Amor de Perdição

Amor de Perdição Camilo Castelo Branco

Resenhas - AMOR DE PERDIÇÃO

Entrelivros_efilho 10/03/2021

📖❝[...] Os encantos da vida, os mais angélicos momentos da alma, são esses lances de misterioso alvoroço, que os mais fracos de coração, sucedem em todas as estações da vida, e a todos os homens, uma vez pelo menos.❞
ㅤㅤ
Simão Botelho e Teresa de Albuquerque se amam e precisam manter esse amor escondido porque suas famílias são inimigas. O pai de Teresa, no intuito de impedir o relacionamento dos dois tenta arranjar o casamento dela com seu primo Baltasar Coutinho, mas ela se recusa ele a coloca em um convento, mas nem isso não impede que ela e Simão continuem trocando cartas.
Simão, sem o apoio da família passa a morar na casa de um ferreiro que devia favores a seu pai, e Mariana, filha do ferreiro, se apaixona por ele.
Três pessoas que se amam desesperadamente e que não podem ficar juntas.
ㅤㅤ
Quando vi que a Faro Editorial iria relançar esse clássico da literatura portuguesa com um português moderno pensando em aproximar e incentivar o leitor a ler mais clássicos, não perdi a chance e me aventurei pra conhecer a historia de Simão, Tereza e Mariana, e a tradução ficou incrível e deixou a leitura muito confortável e fluida sem palavras difíceis ou desconhecidas, parabéns Faro.
ㅤㅤ
No início pensei que a história seria em torno do amor impossível de Simão e Teresa, mas outras situações e personagens aparecem no enredo e isso prende e deixa à trama instigante de ler, a narrativa transborda sentimentos e, Teresa, Simão e Mariana são personagens com sentimentos tão palpáveis que eles quase se materializam diante de nós durante a leitura, seus esforços para ficarem juntos emocionam e nos faz torcer por eles.
ㅤㅤ
Teresa nos conquista por sua força e determinação em viver o seu amor, Mariana, porque amou sem ser correspondida e sem pedir nada em troca, e Simão, que sabe dos sentimentos de Mariana, mas não corresponde porque seu coração está condenado a amar Teresa, foi de partir o coração acompanhar essas três pessoas vivendo refém do amor que sentem sem poder ficar juntos e mesmo assim, continuar lutando desesperadamente para serem livres para amar.

site: https://www.instagram.com/p/CMN4NLBD7dX/

Renata 04/02/2022

Amor de Perdição
No começo achei que não ia gostar do livro.Simplismente amei!!!Um grande amor e o empecilho de ódio entre as famílias.Belíssimo clássico e muito emocionante.Super recomendo está leitura.

Maíra Marques | @literamai 31/03/2021

Siga: @literamai
Narrado em terceira pessoa por um narrador onisciente, nesta obra iremos conhecer o romance proibido entre Simão Botelho e sua vizinha Teresa de Albuquerque. Com uma característica shakespeariana, as famílias Botelho e Albuquerque são rivais e não aprovam o relacionamento do casal.

Simão teve uma juventude marcada por rebeldia e Teresa sempre foi uma boa moça. Após conhecê-la, o comportamento de Simão mudou visivelmente, no entanto, sua imagem já estava manchada perante todos. Na tentativa de fazer com que a filha esqueça Simão, o pai de Teresa entrega a filha para se casar com seu primo, e para quem conhece a famosa história de “Romeu e Julieta” já consegue imaginar o que acontecerá né?

Teresa é uma personagem tão adorável! É verdadeiramente muito triste acompanhá-la se desmanchar ao tempo. Não consegui sentir compaixão de Simão, apesar de seu crescimento durante a história. Todo meu amor ficou para Mariana e seu pai, que acabaram indo de encontro a um futuro tão injusto por causa de Simão.

Camilo escreveu essa história quando estava preso, acusado de adultério em 1961, no entanto, a obra foi publicada apenas no ano seguinte. Apesar de não ser sua favorita, com certeza é a uma, se não a mais famosa do autor.

Quanta a edição, não há exageros ao dizer que a Faro Editorial caprichou! É de fato muito bonita, com uma fonte super confortável e um acabamento adorável. O diferencial está mesmo na adaptação para o português moderno do editor Pedro Almeida! Confesso que não teria me arriscado a conhecer essa história se não estivesse com uma linguagem “menos rebuscada”. A editora facilitou a compreensão de um clássico e todo conhecimento que ele nos traz da época. Isso que eu chamo de um verdadeiro acesso à cultura!

site: https://www.instagram.com/literamai

Silvana 12/04/2021

Hoje em dia sou uma leitora que reluta muito em ler clássicos. Mas na minha época de adolescência, eu lia tudo o que encontrava na biblioteca da escola, e como não poderia deixar de ser, Amor de Perdição passou pelas minhas mãos lá pelos meus quinze anos mais ou menos. E confesso, a única coisa que lembrava do livro era que não tinha gostado por ser uma tragédia sem fim. Sempre fui do time de leitores que amam um final feliz em que todo mundo se casa e fica feliz para sempre, mesmo sabendo que isso é uma ilusão hehe.

Meu problema e acredito que da grande maioria ao deixar de ler os clássicos, é a linguagem antiga que se encontra neles. Mais da metade do que está escrito a gente não tem nem ideia do que seja, e eu particularmente acho chato ter que parar a história a todo momento para ir descobrir o que significa tal coisa. E essa é a grande proposta da Faro, tornar os clássicos acessíveis a todos com uma linguagem adaptada para o português moderno. Eu particularmente amei isso. Mesmo me recuperando de uma Covid, li o livro rapidamente, a leitura fluiu como se o livro estivesse sido escrito ontem e se não soubesse se tratar de um clássico, nem tinha percebido.

