Soft skills

Soft skills Lucedile Antunes

Resenhas - Soft skills

William LGZ 27/08/2023

Nada profundo mas ainda assim bem útil
Uma seleção de textos de diversos autores, desde diretores executivos até terapeutas, desenvolvidos especialmente para o que é tema do livro que são as ditas competências essenciais para os novos tempos: soft skills, o mesmo que habilidades comportamentais.

Por ter pessoas realmente competentes envolvidas neste projeto há de fato muito conhecimento útil e descobertas interessantes ao longo de suas páginas, mas a variedade que joga a seu favor simultaneamente também é um contraponto já que, com tanta gente escrevendo, ficou difícil para cada um se aprofundar nos temas propostos e passar exemplos e conteúdos realmente práticos.

Ainda assim acho que vale a pena ser conferido porque pode servir como uma boa porta de entrada para mais pesquisas e estudos a esse respeito pois é um tema muito importante e que pode fazer uma grande diferença na carreira de todos nesse árduo mercado de trabalho em que estamos inseridos.

marcella.ks 30/01/2021

Muita teoria, pouca prática
O livro apresenta diversas softskills do ponto de vista de diversos profissionais e o fato de ter diversos autores deixou a narrativa um pouco arrastada em alguns momentos, o que acabou influenciando na absorção do conteúdo. Outro ponto é a falta de exemplos e dicas de aplicação, gostaria de ter lido um conteúdo mais voltado a prática.

baracho.rodrigo 26/11/2022

Clichê
Cada capítulo é um texto de um autor, esperava algo novo sobre as competências do futuro, encontrei exemplos da largata que vira borboleta ? ??

moacircaetano 10/11/2022

Muito bom o livro, não se trata de um guia detalhado, mas sim um despertar para cada uma das soft skills discutidas, e assim cumpre sua função.

Vidal 29/03/2024

Manual de softskills
Varios co autores cada um com um capitulo falando sobre uma softskill esse livro merece ser adquirido de forma impressa e sempre consultado!
Um manual (resumido) de softskills

_vivics 23/12/2022

Bom para começar a entender competências comportamentais
Esse não é um livro que traz o assunto das soft skills com muita profundidade ou que propõe uma visão mais técnica/prática sobre os comportamentos trabalhados pelos autores. Ao meu ver, é um livro mais básico, introdutório, indicado para pessoas que estão começando a buscar e entender sobre o assunto, especialmente aplicado ao mercado de trabalho.

Apesar de muito do conteúdo ser útil, também há uma boa parte que carece de uma fundamentação mais confiável. A título de exemplo, vemos alguns assuntos baseados em psicanálise, constelação familiar e "inteligência sistêmica" que não são pautados em quaisquer evidências e que podem prejudicar quem tem menos familiaridade em reconhecer pseudociências.

O livro é ótimo em mostrar quais competências comportamentais têm sido mais úteis e valorizadas em ambientes profissionais e até mesmo em contextos pessoais, mas não deixem de buscar mais fontes (especialmente de base científica) para entenderem mais sobre o tema e sobre comportamento em geral

Victor 07/01/2022

A intenção do livro é até boa, entrando, a execução foi péssima. Como são diversos autores trabalhando em cima de temas complexos e com pouco espaço pra aprofundar os assuntos, fica uma lacuna em cada capítulo, faltando profundidade e exemplos para enriquecer cada seção. Além disso, chega um pouco em que muito já foi trabalhado em outros capítulos e o livro fica "vazio".

Farache 12/09/2022

É um bom livro para aprender sobre as soft skills
Só senti falta da profundidade sobre os temas abordados, se for ler não espere por isso, porque é um livro introdutório.

Filha de Júpiter 15/10/2023

Sem noção da realidade
Foi um livro muito cansativo de ler do começo ao fim, chato, com autores que vivem dentro de suas bolhas e acham que a vida de todos é como a deles, que defendem aquela mal**ta frase de "Só depende de você!".
Não consegui criar uma conexão, nem ter empatia por nenhum desses autores. Eles falavam tipo "Sabe, é muito difícil abrir uma empresa com 17 anos com a ajuda financeira do papai e não ter investidores. A vida não é fácil!", sério po**a?!
Eles falam sobre felicidade no trabalho, dizem que se você não gosta do seu trabalho saia dele. E meu ódio só subindo. Nunca pensei que leria um livro tão cheio de frases elitistas como esse.
Sem falar que eles enfatizam tanto da importância das "soft skills", no ambiente de trabalho corporativo e ignoram completamente a existência de trabalho braçal (o colarinho azul), as pessoas que trabalha de verdade que nem um condenado nesse país.
Para vocês terem tempo de desenvolverem essas suas "soft skills", tem gente se matando (literalmente) de tanto trabalhar para conseguir sobreviver, para não passar fome! E vocês me vem com esse papinho de mer*a de ser feliz no trabalho, de se não gosta do que faz saia e vá fazer outra coisa? Vão tomar no c*!
Nunca pensei que sentiria tanto ódio de classe enquanto lia esse livro. Não recomendo que leiam, mas eu lerei o segundo porque gosto de passar raiva, aparentemente.

