Carta para meu jovem eu

Resenhas - Carta para meu jovem eu

Fernanda 11/04/2021

Carta para meu jovem eu
Resenha no blog:

site: https://modoliterario.blogspot.com/2021/04/resenha-carta-para-meu-jovem-eu-jane.html

Luana.Nantes 24/08/2022

Amo cartas!!!
Gostei muito!!!

Adorei a ideia do livro, achei a leitura bem dinâmica, amo livros com cartas ou contados por elas. As histórias são bem interessantes e comoventes...

Três sentimentos/sensações que a leitura me trouxe:
#carinho/amor
#dedicação
#resiliência

Super indico!!!
#volteascartas

Helana O'hara 05/05/2021

Cartas emocionantes
Oi pessoas lindas da minha internet.
Hoje trouxe uma opinião do livro Carta Para Meu Jovem Eu, livro lindo organização pela jornalista Jane Graham. Ele é um presente para os leitores brasileiros, a versão nacional ainda trás dez cartas escritas por brazucas importantes que realmente fizeram a diferença no País e na vida deles. Claudia Raia, Ana Botafogo, Marcos Piangers, Elza Soares, só para citar alguns.

Se imagine, sentando na frente de um computador, ou apenas relaxando no sofá ou na cama e te perguntam “ se você pudesse escrever uma carta para você, jovem , lá do passado – o que você escreveria?”
É um desafio um tanto quanto ousado e criativo.Você voltar ao seu passado, com a mente e os olhos que tem hoje, sentir orgulho do que já fez, ou não. Puxar a orelha de si mesmo, ter boas memórias.
Esses e outros sentimentos estão no livro Carta Para Meu Jovem Eu. O livro ele nos presenteia com mais de 80 cartas escritas por várias pessoas influentes do Mundo todo em diferentes datas. Essas cartas foram dividas em partes Amor, Amizade, Coragem, Destino, etc.

Quando pegamos um livro dele com tamanha sensibilidade para ler, descobrir histórias, entrar um pouco na alma daqueles que as escrevem é emocionante.
Você ri, você chora, você se surpreende, você se emociona. Tudo isso acontece em um livro repleto de muita conversa.
Uma das coisas mais legais que senti lendo ele, é que a sensação foi que cada pessoa que ali mostrar um pouco mais de si, parecia que estava conversando comigo sentada na mesa, bebendo um café.
E acreditem quando um livro conversa com o leitor dessa forma é porque sua missão é cumprida.

Leia, não vai se arrepender.

Luciana 15/01/2021

Entrou na minha lista de preferidos!
A melhor leitura do ano, que presente de Natal!!!
A @editorabelasletras apareceu para mim em um anúncio (não lembro se no Insta ou no Face) e a sinopse desse livro me chamou a atenção na hora: cartas que pessoas inspiradoras escreveram para seus "eus" de 16 anos!
A edição brasileira incluiu cartas de pessoas como Elza Soares e Maria da Penha.
Chegou ontem e não consegui parar de ler até concluir, agora! Já entrou na minha lista de favoritos da vida inteira ❤️ Recomendo (olha o tanto de fotos).
Vou fazer mais de um post sobre esse livro aqui, porque ele me fez lembrar de como me apaixonei pela Psicologia: por saber que todo ser humano tem uma história única e preciosa 💗
A editora ainda envia outro livro para doação posterior. Muito amor!
"Em 2007, tive um estalo. [...] há tempos pensava sobre como poderia levantar tópicos para que os entrevistados falassem de suas vidas de modo honesto e revelador. Percebi que a única pessoa para quem sequer tentamos mentir, a única pessoa que conhece nossa melhor e nossa pior versão é a gente mesmo" (p. 11).
"Aos dezesseis anos, não fazia muito tempo que eu havia perdido a minha mãe. Creio que, como em qualquer tragédia, com sorte sua mente encontra uma forma de lidar com a dor de modo a permitir que você siga em frente" (Sir Paul Mc Cartney, p. 313).
"Se um dia eu tivesse a oportunidade de me encontrar com aquela Elza, eu diria o seguinte: Cuidado com as pedras que você vai encontrar pelo caminho. Terá que chutá-las, às vezes de uma maneira cruel. Farão teus dedos doerem, vai machucar. Caminhe sempre cuidando o chão, mas olhando para o horizonte. Vai caminhando com cuidado - devagar, às vezes, porque vai ter muita pedra no caminho -, sem deixar de lado teu grande sonho. Vai passar. Haverá sempre pedras no caminho e vai ter gente que vai achar melhor não se machucar, vai ter gente que vai achar que é melhor ficar paralisada, com medo das pedras. Não tenha medo de se machucar. Teus dedos vão sair machucados, sim, não vou te enganar, não vai ter outro jeito. Isso é viver. Isso é ser feliz" (Elza Soares, p. 273).

