The Chosen and Beautiful

The Chosen and Beautiful Nghi Vo




Resenhas - The Chosen and Beautiful


5 encontrados | exibindo 1 a 5


julia 07/05/2021

Resenha: The Chosen and Beautiful
The Chosen and The Beautiful não foi realmente o que eu pensei que seria? Eu sabia que essa seria uma recontagem de Gatsby, mas não esperava que fosse uma cópia tão copiada do livro original. Achei que alguns dos grandes pontos da trama seriam diferentes e/ou pelo menos apresentados de uma maneira diferente. Mas isso não aconteceu.

Eu amei a escrita de Nghi Vo, no entanto! Era muito fácil de ler e se perder, e a perspectiva de Jordan era realmente interessante, especialmente quando havia uma pitada de magia através dela. Eu também apreciei que quase todo mundo era queer :D

Os pedacinhos mágicos foram legais? Mas, uma vez que o livro puxou tanto e fortemente do texto original, senti essa magia bem fora do lugar e deslocada. Ela só era relevante e mencionado em momentos muito específicos, então foi um pouco como duas histórias diferentes misturadas.

Tenho certeza de que muitas pessoas vão gostar disso, principalmente se você teve dificuldade com o clássico - a escrita de Nghi Vo tornou essa história muito mais interessante. Estou apenas... desapontada e como se não tivesse lido algo novo.
comentários(0)comente



kamila 17/01/2023

Nghi Vo deu o nome dela!
"I had just been in the freezing ocean, but there was something even clammier and colder about her. He hadn't warmed her at all, him or his love."


Li um reconto do meu clássico favorito e agora não sei como viver depois desse acontecimento.

The Chosen and The Beautiful, da autora Nghi Vo, é um reconto do clássico americano O Grande Gatsby do autor F. Scott Fitzgerald. Foi uma leitura rápida, fui acompanhando pelo audibook que tem 9 horas e foi interessante reencontrar essa história tão importante pra mim com nova faceta e um novo ponto de vista. Jordan Baker, uma personagem que na versão clássica quase não tem destaque, já nessa versão não só vamos ver a história pelo ponto de vista dela, mas também por um olhar de uma mulher asiática e queer, o que já é completamente diferente do original.

O que O Grande Gatsby tem de branco e hétero, The Chosen and The Beautiful já mostra uma diversidade maior com personagens imigrantes, queer, menção ao movimento sufragista e tem até cena de aborto. Pautas que a autora fez questão de colocar nessa versão já que era aquilo que também acontecia no EUA da década de 20 pós Primeira Guerra, e não apenas festas e um cara que não consegue superar o passado e fica correndo atrás de uma mulher casada (desculpa Gatsby).

A autora soube muito bem conectar a versão dela à versão clássica, conseguindo agregar e ampliar muitos elementos, tornando a história ainda mais rica. Por um exemplo, a cena da conversa da Jordan com o Gatsby na festa. É revelado a conversa deles, sendo que em O Grande Gatsby não mostra, mesmo tendo noção do teor da conversa. Outro detalhe é o famoso romance entre Nick e Jordan. No clássico é praticamente inexistente, eles tem um pequeno affair, mas nada muito substancial. Já em The Chosen and The Beautiful, Jordan e Nick realmente se envolvem, são um casal presente ao longo da história e possuem uma relação bem intensa. Já um detalhe que eu amei e a autora soube muito explorar é o momento em que a Jordan conversa com a placa da propaganda do T. J. Eckleburg. Pelo menos eu, quando eu li O Grande Gatsby, eu sempre fiquei pensando, "Se essa placa pudesse revelar os segredos dessa fatídica noite, o que ela ia contar?" e a autora faz essa cena realmente acontecer. Obrigada Nghi Vo por tornar meu sonho realidade.

E nisso nos leva a parte fantástica do livro, completamente original nessa versão. Confesso que no começo eu achei confuso porquê os elementos fantásticos vão acontecendo de forma um tanto vaga e só mais pra frente é que a autora vai contando mais ou menos como a magia funciona nesse universo, e o poder da Jordan que tem conexão com suas origens vietnamita. Essa parte foi bem interessante e até lembrei do Robin de Babel da R. F. Kuang. Outro detalhe que eu gostei referente ao sistema mágico é em como a autora conseguiu deixar o Gatsby ainda mais misterioso. O que ela criou combinou tanto com o contexto do personagem que tornou a imagem desse homem ainda mais mística.

Pra mim foi uma leitura mega especial, se eu já gostava de O Grande Gatsby eu passei a gostar ainda mais. Nghi Vo conseguiu essa façanha. Ela conseguiu fazer tanta coisa nesse livro que até agora eu tô sem palavras. Ela tem uma escrita ótima, em muitos momentos extremamente poética, foi maravilhoso de ler. Com certeza tenho vontade de conhecer outros livros dela e sou muito grata pelo o que ela fez nesse reconto. Confesso que aconselho a leitura de O Grande Gatsby antes, não é obrigatório, é só uma dica, pois eu acho que fica ainda mais relevante já ter essa base pra entender o que a Nghi Vo mudou e acrescentou.
comentários(0)comente



AMANDA3038 11/03/2023

é bom livro, mas com certeza, eu sentiria mais emoção e ficaria mais imersa se já tivesse consumido the great gatsby antes.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



herfleurs 19/08/2021

"The world was on fire, but we could only smell the smoke"
Eu não li Gatsby, então pode ser por isso que esse livro não me surpreendeu tanto e também não foi um ótimo convite pra ler.

Eu senti que a autora reduziu o livro inteiro sobre outros personagens além da principal, basicamente deixando ela sem um plot que não fosse dependente. Os outros personagens foram muito superficiais, a escrita foi muito bonita como sempre mas ainda assim além do que estava descrito eu não vi nenhuma ação desses personagens. A magia foi tão vaga, eu não entendi como funciona essa sociedade onde o livro está inserido onde tem uma influência da igreja e ainda assim não me passa como as pessoas realmente reagem sobre pactos, demônios etc.

Metade do livro e eu não aguentava mais descrições sobre vestidos que Jordan ou Daisy iam usar. Jordan, aparentemente é conhecida por alguma coisa que ela faz por carreira, mas aconteceu duas vezes no livro inteiro e eu completamente esqueci, era uma das poucas coisas que tinham da personalidade dela no livro e foi raso de novo.

As relações eram uma bagunça, eu estava esperando um livro super diverso com discussão sobre raça e classe e nada disso foi entregue.

Fiquei muito decepcionada.
comentários(0)comente



5 encontrados | exibindo 1 a 5


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR