Dezenove Garras e um Pássaro Preto

Dezenove Garras e um Pássaro Preto Agustina Bazterrica

Resenhas -

Queria Estar Lendo 17/06/2023

Resenha: Dezenove Garras e um Pássaro Preto
O mais recente título da autora de Saboroso Cadáver chegou aqui pela Editora Darkside (que enviou pra gente um exemplar em cortesia). Pelas mãos de Agustina Bazterrica, Dezenove Garras e um Pássaro Preto explora alegorias, metáforas e horrores inimagináveis em uma sequência marcante de contos.

Essa coletânea reúne 19 contos que abordam medo, luxúria, egoísmo, inveja e infinitas outras emoções. Com um toque de bizarro e do inimaginável, Agustina Bazterrica mergulha na nossa psiquê e nos leva a atravessar histórias que parecem sem pé nem cabeça, mas que entregam muito em poucas páginas.

Dezenove Garras e um Pássaro Preto é um livro doido. Eu já começo por aí. E por isso foi uma leitura muito interessante. Se você procura histórias que fujam do normal, que te coloquem pra ficar igual a Nazaré confusa durante o decorrer delas, é esse o livro que precisa ler.

Agustina Bazterrica tem um dom muito parecido com o do Junji Ito em relação a evocar o bizarro e macabro. Aqui, ela faz isso maravilhosamente bem em pouquíssimas páginas. Nos convida a visitar contos que começam no absurdo e terminam no mais absurdo ainda.

"De tão afiado, o silêncio começa a sangrar."

Dezenove Garras e um Pássaro Preto tem dezenove contos muito interessantes que giram em torno do abstrato, seja ele medo, desejo, avareza, psicótico. Mesmo as histórias mais bizarras aqui ainda se encaixavam perfeitamente na temática, explorando o inexplorável.

As caixas de Unamuno, por exemplo, é um conto direcionado ao leitor. Você entra em um táxi e suspeita que o taxista seja um serial-killer. Mas por quê? E o que vem a seguir?

Um som leve, rápido e monstruoso explora a morte brutal de um vizinho e o que significa ter o corpo dele no quintal.

Lava-louças é de um absurdo tão grande, girando em torno de uma mulher que está fora de si e que busca seu lugar dentro de uma situação bizarra, que só lendo pra sentir.

A bem verdade, todos os contos de Dezenove Garras e um Pássaro Preto são assim. É uma experiência de leitura completa, passar por esse livro. E como ele é bem curtinho, mesmo reunindo tantas histórias, é leitura pra uma tarde.

"Ficava horrorizada com os traços monstruosos do cotidiano."

Além dos três citados, outros contos que me ganharam e me perturbaram e arrancaram de mim expressões de surto e incompreensão foram Teicher vs. Nietzsche, Os mortos, Inferno, Arquitetura e Rosa bombom.

A edição da Darkside ficou muito bonita. Só não gostei das páginas brancas, porque elas cansam um pouco os olhos. Gostei muito da capa, da tradução de Ayelén Medail. Ah, e minha edição veio autografada pela autora! A Agustina passou aqui no Brasil para alguns eventos, e a gente recebeu convite pra entrevistá-la, mas infelizmente não pude ir por causa da distância entre cidades. Então obrigada, de novo, caveirinha!

Se você curtiu Saboroso Cadáver, ou se por acaso busca uma leitura rápida que foge do comum e te convida a vivenciar emoções além da compreensão, Dezenove Garras e um Pássaro Preto é a leitura perfeita.

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2023/06/resenha-dezenove-garras-e-um-passaro.html

gabspittol 09/01/2024

Como já mencionei algumas vezes, Agustina é autora do meu livro preferido atualmente, Saboroso Cadáver. Então é claro que eu ia querer qualquer outra coisa que fosse lançada dela no Brasil, certo? Nesse livro, ela traz uma coletânea de contos escritos ao longo do século, que enfatizam ainda mais a mente e criatividade da autora.
São contos e textos curtos, e abordam os mais diversos temas, desde crimes e serial killers, até sentimentos corriqueiros do dia a dia, entre outros. Devo deixar aqui também um alerta de gatilho, pois alguns assuntos podem ser bem sensíveis para alguns leitores, como suicídio e abuso.
Esse exemplar certamente traz personagens intrigantes e até mesmo bizarros. Anteriormente pensei em falar sobre cada um dos contos, mas como são curtos, eu acabaria dando muitos spoilers. Mas o que posso dizer é que são interessantes e abordam diversos temas. E que eu gostaria, inclusive, que alguns fossem mais aprofundados, porque dariam histórias tão boas quanto a minha preferida.
Não foi uma leitura como Saboroso Cadáver, mas foi tão agradável quanto, embora eu prefira histórias corridas a contos. Com um total de dezenove contos, o meu preferido, certamente, é um dos primeiros, Roberto. Como já era de se esperar, leitura super recomendada!

