penoso demais.
O livro alterna e entrelaça duas narrativas - no passado, Kauwya, que se torna aprendiz do grande cartógrafo Al-Idrisi (personagem real), e vive muitas aventuras com ele trabalhando no primeiro mapa da região que vai de Celta a Argélia, passando por vários outros lugares; no presente, a história de Nur e sua família, que foge da guerra civil na Líbia, tentando encontrar algum lugar seguro para viver. O enredo, repito, é muito interessante.
Mas a forma... eu odeio livros verborrágicos. Odeio quando o autor escreve 3 páginas que poderiam ser resumidas em um parágrafo. Me incomodam adjetivações excessivas, descrições repetidas, sentimentos falados mil vezes (eu tenho memória para lembrar como a personagem se sente...
então, é isso. Recomendo, sim, a leitura. Mas já digo de antemão que ela me cansou, muito.

Fabiano1980 02/10/2021

Histórias cruzadas em séculos distantes
Histórias que se cruzam, mas em séculos distantes entre si....
Nur e Rawiya nos fazem viajar a cada página, e nos mostram as agruras vividas pelos refugiados sírios consequência de guerras "inconsequentes".
Mas confesso que o final ficou devendo, pelo fato de que o Mapa de Sal e Estrelas teve muitos detalhes relatados a cada capítulo.
Um livro cativante e super recomendo.

Paty 02/10/2021

Adorei!
Foi o primeiro livro de um escritor sírio que eu li, e me surpreendeu demais! O livro é super emocionante, fiquei apaixonada pela inocência e coragem da principal, e também desperta uma visão da guerra que acontece do outro lado do mundo.

Nay 26/09/2021

Um dos livros mais lindos e emocionantes que eu já li. O jeito que o autor intercala as duas histórias e faz com que elas se encaixem é surpreendente. É um livro delicado e visceral que traz pra nossa realidade o cotidiano de tantas pessoas refugiadas que deixaram seu país não por escolha própria, mas por medo. E que perdem não só um lar, mas um pedaço de si quando partem.

Mariana 21/09/2021

Mapas e histórias
Adoro livros com histórias dentro da história, um personagem falando do outro, e quando é contada tão lindamente e tão bem entrelaçada como Zeyn Joukhadar faz em O MAPA DE SAL E ESTRELAS, a leitura é prazerosa demais!
Acompanhamos as histórias de Nur e Rawiya pela Síria, com um milênio de distância. Podemos observar aspectos culturais e sociais da Síria e a triste realidade dos refugiados do Oriente Médio.

Josiane.Castro 19/09/2021

Síria
Dias protagonistas separadas por séculos de história , se encontram em suas buscas e descobertas. Guerra na Síria ! Nunca vou conseguir entender esse tipo de conflito em pleno século 21

Faluz 16/09/2021

MAPA DE SAL E ESTRELAS. - Zeyn Joukhadar

Intercalando duas histórias no mesmo espaço com diferença temporal nos colocamos no lugar dos personagens nessa busca pelo seu lar, pelo seu lugar. A narrativa nos permite empatia aos refugiados tão maltratados.
Todo mapa é uma história.
Deliciosas as palavras na cartografia das vidas envolvidas.
Um dos personagens é cinestésico, o que também nos tira do lugar comum.
Leitura envolvente.

Andréa 12/09/2021

Leitura demorada
Um livro que não me prendeu?a história foi um tanto quanto se arrastando. Terminei depois de muita insistência

tyribeiro 09/09/2021

Gostei do livro por se tratar da realidade dos refugiados da Síria, um tema que me agrada e nos faz sempre aprender algo. Mas o fato da história da Rawiya ser contada em paralelovà de Nur, deixa a leitura um pouco arrastada.