Intriga

Intriga Anna Godbersen

Resenhas - Intriga

Denise195 20/07/2021

Personagens apaixonantes, dramas e amores impossíveis.
Um romance de época cheio de sentimentos intensos.

Fernanda309 31/03/2020

O que achei de Intriga (+ quotes)
EDIÇÃO: O livro segue as característica do anterior, o que torna tudo bem confortável. Essa é a minha capa favorita da série, com esse vestido deslumbrante. A Rocco usou aquele alto revelo dourado no título, muito fácil de sair. Como já o consegui em troca, não me incomoda (muito).
ESCRITA: Se Anna Godbersen me cativou no primeiro livro, nesse a velocidade é imparável. Se eu tivesse tempo, leria em uma sentada. Ainda assim, só precisei de três oportunidades para finalizar o livro. Além disso, apesar de escrever em 3a pessoa a perspectiva de cinco personagens, vemos a autora aprofundar as peculiaridades de cada uma delas. Volto a elogiar a obviamente extensa pesquisa da autora para enriquecer os detalhes da ambientação.
ENREDO: Mais uma vez temos o enredo circular, que começa com o final, mas nos deixa ultra curiosos com o que os leva até ali e dessa vez, quem é a personagem em questão. E é realmente imprevisível, o enredo dá guinadas surpreendentes, te faz torcer, rir, e tudo mais. Alguns suspiros de alívio e outras risadinhas de nervoso porque eu SEI que ainda tem muito espaço pras coisas darem errado, como nesse dá, de um jeito que eu nunca teria adivinhado.
PERSONAGENS: Minhas preferências se consolidaram com as duas perspectivas que eu já gostava, e agora acrescentei mais uma. Achei que veria mais da personagem da capa, até por esse motivo, mas foi uma das que menos apareceu - porém, saiu ganhando. Quanto à protagonista do primeiro, segue insossa como sempre. E meu Deus, sofro demais com esse ship. Será que eu consigo um final feliz pra eles?
+: Intriga tem tudo o que já amamos no primeiro livro: os segredos e traições escondidas na riqueza da alta sociedade nova-iorquina no ano 1900. Rica em detalhes e reviravoltas, essa primeira metade da série de quatro livros me faz dar um suspiro satisfeito de ter apostado na série e ter esperado tanto tempo para adquiri-la e lê-la.

"Ninguém resiste a um bom desastre."

"Você parece a heroína de um romance. [...] Mas tome cuidado com os finais trágicos. Os heróis que sobem na vida rápido demais sempre têm finais assim [...]."

"[...] era assim que a vida funcionava: exauria você levá-lo aos lugares mais inesperados."

site: https://www.instagram.com/p/B-zfZNAjOCn/?utm_source=ig_web_copy_link

Luh 24/09/2011

Muito Bom !!!
Sem dúvida, este livro superou o primeiro.
Uma história com fortes emoções e surpresas.
Espero pelo terceiro ansiosamente :)
Recomendo!!!

Raquel 21/08/2011

Que livro é esse???
Li num dia, e me pareceu ainda melhor do que Luxo, embora tenha ficado muito triste com o fim, mas o proximo livro promete...
O Henry é um mané, mas a Diana nao para de me surpreender nunca.
Só nao merece cinco estrelas pelo final, mas indico.

Adriana 22/07/2011

Intriga, de Anna Godbersen, é o segundo volume da série Luxo, publicada aqui no Brasil pela Editora Rocco sob o selo Jovens Leitores. A capa e edição continuam lindíssimas, e a vida em Manhatann na virada do século XX também!