#livros #cartaparameujovemeu
#editorabelasletras

site: https://www.instagram.com/a.biblioteca.da.psicologa/

Dani Pontes 05/02/2021

O q vc diria a si mesmo adolescente?!?!
Uma revista britânica inovou nas entrevistas pedindo pros entrevistados escreverem pro seu jovem eu com 16 anos. São várias cartas catalogadas em alguns anos e mais 10 de personalidades brasileiras.
Me emocionei, ri, salvei algumas dicas e terminei o livro querendo escrever uma carta pra Dani de 16 anos!!!

Alexandra 08/05/2022

Gostoso de ler
São cartas de pessoas famosas escrevendo para eles mesmo adolescentes. Nessas cartas eles fazem um resumo de suas vidas e o que falariam para eles jovens. Alguns nós brasileiros não conhecemos, mas para compensar as cartas dos brasileiros são interessantíssimas.

júlia braga 30/11/2022

cartas para meu jovem eu - meio merda (ou completamente)
eu baixei pq tava de graça e não sabia sobre oq era
e me surpreendi um pouco
é basicamente oq umas pessoas famosas falariam pro seus eus de 16 anos
achei um pouco exagerado pq tipo 4 páginas pra falar com um adolescente q é vc no passado, mds??
mas ok né cada um se expressa como quer
porém eu só li 2 pq era qm eu conhecia
(se alguém tiver curiosidade são: Neil Gaiman e Margaret Atwood (eu acho))
é isso,
bjs,
júlia

Cristiane 06/04/2023

Bom!
É um livro bacana, muito diferente do que eu achei que seria quando comecei a ler, mas vale a leitura.
O livro é uma junção de vários depoimentos de pessoas famosas, onde elas contam um pouco sobre suas vidas e como descobriram o que queriam dela e como fizeram acontecer.
E a cada final dos relatos esses famosos meio que deixam uma mensagem para o seu jovem eu, o que falariam para a sua versão mais nova se pudessem.
O livro é bom, mas não é nada de tão surpreendente.
É repleto de "Não desista", "tenha paciência e persista", "confie no que você acredita", e uma infinidade de coisas que pessoas que já venceram na vida acham muito fácil de se falar.
Ainda assim, é interessante a leitura.
Recomendo para passar o tempo!

Mika.Chan 02/05/2022

Eu esperava por cartas de verdade
O livro é bem legal, da pra gente conhecer várias personalidades e como lidaram com a vida,carreira e amores.
Eu esperava que fossem cartas de Verdade, mas foi como se estivesse ouvindo entrevistas. ( Consumi em áudiobook)
Acredito que se tivessem feito em formato de cartas ia ter ficado bem mais legal e daria juz ao nome do livro.

Sol 16/10/2022

Muito inspirador ver o relato de tantas personalidades sobre suas versões jovens, as dificuldades, inseguranças, contextos familiares e sociais.

Lia 28/05/2022

Um livro terapêutico
Ler esse livro foi uma experiência incrível. Cada celebridade, eu pesquisa no Google para saber quem era, pois não conhecia todos. Tantos conselhos e histórias de vida inspiradores que fiquei instigada a fazer o mesmo com minha jovem eu de 16 anos.
Uma leitura que vale a pena.

Aly 24/05/2023

Não é um livro ruim, mas por ser tipo biografia (um gênero que não me dou muito bem) acabou sendo uma leitura arrastada e cansativa.

"Quem não pensa sobre o futuro cria o presente com as ferramentas do passado."