Aforismos ou Mensagens Eternas

Aforismos ou Mensagens Eternas Oscar Wilde

Resenhas - Aforismos

Maria 14/04/2022

Pensei que seria mais interessante
Achei muito repetitivo sobre as mulheres, a sociedade londrinense. Não sei se todas essas frases eram realmente coisas que ele pensava, há várias machistas e chatas. Consegui achar algumas legais, entretanto no meio de tantas salvar só meia dúzia é meio decepcionante.
Ainda tenho interesse em ler "O Retrato de Dorian Gray", mas não sei se será logo.

Afonso Rodrigues 07/01/2013

Aforismos de um gênio
Capacidade de compreender e identificar ironias e sarcasmos é um atributo imprescindível para quem for ler esta compilação de aforismos de Oscar Wilde, um dos escritores mais fascinantes da história, em minha opinião.

É uma reunião interessante de frases espirituosas, inteligentes, sarcásticas, irônicas, aguçadas, cômicas, entre muitas, muitas outras características. A obra é ótima, mas por ser uma longa sequência de frases e máximas, em sua maioria independentes, se torna um pouco cansativa. Tal fato me levou a prolongar sua leitura mais do que esperava, mas consegui concluí-la.

O único ponto realmente negativo para mim foi a inclusão de alguns aforismos demasiado longos, já que eu esperava apenas frases mais curtas e diretas.

Para concluir, acho que não podemos tirar a conclusão de que todos aqueles pensamentos eram realmente compartilhados pelo escritor. Ele é muito irônico, especialmente em suas referências às mulheres. Chocar e sobressaltar os mais incautos e sensíveis era o seu predicado mais notável e muitos dos aforismos pinçados de sua obra são na realidade frases "proferidas" por personagens de seus livros. E nem sempre o criador compartilha da opinião do seu personagem. Afinal, é um personagem!

José Vitor 27/04/2020

“Se você não consegue entender o meu silêncio de nada irá adiantar as palavras, pois é no silêncio das minhas palavras que estão todos os meus maiores sentimentos.”
"Aforismos ou Mensagens Eternas" traz um compilado de frases escritas por Oscar Wilde, influente escritor, poeta e dramaturgo britânico da década de 1890 retiradas de suas diversas obras. Graças a nota introdutória de James Joyce conseguimos compreender pelo menos um pouco quem foi Oscar Wilde, onde ele viveu, o que ele escreveu e quem ele era, o que foi muito importante para mim que não conhecia Oscar Wilde, mas apenas havia ouvido falar de sua obra "O Retrato de Dorian Gray", o que me fez querer saber mais sobre este célebre autor e suas obras. Como o livro contém apenas frases, na maioria das vezes a leitura se torna um pouco maçante e monótona pois além de parecer que apenas jogaram frases aleatórias de suas obras onde muitas acabam retratando as mesmas coisas, também não possuímos o contexto delas, o que faz muitas delas perderem o significado que tinham ao ser lida no conjunto da obra. O livro não só apresenta diversos aforismos de cunho pejorativo, principalmente em relação ao casamento e as mulheres, que na minha opinião se faz desnecessário, uma vez que muitas destas foram ditas por personagens de Wilde, e não por ele mesmo, e que acabam sendo associadas a eles caso o leitor não se informe sobre, como também apresenta diversas frases muito extensas, e, como vemos no título: "Aforismos", esperamos encontrar frases mais curtas. Contudo, o livro apresenta sim alguns ótimos aforismos, mas que ficam escondidos em meio a tantos outros desnecessários e preconceituosos, mas mesmo assim eu consegui extrair alguma ideia sobre quem foi Oscar Wilde em alguns, mas principalmente na nota introdutória e, devido a falta de contexto por se tratar de um compilado apenas, me deu uma certa vontade de saber por quem aquelas frases foram ditas, os personagens que Wilde criou e o universo em que eles viviam, pois se eu me conter apenas com frases soltas, não saberei seus reais siginificados.

Joao 28/04/2022

Não é para mim
Alguns aforismos são bem interessantes (e cômicos kk) mas com um livro unicamente de aforismos não tive uma leitura fluida e agradável

Fer Stefani 05/06/2011

Gostava mais dele antes de ler esse livro. As pessoas postam apenas uma ou duas frases dele que não falem sobre machismo, individualismo, egoismo, sua falta de princípios e a vida londrina... Apesar de ser um livro de citações, ele acaba sendo monótono, repetitivo e a insistência a respeito do lugar das mulheres na sociedade é desnecessária.
Márcio Lima 07/07/2011minha estante
Sempre encarei a menção às mulheres feita por Wilde como apenas irônica.