Os acontecimentos do final do primeiro livro nos levam a crer que um final feliz se encaminha. Mas não é bem assim que funciona. Impossível escrever esta resenha sem uma pontada de frustração pelo caminho que a autora tomou no final deste volume. Mas estou me adiantando, vamos à história…

Após a morte de Elizabeth, recaiu sob os ombros de sua irmã Diana a responsabilidade de se casar com um bom partido para salvar a família da miséria. Porém ela é jovem e tem um espírito indomado, o que dificulta as tentativas de sua mãe de jogar rapazes bem nascidos em cima dela. O amor por Henry continua forte, mas ele a rejeita logo do começo do livro por causa do peso na consciência pela morte da ex-noiva Elizabeth e também pelas convenções sociais da época impostas rigidamente por seu pai.

Penelope Hayes está fazendo o gênero de boa moça, para ocupar o lugar de sua “melhor amiga” no coração da sociedade Nova Yorkina e, é claro, se casar com Henry Schoonmaker! Recebendo informações de Lina (ou Carolina Broad, como agora é chamada) ela está muito perto de alcançar seus objetivos.

Até aí a história se encaminhava muito bem, o livro é ótimo, os personagens e seus conflitos continuam cativantes e a narrativa, empolgante. Porém, só quem leu o primeiro livro vai perceber que não falei ainda de um casal desta trama, o mais importante. E é aí que, para mim, a história degringolou. Cada um tem o seu ponto de vista e até entendo o que a autora quis mostrar, mas detesto finais tristes. E o final deste livro me deixou aos prantos. Não sei se a autora ainda poderá reverter o quadro infeliz que criou para o final, mas espero que sim (quero Envy e Splendor logo)!!! O final do primeiro livro me deixou crente que tudo era possível e agora minhas esperanças estão destruídas. Adoro terminar um livro com um sorriso no rosto, ou ao menos com a perspectiva de que tudo se encaixou e se completou, mas não foi assim que me senti ao terminar esta obra.

É claro que ainda tenho fé, afinal é uma série e no mundo dos livros tudo pode acontecer (isto é o que mais me encanta nele)! Só não darei 5 estrelinhas pela tristeza que o final me trouxe, mas recomendo demais esta série, que é realmente ótima!

Resenha em: http://mundodaleitura.wordpress.com/2011/06/04/anna-godbersen-intriga/

Carla.Lorenzi 16/11/2011minha estante
terminei agora o luxo e vim dar uma olhadinha no Intriga! terminei o primeiro com a mesma sensação que vc, mas fiquei preocupada com o final de Intriga. Gosto de finais felizes! rs!
Mas adorei a resenha!

Cíntia Mara 16/07/2011

Eu realmente gostaria de entender o que acontece com esta série. A ideia é ótima, a autora escreve bem, os personagens estão evoluindo. Mas, mesmo assim, não conseguiu me cativar. Intriga segue no mesmo estilo de Luxo, mas tem a vantagem de manter algum suspense. As coisas acontecem lentamente, e eu demorei bastante para ler. Só nas últimas cinquenta páginas foi que me empolguei.

Não gostei do final. Pareceu que autora não podia ajeitar as coisas, ou não haveria o próximo livro, então ela resolveu estragar tudo. Muito “novela mexicana” pro meu gosto.

William Souza 04/05/2011

Adorei o primeiro livro, mas esse digo que é ainda melhor!

Intriga volta a 1899, quando Manhattan começava a se transformar no coração do mundo, a Quinta Avenida abrigava as mansões de algumas poucas e abastadas famílias e os jovens da alta sociedade se exibiam em fabulosos vestidos e elegantes fraques em animados bailes madrugada adentro. Dessa vez, a trágica morte da jovem Elizabeth Holland, uma das mais belas meninas da cidade, volta os olhares de toda a comunidade para os seus conhecidos mais próximos. Enquanto boatos começam a correr as páginads dos jonais afirmando que Elizabeth está viva, Penélope Hayes está tentando de tudo para se achegar cada vez mais perto da família Schoonmaker. Com maldade, festas, encontros secretos e muita notícia correndo solta pelos tablóides, as famílias mais ricas e poderosas de Nova York terão de fazer o máximo de esforço para deixar seus segredos mais sórdios bem escondidos por trás de suas pesadas portas de madeira.