site: https://www.resenhasdagabs.com/

Evy 04/07/2023

Espetacular! Favoritado!
Com uma voz singular e uma narrativa impecável, Bazterrica nos conduz por dezenove contos que mergulham no lado mais sombrio da experiência humana e trazem consigo um toque de sarcasmo inteligente e criativo. Para os que já tiveram a oportunidade de ler Saboroso Cadáver sabem que a autora não brinca em serviço e sabe exatamente como nos envolver com suas palavras e nos deixar ansiando por mais.

Inspirada por grandes nomes literários, Bazterrica nos presenteia com contos curtos e extremamente impactantes que exploram sua versatilidade e sua brilhante habilidade como narradora. Sou super suspeita pra falar, pois já me tornei fã da autora, ainda mais depois de conhecê-la pessoalmente e saber mais sobre seu processo criativo. Bazterrica consegue transitar entre fluxo de consciência, terror psicológico e até o nonsense que permeiam nossas angustias cotidianas, com uma narrativa ao mesmo tempo crua e poética.

Atrelado a isso, traz personagens excêntricos e verdadeiramente inesquecíveis que beiram o bizarro, mas que sabemos muito reais e que podem viver entre nós ou dentro de nós. Do primeiro ao último conto nos vemos envolvidos em tramas do cotidiano que tornam impossível parar a leitura, apesar dos horrores e sentimentos que despertam, pois no tiram do lugar comum. Gostei de todos os contos dessa coletânea, mas Inferno, foi um que realmente mexeu comigo, não só pelo apelo animal, mas pela escrita que te faz literalmente sentir no inferno.

Dezenove Garras e um Pássaro Preto é uma verdadeira genialidade da autora, que nos envolve em uma teia de contos incríveis e cativantes, repletos de experimentações literárias sobre os mais profundos temas da existência humana.

Super recomendo!

Beckerath 22/08/2023

Lindo?
Amei esse livro. De verdade. Os contos são tão improvisados e muito bem bolados ao mesmo tempo!!!
Eu acho q eu tava mais na vibe dele no início do livro, depois eu comecei a economizar de tão bom, e aí passou a conexão profunda - por isso as 3,5 estrelas, talvez eu mude futuramente.
O que eu achei mais legal foi que os contos vão a extremos inimagináveis. Tipo, não que sejam coisas loucas impossíveis de acontecer, mas tipo, você nunca vai pensar em escrever sobre um taxista que arranca unhas de suas vítimas, ou um pássaro preso por idosas, sabe?!
Tiveram alguns contos que eu realmente não fui junto porque não se pode acertar sempre, mas ela arrasou demais, cada conto tinha alguma coisa especial ou marcante, sem contar os que eu me identifiquei tanto que fiquei preocupada (cof cof, Elena-Marie Sandoz?? Rosa bombom???).
Enfim, recomendo super!!
Aqui vão os que eu gostaria de destacar:
?As caixas de Unamuno??;
?Anita e a felicidade ??;
?Teicher vs. Nietzsche?;
?Elena-Marie Sandoz?????.

IzzyNolding 26/10/2023

Muito bom, mais uma vitória de Agustina
O livro é de contos e muitos deles BEM curtos. Mas eles não falham em te assustar até vc ficar com calafrios e desejando não ter pego nesse livro.

Com contos de menos de cinco páginas, Bazterrica consegue concentrar altas doses de medo e insegurança. Alguns contos são extremamente pesados e devem ser lidos com cautela, outros são retratos da sociedade e dos nossos medos. Mas nenhum deles decepciona. Não dei cinco estrelas porque alguns, mesmo que eficientes em assustar, parecem que foram escritos só para isso, o que me deixou esperando uma critica maior e não recebi nada.

Um verdadeiro deleite para quem deu Cadáver Exquisito e queria mais da autora.

Aqualasca0 29/03/2024

Dezenove garras e um pássaro preto
Uma coletânea de vários contos de Augustina Bazterrica em 160 páginas, um mais envolvente que o outro, ainda não consigo decidir qual meu favorito.

Beatriz3345 18/06/2023

Contos adoráveis (só que não) haha
Bom, para quem gosta de livros gore com um toque de realidade, esses contos e essa autora é sensacional.

São vários contos com várias histórias diferentes e ao mesmo tempo que você pensa que é continuação você vê que é totalmente diferente.

Eu comprei o livro na noite de autógrafos e li em 2 noites!!
A escrita é bem fluida, a única coisa que a darkside peca um pouco é a página ser branca.. isso cansa a vista de uma forma que não dá pra ler continuamente como os contos se apresentam. Porém, vale a leitura!

Roberta Irds 20/06/2023

19 contos macabros, curiosos, bizarros e alguns até mesmo sarcásticos.
No ano passado, tive o imenso prazer de receber o livro "Saboroso Cadáver" da Darkside Books e fui surpreendida por essa distopia canibal. Fiquei encantada com a escrita de Agustina e, para minha surpresa, neste ano tive a honra não apenas de receber antecipadamente e com autógrafo o seu mais novo lançamento, "Dezenove Garras e um Pássaro Preto", mas também tive a oportunidade de conhecê-la pessoalmente e entrevistá-la. Foi sem dúvida uma das melhores experiências que tive nos últimos anos como apaixonada por literatura, e sou imensamente grata à Caveira pelo privilégio!

"Dezenove Garras e um Pássaro Preto" é uma coleção de 19 contos macabros, curiosos, bizarros e alguns até mesmo sarcásticos. Eles abordam temas universais da condição humana, como inveja, medo, amor, amizade, desejos, maldade, morte, o papel da mulher na sociedade e entre outros.

A maior parte dos contos é aberta à interpretação, o que eu particularmente adoro. Cada leitor pode atribuir significados diferentes às histórias, e vice-versa. Apesar de ser um livro curto, a leitura tem um valor pessoal imenso, dependendo dos gatilhos que tocam cada um.

E quanto à edição? A Caveira realmente sabe o que faz! É simplesmente belíssima! Se você gostou de "Saboroso Cadáver", com certeza vai adorar "Dezenove Garras e um Pássaro Preto".

Recomendo que mergulhe nesse universo macabro e fascinante e descubra os múltiplos significados que esses contos têm a oferecer.

guidscunha 25/08/2023

Um tanto capenga
É dificil analisar um livro de contos, dados que a qualidade das melhores das histórias não define a do livro como um todo. Ainda assim, digo, com certeza, que, se soubesse o que encontraria nesse livro no momento em que o comprei, preferiria tê-lo deixado nas prateleiras da livraria.

Em geral, achei quase todos os contos fracos, sem graça e pouco atraentes. O único que me prendeu de verdade, por acha-lo irônico e curioso foi "Teicher vs. Nietzche", que ganhou minhas 5 estrelas pelo único fato se ser engraçado. Mesmo assim, não acredito que vou lê-lo novamente tão cedo. Segue, abaixo, minha avaliação para cada um dos contos:

1. As caixas de unamuno: ?
2. Roberto: ???
3. Um som leve, rápido e monstruoso: ??
4. Rosa bombom: ?
5. Anita e a felicidade: ???
6. Lava-louças: ??
7. Terra: ????
8. Simetria perfeita: ????
9. O hálito do lobo: ??
10. Teicher vs. Nietzsche: ?????
11. Os mortos: ????
12. Elena-Marie Sandoz: ????
13. A lentidão do prazer: ??
14. Sem lagrimas: ???
15. A contínua igualdade da circunferência: ????
16. Um buraco esconde uma casa: ????
17. Inferno: ?
18. Arquitetura: ?
19. As solitárias: ?

Mesmo grande parte dos contos sendo críticas sociais claras e reflexões do nosso cotidiano, sinto que os mesmo fazem isso de uma forma um tanto tediosa e forçosa, não muito pensada.

Em resumo, não acho que esse livro cumpre sua missão. Os contos não são tão horríveis e eletrizantes como tantos falam, na verdade, são exatamente o contrário: nada originais e, no máximo, ok. Os poucos que, para mim, são legais não chegam a justificr a aquisição do livro como um todo. Se você está lendo esse review, vai a minha dica: tente encontrar na internet os contos mais bem avaliados (por todos, não apenas por mim) daqui um tempo, compensa muito mais.

Juliana Ascoli 07/02/2024

Desconfio que Agustina poderia ser amiga da Mariana Enriquez: as duas teriam muitos assuntos em comum!
Amei o conto da família que não chora!