Valeria.Mattioli 05/12/2015

...
Já tinha lido algumas frases do Oscar Wilde por ai e achava o cara um gênio, com frases bem irônicas e ácidas, bem do jeito que eu gosto, mas depois que peguei esse compilado perdi um pouco do interesse em cima do autor.

Achei um pouco repetitivo, frases diferentes retratando a mesma coisa, principalmente sobre o comportamento feminino, a vida na sociedade mais elevada, a sociedade de Londres, e sei lá... achei que no meio de tudo poucas frases se salvaram. Já outras, muito longas, que pra mim perderam todo o sentido...

bizis 18/05/2021

frases de um gênio que já pisou na terra. no geral achei até engraçado, confesso que não acredito que o Wilde realmente acreditava em tudo que falava, mas tem umas ideias legais ai no meio

hscerri 09/02/2024

Um retrato da sociedade londrina do século XIX
Não há nada que Oscar Wilde ame mais do que a beleza, a riqueza, a juventude, e a pureza de jovens rapazes. E não há nada que Wilde odeie mais do que o contrário dessas coisas.

"Aforismos" é um livro curto com frases feitas para serem recitadas em jantares para espantar os convidados. São essas frases o que Wilde realmente pensava da vida? Talvez... Mas acredito que também há uma grande quantidade de ironia nelas, já que ele repudiava a sociedade e tudo o que a envolvesse.

Porém, entre viver naquele mundo moderno cínico e ser simplesmente ignorado e esquecido, ele preferiu se esbanjar no melhor que esta forma de vida tinha a oferecer, e isso se reflete nesses aforismos.

MF (Blog Terminei de Ler) 01/07/2018

Um olhar sobre a complexa personalidade de Oscar Wilde
"Aforismos ou mensagens eternas" do escritor irlandês, radicado na Inglaterra, Oscar Wilde. A presente edição (Ed. Landy, 2000) traz um texto introdutório de James Joyce, autor de "Ulisses". Trata-se de uma reunião de epigramas que traduzem bem o pensamento, muitas vezes polêmico, de Wilde. Eu já tinha lido três obras do autor anos atrás: o belo poema "A Balada do Cárcere de Reading", a genial e raivosa carta "De Profundis" e o triste e belo conto "O Rouxinol e a Rosa" (escrito para seus filhos). Contudo, embora seja uma amostra representativa do autor, é pouco para entender a influência e grandiosidade da literatura de Wilde. A leitura de suas peças e de seu único romance se faz necessária para mim. Enfim...

Wilde viveu durante a era vitoriana, marcada por certa prosperidade e tranquilidade no Reino Unido. Na sociedade, o que se via eram os chamados valores morais severos, o puritanismo em essência, com os homens assumindo um papel dominador tanto nas interações sociais quanto na vida privada, e às mulheres cabia o papel de submissão, dedicando-se ao lar e aos filhos.

É importante entender essa postura puritana da sociedade para entender Wilde. O escritor, ao longo da vida, tornou-se famoso e conhecido devido ao sucesso de seus textos. Entretanto, tinha uma postura transgressora, assumindo posturas e pensamentos considerados extravagantes. Por exemplo, mesmo tendo se casado com uma mulher chamada Constance Lloyd e tendo dois filhos com ela (Cyrill e Vyvyan), Wilde vivia mais em hotéis e festas do que em casa, mantendo relações amorosas extraconjugais, principalmente com rapazes da aristocracia inglesa. Wilde criticava a hipocrisia da sociedade que, mesmo pregando uma moralidade ilibada se dedicava aos prazeres e exageros que o autor, ao contrário dos demais, assumia publicamente.

Não se sabe ao certo em que momento da vida, Constance descobriu as traições do marido. O que se sabe era que ambos já viviam separados intimamente, principalmente após o nascimento dos filhos, mesmo dividindo o mesmo teto. Em seus aforismos, Wilde ataca severamente o casamento como instituição, considerando-o hipócrita, uma hipocrisia, baseada em mentiras/conivências/segredos, demonstrando para os outros uma felicidade que não se repetia entre quatro paredes. "É difícil não ser injusto com o que se ama", o autor escreveu. Referência à Constance? Sobre o casamento, entre várias mensagens, ele diz: "O casamento pode de fato destruir um homem! O casamento é muito mais desmoralizante que o cigarro, e bem mais caro". Uma postura complexa, de difícil análise, por ser um conflito claro entre ideais e responsabilidades/deveres. A leitura de suas frases sobre mulheres, se feita de forma superficial, podem levar a dedução de uma postura estritamente machista do autor, algo sujeito à questionamento, óbvio. O que se vê, nas frases, é uma crítica a certas posturas femininas, como reflexo da experiência pessoal fracassada de Wilde com o matrimônio, em boa parte.

Bom, essa citada busca pela ruptura com os valores vigentes, considerado-os hipócritas, deve ser sempre lembrada ao ler os pensamentos de Wilde. Sem essa compreensão, frases como a seguinte podem ser incompreendidas: "Eu gosto mais das pessoas do que dos princípios, e eu gosto das pessoas que não têm princípios mais do que qualquer outra coisa no mundo". Uma leitura descuidada poderia facilmente levar à dedução de que Wilde era imoral quando, na realidade, o autor buscava uma filosofia própria, aberta a ideias que poderiam influenciar a sociedade. Neste contexto, suas frases sobre Arte ganham um novo sentido pois Wilde pregava o Esteticismo, movimento artístico que defendia a busca e a valorização do "belo", em detrimento do sentimentalismo, numa ruptura (de certa forma, tardia *) ao Romantismo. À Arte não bastava apenas reproduzir a natureza das coisas, considerada crua. Cabia à Arte dar-lhe um novo sentido.

Em certa altura da vida, Wilde acabou se envolvendo amorosamente com um poeta chamado Bosie. Quando o romance se tornou público, o pai de Bosie, o Marquês de Queensberry, levou Wilde aos tribunais, visto que a homossexualidade era proibida por lei, reflexo do puritanismo. Um escândalo, noticiado nos jornais. Após três julgamentos, Wilde foi condenado a três anos de prisão, período que representou a ruína de suas posses e de sua reputação. Seu casamento também acabou, com Constance obrigando-o, por escrito, a abrir mão de seus direitos parentais, mudando-se posteriormente para a Holanda e mudando de sobrenome (para desvincular sua imagem da de Wilde). Bosie, que era poeta, também mudou o próprio estilo, para se desvincular de Wilde. Sentindo-se abandonado por Bosie, foi no cárcere que Wilde escreveu a já citada "Balada do Cárcere de Reading" e o "De Profundis", uma longa carta onde critica e condena a postura de seu ex-amante. Ao sair da prisão, poucos amigos o esperavam. Wilde passou a viver recluso, mudando de nome. Morreu jovem, sozinho e doente, aos 46 anos.

A condenação de Wilde é polêmica pois a sociedade que o condenou também se dedicava aos mesmos prazeres e posturas que ele. O que diferenciava a sociedade vitoriana de Wilde, como já expresso, é o fato de que Wilde assumia publicamente suas opiniões e atitudes. Isso acabou sendo sua ruína. É o que James Joyce deixa claro na introdução do livro: "As causas pelas quais o povo da Inglaterra condenou Wilde são muitos e muito complexas, porém não foi a simples reação de uma consciência pura".

A leitura de "Aforismos ou mensagens eternas" permite uma reflexão mais profunda do ser humano que foi Wilde, mais do que um aprofundamento na compreensão de sua herança literária que, até onde pude experimentar, é de uma qualidade ímpar. Wilde era como qualquer ser humano: complexo, com suas qualidades e defeitos (que ora classifica como pecados) e que, por mais que buscasse a transgressão da hipocrisia e do puritanismo vigente, também tinha anseio profundo pela aceitação, não apenas como escritor, mas como pessoa. Ele confessa: "A humanidade terá sempre afeição por Rousseau porque ele confessou seus pecados, não a um padre, mas ao mundo".

Como pessoa, Wilde, provavelmente, viveu no período errado da História, sendo suas ideias e posturas objetos das mais diferentes análises. Seus textos, cheios de ironia e sarcasmo, devem ser sempre analisados com todo o histórico biográfico em mente. Como escritor, por sua vez, Wilde foi genial e seus textos são dotados de um lirismo e uma qualidade ímpares.

( * ) NOTA: Pode-se dizer mais acertadamente que o Esteticismo era uma resposta ao Simbolismo que, por sua vez, criticava o Realismo (este, sustentado por uma crítica forte das características do Romantismo), buscando a revitalização do ideal romântico.

site: https://mftermineideler.wordpress.com/2018/04/24/aforismos-ou-mensagens-eternas-oscar-wilde/