Desde que li Luxo fiquei ansiando Intriga. E esse foi um livro que me fisgou de um jeito muito bom. Acho que sempre quando estamos saturados de estórias sobrenaturais, corremos para algo que seja mais “pé no chão”.

Intriga se inicia três meses após os acontecimentos de Luxo, que deixou a Nova York do final do século XIX em plena desordem, onde todas as personagens foram lesados e que fundamentou a teia pronta para novas revelaçoes e escândalos.

Se em Luxo, Diana Holland era a minha personagem preferida, em Intriga ela divide o pódium com a nossa vilanzinha preferida - depois de Blair Waldorf né gente? - Penélope Hayes. Lendo o livro, podemos identificar o quanto o ser humano é ganancioso e faz de tudo para alcançar os seus desejos mais profundos. Outra personagem que me surpreendeu bastante foi Lina Broud, contando com a ajuda certa se garantiu e conseguiu realizar uma de suas maiores vontades.

Anna Godbersen mostra que não está apenas brincando de escrever, e levou a sério, conseguindo transplantar alguns problemas que a sociedade novaiorquina tinha naquele tempo, trazendo-os para seus romances. A narração da autora continua impecável, e nota-se o cuidado investido por ela em pesquisas para que seus livros não ficassem pobres de história real.

O livro é tão maravilhoso, que terminei ele em apenas uma madrugada. São acontecimentos em cima de acontecimentos, que é impossível largar o livro até chegar ao seu desfecho. E por falar em desfecho, tenho que dizer que ainda estou passado com o final do livro, e não acredito como a autora conseguiu ser ousada e acabou inovando a estória. Não vejo a hora de ler “Envy” que infelizmente a Editora Rocco não trouxe para o Brasil.

Uma coisa legal nos livros da série Luxo, é que seus prólogos sempre são os desfechos do último capitúlo, e se mesmo assim você acha que consegue descobrir apenas lendo essas primeiras páginas, você está muito engandado. E se mesmo assim você descobrir do que se trata o último capítulo, vai ficar bobo de tanta reviravolta que acontece durante a leitura.

Essa é uma série MUST READ, e que todos, apesar do preço devem ler. Uma leitura envolvente, cheia de surpresas e com muito luxo, bom gosto e requinte que foi o final do Século XIX.

Jaqueline 27/12/2010

Manhattan, belos vestidos, amores impossíveis, fofocas. Lembrou de “Gossip Girl”? Pois esqueça Blair, Serena e seus amiguinhos. “Intriga” nos leva diretamente para a Nova York dos ricos e famosos…de 1899!

A autora Anna Godbersen, que já havia me impressionado com “Luxo”, o primeiro livro da série, ganhou um lugar definitivo na minha estante com esta continuação. O livro, originalmente chamado “Rumors” (“Rumores”, em português), segue exatamente seu título: após a morte (aliás, o desaparecimento em um rio) de Elizabeth Holland, a mais amada das jovens socialites da cidade, uma série de boatos começou a ser publicada nas colunas sociais. O conteúdo dos rumores? Elizabeth não morreu e pôde ser vista perambulando por diversos pontos da cidade.

O prólogo da história já nos deixa eletrizadas e é praticamente impossível não devorar o livro, mesmo tendo uma boa noção de como ele vai acabar. Com um vocabulário rico e ótimas descrições, “Intriga” é um livro cativante, que amarra o leitor na história com todos os boatos e difamações possíveis sobre as protagonistas. Penelope Hayes, linda, maldosa e mimada, é a grande estrela deste livro, como a própria capa indica. Hayes deixa muita vilã no chão e orquestra um plano incrível para laçar o ex-noivo de Elizabeth, Henry Schoonmaker. Fazendo-se de boazinha aos olhos públicos, ela passa a ocupar o posto abandonado por Elizabeth, a então “queridinha” de Manhattan. O que Penelope não sabe é que o coração do mocinho bate por outra menina, a indomável Dina Holland, irmã de Elizabeth. Embolado? De modo algum! Quem lê o primeiro volume da série “The Luxe” rapidamente se acostuma com o nível de complicação e safadeza oculta da juventude endinheirada do século XIX, o que torna a leitura deste livro muito tranqüila, mas não menos emocionante.