MariMarimbondo 04/08/2023

?? Garras fincadas ??
Eu sempre mantive um carinho por livros de contos, mas essa obra me deu outra perspectiva.
Eu já li "Saboroso Cadáver", da autora, que gostei muito, e "Dezenove Garras" consegue prender e encantar da mesma forma que ele.
Gostei muito da pegada meio abstrata de alguns contos, como o Hálito do Lobo, e do cotidiano horroroso que ela nos trás, como em Rosa Bombom e Anita e a Felicidade. As histórias nos fazem pensar, questionar, admirar a estranheza coerente de cada uma

anabeavila 17/09/2023

Bizarro, mas nem sempre bom.
Considerando a originalidade de Saboroso Cadáver, uma das melhores leituras que fiz ano passado, fiquei ansiosa para ler mais da autora. Porém, mesmo mantendo a boa escrita e as ideias únicas, não gostei muito dos contos. A maioria não é muito interessante, poucos realmente me surpreenderam. É nítida a intenção de fazer diversas críticas sociais, mas senti falta de um melhor desenvolvimento e profundidade nos personagens.

A estranheza diante dos temas abordados é inevitável, mas ser diferente não é o bastante para ser bom. Uma leitura rápida, mas não tão boa quanto eu esperava.

"Ficava horrorizada com os traços monstruosos do cotidiano. Aquelas coisas que olhamos, mas não vemos, das quais não sabemos a verdadeira essência."

"As pessoas têm o costume de parar para observar fascinadas as pequenas consequências da morte, pois isso acrescenta, por assim dizer, um pouco de terror à monotonia de suas vidas."

Suh Oliveira 02/04/2024

Dezenove Garras e um Pássaro Preto trás contos e textos curtos sobre os mais variados temas. É um misto de horror e o pior que há no ser humano escritos com toda a perspicácia da Bazterica. O livro possui temas sensíveis como suicídio e abuso sexual. Muitíssimo bem escrito!

Louise 25/12/2023

Uma leitura divertidamente bizarra
Aqui, encontramos os mais diversos tipos de causos, mostrando toda a versatilidade da autora e seu talento em prender o leitor nas mais variadas narrativas. Seus personagens, em geral, são carregados de sentimentos intensos e sua escrita mostra uma violência e brutalidade eletrizantes perante situações ora desesperadoras, ora comuns, mas sempre com uma sombra mais profunda pairando por ali. Objetos inanimados, um término de relacionamento ou uma véspera de ano novo ganham uma nova cara sob a perspectiva de Agustina. Por exemplo, uma mulher cheia de dinheiro, mas deslocada da sociedade, procura desesperadamente seu lugar e tenta entender situações que só podem ser alucinações. É uma história tão bem contada que é o típico caso de “não sei nem o que dizer, apenas sentir”. Essa é a essência de Dezenove Garras (representando toda a agressividade) e um Pássaro Preto (representando melancolia, solidão, morte).

Além de situações cotidianas levadas ao extremo, também há alguns contos que usam do fantástico juntamente ao corriqueiro. Na verdade, se olharmos bem, a estranheza presente na maioria – se não todas – das histórias acaba tendo uma pontinha de fantástico, mas o que mais encontraremos aqui são momentos bizarros. De tão absurdos, acabam arrancando gargalhadas incrédulas e outros, de tão macabros, proporcionam reflexões filosóficas, talvez alguns pequenos surtos e crises existenciais. Vale citar como destaque, além dos já comentados aqui, os contos Rosa Bombom, Teicher vs. Nietzsche, Elena-Marie Sandoz e A Contínua Igualdade da Circunferência. Mas, claro, todas as histórias são únicas a seu modo e merecem uma atenção especial.

Dezenove Garras e um Pássaro Preto é uma coletânea recheada de boas histórias curtas, podendo ser lido em apenas um dia. Contos perturbadores, contos bizarramente engraçados, contos mórbidos, contos que nos deixam com raiva, que nos fazem refletir sobre as nossas próprias reações exageradas perante momentos banais, enfim. Se você gosta de coisas que se mascaram de normais, mas na verdade escondem coisas muito maiores, muito mais inusitadas (e bota inusitadas nisso), esse livro é fortemente recomendado. Excêntrico e atípico mesmo nos atos mais comuns, nos contos de Agustina Bazterrica você encontrará de tudo, menos normalidade.

site: https://bocadoinferno.com.br/criticas/2023/08/dezenove-garras-e-um-passaro-preto-2023/