Filósofo dos Livros 17/07/2022

TODO CONHECIMENTO DEVE SER TREINADO
Atualmente, ando interessado em conhecer as Soft Skills. Por esse motivo, comprei dois livros sobre o assunto que eu recomendo demais para vocês:
— Soft Skills: Competências essenciais para os novos tempos, Coordenação Editorial de Lucedile Antunes;
— Soft Skills: Habilidades do futuro para o profissional do agora, Coordenação Editorial Lucedile Antunes e Marcel Spadoto.

As obras trazem diversos capítulos. Cada um é escrito por um empresário ou empresária falando de uma Soft Skill. O ponto de partida é sempre a vivência de cada um. Nesse sentido, os livros ganham grande credibilidade, pois notamos que os autores não se baseiam em simples teorias, mas vivenciam aquilo que nos querem transmitir.

Todos os capítulos são bem escritos e nos convencem da importância de desenvolvermos as Soft Skills. Em um post anterior, expliquei a diferença de Hard Skills e Soft Skills. Resumindo para quem não leu, explico que Hard Skills são habilidades técnicas como Marketing, Escrita etc. Já as Soft Skills são habilidades interpessoais como Inteligência Emocional, Criatividade, Colaboração etc.

Percebo que as pessoas tendem a valorizar muito as Hard Skills na questão da conquista de um cargo, porém o livro me fez perceber que as Soft Skills têm igual ou, talvez, maior importância dentro de uma empresa. Arrisco-me a dizer que para ser um bom funcionário, você deve aprender um número pequeno de Hard Skills, porém, em relação as Soft Skills, você deve dominar um número bem maior.

Embora, como mencionei antes, todos os capítulos são bem escritos, confesso que alguns me surpreenderam mais que os outros. Não imaginava a existência de Soft Skills como Reinvenção, Humor que conecta, Altruísmo, Entusiasmo, Encantamento etc. Entendo o significado dessas palavras, porém nunca pensei que elas pudessem ser entendidas como habilidades para estar trabalhando.

Tive muitos ganhos com a leitura, porém o que me marcou mais foi a conclusão de que não basta adquirir conhecimentos. É necessário treiná-los. Com certeza, compreendi no mínimo 95% dos livros, porém se não colocar em prática esses conhecimentos, nunca desenvolverei as Soft Skills em minha vida.

site: https://www.instagram.com/p/CgHoGQuOiFs/

MartinsAlan 03/03/2023

Cansativo
O livro é ótimo. Vale muito como auto conhecimento e avaliação de pontos a se melhorar e a aprender. Mas poderia ter acabado no capítulo do ?Lifelong Learner?. É cansativo da página 200 para frente.

Nayara.Moura 12/03/2023

Habilidades comportamentais
No mundo cada vez mais digital e automatizado, o papel do ser humano se torna cada vez mais limitado. Da revolução industrial que culminou na diminuição exponencial da oferta de trabalho em atividades manuais com o advento das máquinas à revolução digital que segue o mesmo caminho de extinção quanto a diversas funções, uma coisa não mudou, pelo menos não em sua essência. A necessidade de lidar com suas emoções e gerenciá-las é importante não somente no ambiente profissional, mas em todo contexto em que o ser humano esteja envolvido.

O preâmbulo desse livro parte do conceito de que você é contratado por suas qualificações técnicas (hard skills) e demitido pela falta de qualificações emocionais/comportamentais (soft skills). Em cada um dos capítulos haverá conselhos do por que cada um desses comportamentos devem ser trabalhados e como fazê-lo. Alguns partem de premissas que deveriam ser óbvias para a maioria das pessoas, e que o cotidiano demonstra não serem tão óbvias assim.

Os diversos autores possuem completo respaldo em suas opiniões, já que são profissionais capacitados e renomados em suas áreas e apesar da repetição tediosa de skills que praticamente se assemelhavam em quase tudo, os autores conseguiram introduzir algo a mais, fosse uma história ou um novo modo de se ver o mesmo ângulo.

Sem entrar no mérito da discussão da real objetividade do desenvolvimento dessas soft skills - desenvolvimento ou manipulação? - é inerente a importância do conhecimento delas para um crescimento profissional e pessoal e esse livro é um bom lugar por onde se começar.

site: https://literabitia.wordpress.com/2023/03/12/resenha-soft-skills-varios-autores/

Eduardo 27/02/2024

Começa muito bem...
O livro começa muito bem, descrevendo um histórico das SOFT SKILLS e como este assunto vem ganhando importância....

Mas depois fica meio repetitivo.....
Cada capítulo discorre sobre uma SOFT SKILL e é escrito por um autor diferente...
Assim, por diversas vezes, percebi que um mesmo assunto é abordado por diversas vezes.

Ainda sim o livro tem um valor elevado, pois este assunto ainda é pouco valorizado pelas empresas e pelos profissionais.