O galã da história, Henry Schoonmaker, na verdade não passa de um – com todo o respeito – bundão: ele é altamente manipulável e apenas reage às situações que se apresentam em sua vida. Pensou em Nate Archibald? Pois Henry é bem por aí! O pai faz o que quer com ele, chegando ao cúmulo de se candidatar a prefeitura da cidade usando a morte da noiva do filho como alavanca eleitoral. Se no primeiro livro da série ele nos deixou deslumbradas com o seu charme, agora ele não passa de um menininho bobo.

Enquanto Elizabeth e Will Keller atravessam o país vivendo seu amor e buscando uma forma de enriquecer com petróleo, a casa das Holland em Nova York entra em crise: a senhora Holland fica doente após a “morte’ da filha, o dinheiro torna-se escasso e Diana não sabe mais o que fazer para se livrar de seus pretendentes – pelo menos enquanto não sonha acordada com Henry e seus beijos. A trama segue assim até Elizabeth receber uma carta emergencial da irmã, que sempre soube de seu plano de “desaparecimento”. Esta carta causa uma tremenda reviravolta na trama, criando uma situação mais que inesperada. Mistério e tensão entram na trama, deixando-nos com gostinho de “quero mais” e muita expectativa pelo próximo volume da saga.

Nesta cadeia de amores não correspondidos e impossíveis, Will Keller é simplesmente encantador com sua perseverança e determinação. Outra personagem que se destaca é Lina Broud, antiga empregada das Holland. Determinada a se tornar uma dama da sociedade, ela assume a persona da nova rica Carolina Broad e entra de vez no jogo dos milionários herdeiros de Nova York, contando com o apoio nem sempre leal de Tristan. A história dos dois promete render bastante no terceiro voluma da série, ainda sem previsão de lançamento pela editora Rocco, responsável pela sua publicação no Brasil.

Divertido e feito para passar o tempo, “Intriga” é um dos mais notáveis casos de guilty pleasure. Entre fortunas, fofocas e meninas mais do que interesseiras, temos um precioso trabalho de pesquisa histórica que nos proporciona diversão garantida. Boa leitura!

XOXO,

Jaqueline.

>> Resenha originalmente postada em www.up-brasil.com

Alba 04/12/2010

A experiência de ler o segundo livro de uma série sem ter lido o primeiro não é das mais agradáveis… A sensação é de começar a assistir um filme pela metade. Todos os personagens já foram apresentados e já têm o seu papel na trama super bem-definido. Mas conforme se acostuma com a história e as coisas começam a ficar claras, a leitura é de tirar o FÔLEGO!

Toda a história se passa em 1899, tendo início com um casamento de dois personagens centrais que não são revelados até as cenas finais do livro.

Elizabeth Holland foge com seu amado Will Keller para a Califórnia, às vesperas de seu casamento com Henry Schoonmaker deixando com que todos pensem que se afogou. Apenas Penelope Hayes sua “amiga” e sua irmã Diana sabem do que realmente aconteceu.

E a teia de intrigas começa a ser tecida.

Sabem aquela história: João amava Rosa, que amava Pedro, que amava Maria, que amava António que amava… Poi então, toda a trama é mais ou menos tecida dessa maneira. Uma série de desencontros amorosos e fofocas. Um tipo de Gossip Girl do século XIX.

E não pensem que todas essas regras de condutas diminuem o nível de “periguetismo” das nossas personagens. Nossas protagonistas passam longe do termo “recatada” e se jogam nas aventuras amorosas sem pensar duas vezes.

Gostou? Acesse e leia a resenha completa:

Psychobooks 04/12/2010

E a teia de intrigas começa a ser tecida.

Gostou? Acesse e leia a resenha completa: