Etnomatemática

Etnomatemática Ubiratan D'Ambrosio

Resenhas - Etnomatemática

Nath 14/01/2021

Nunca imaginei que iria chorar com um livro acadêmico. Quando Ubiratan define-se como um educador matemático "vejo-me como um educador que tem matemática como sua área de habilidade e de competência e as utiliza, mas não como um matemático que utiliza a sua condição de educador para a divulgação e transmissão de suas habilidades e competências matemáticas. Minha ciência e meu conhecimento estão subordinados ao meu humanismo. Como Educador Matemático, procuro utilizar aquilo que aprendi como matemático para realizar minha missão de educador. Em termos muito claros e diretos: o aluno é mais importante que programas e conteúdos. Divulgar essa mensagem é o meu propósito como formador de formadores". Essa passagem final do livro deixou-me em completo êxtase, pois nunca tive uma definição tão clara e com sentido do que é ser uma educadora matemática.
Agradeço muito ao professor Ubiratan por todas as suas maravilhosas contribuições nesse campo.

Erick 01/03/2024

Esse livro é incrível, muito bom ver como a matemática é parte do cenário cultural e pode ser utilizada tanto como manifestação do entendimento da realidade de um povo como pode ser utilizada para dominar e eliminar esses povos.
A parte educacional é a que mais me interessa, poder começar a fazer investigações sobre como a realidade do aluno pode se fazer presente em sala de aula e assim a disciplina não se torna mais uma seletiva de grandes pensadores, mas um espaço de construção de conhecimento. Amei demais a leitura!!!!