Segue algumas frases que foram adaptadas para vocês terem uma ideia do que eu estou falando:

"O intriguista que lhe trazia o espírito em ânsias era o espelho."

"E o causador da intriga era o espelho."

"o magistrado desenrugou a severidade postiça da testa"

'o magistrado desfez o ar severo da testa"

"Aconselharam-no a fazer reuniões amiudadas na sua casa com os seus parentes"

"Aconselharam-no a fazer reuniões frequentes na sua casa com os seus parentes"

E falando no livro, o próprio autor considera ser essa sua melhor obra. E não é porque não fico feliz com toda essa tragédia que não reconheço ser ela um livro excelente. E toda a história é baseada em uma história real, da família do autor. É impossível ficar indiferente a esses dois amantes que se apaixonam à primeira vista e tem que enfrentar o ódio dos pais. Hoje eu não me conformo que um pai prefira ver seu filho morto a estar casado com alguém considerado um inimigo, mas naquela época isso tudo era normal, assim como lavar sua honra na faca e na espingarda. Mas pensando bem ainda temos pais que preferem filhos mortos a filhos gays, mas isso é outro assunto.

E apesar da história girar em torno do amor entre Simão e Teresa, temos uma saga toda envolvendo as duas famílias, e isso que é interessante, acompanhar os desdobramentos de todos a volta. Simão é praticamente um adolescente que estava indo para o caminho errado até encontrar o amor. Teresa um personagem forte que luta contra seu destino e faz suas próprias escolhas. E ainda temos Mariana, que não, não temos um triângulo amoroso, com seu amor platônico e incondicional, vemos a forma mais pura do amor sendo vivido por uma jovem que sabe que não vai ser correspondida, mas que escolhe amar mesmo assim.

Enfim, eu mais do que indico esse livro nessa edição linda da Faro. Tenho certeza que se assim como eu ama ler uma linda história de amor, vai se encantar com esses personagens. E ainda vai poder dizer que leu um clássico e gostou de ler ele. E aguardo ansiosa os próximos lançamentos da Faro, sei que esse é só o primeiro clássico romântico que terei o prazer de ler e entender o que estou lendo hehe.

site: https://blogprefacio.blogspot.com/2021/03/resenha-amor-de-perdicao-camilo-castelo.html
Ana 12/04/2021minha estante
Adorei a indicação! Vou colocar na lista de quero ler! ?

Silvana 12/04/2021minha estante
Que bom que se interessou. Acredito que vá gostar.

Isabela | @readingwithbells 02/03/2021

Camilo Castelo Branco (1825-1890) foi um dos maiores escritores portugueses. "Amor De Perdição" é a principal obra representante do Ultra Romantismo em Portugal.
Publicada em 1862, a obra exalta o sofrimento amoroso e aponta a morte como solução para os conflitos. Foi escrito em 15 dias e traz como inspiração Romeu e Julieta.
Residentes em Viseu, duas famílias nobres, os Albuquerques e os Botelhos, se odeiam por causa de um litígio em que o corregedor Domingos Botelho deu ganho de causa contrário aos interesses dos primeiros. Simão entra em confusões e após ser liberto da cadeia, volta para Viseu e se apaixona por Teresa Alburquerque, sua vizinha. As duas famílias descobrem o namoro e só restam duas opções para Teresa: casar-se com o primo Baltasar ou ir para o convento. E assim Simão e Teresa vivem um romance proibido.
"Amor de Perdição. Considerada uma das principais obras do movimento ultrarromântico, marcado por idealizações do amor, paixões arrebatadoras e dores que afetam intensamente a alma."

Bya/ @thebook_andthegirl 28/04/2021

Tragicamente belo.
Simão Botelho é conhecido por ser um desordeiro, cafajeste; porém ao conhecer a bela jovem Tereza de Albuquerque vê sua vida mudar drasticamente. Apesar das diferenças entre eles é inquestionável o fato de que acabam apaixonando-se perdidamente.

O que ambos não sabiam é que tal sentimento viria a ser sua ruína. A rivalidade entre suas famílias fazem com que ambos sejam separados - ela em um convento, ele vivendo na casa de um ferreiro o qual devia favores a seu pai. Lá conhece Marianna que acaba apaixonando por ele e nutre esse amor em silêncio por saber que seu coração pertencia a outra.

Três jovens apaixonados. Amores fadados ao fracasso. Morrer por amor nunca fez tanto sentido.

Amor de Perdição é um clássico com traços shakespeariano e intimista - afinal a história é baseada em fatos reais (a família do próprio autor). Tão belo quanto trágico, ao reler esse livro me emocionei e muito.

Ver três jovens tão apaixonados serem machucados pelo sentimento que os deveriam fazer bem, doeu e muito. Mas confesso que Mariana foi a que mais me cativou, vê-la amar em silêncio, sem esperar ou exigir nada em troca é de partir nosso próprio coração. Simão e Tereza sofrem cada dia mais, tão apaixonados mas tão distantes - as cartas trocadas foi o que alimentou seus sentimentos (do amor a esperança).

Porém não é um livro que foca unicamente no casal, acompanhamos a rivalidade entre as famílias; temos as críticas afiadas do autor referente a época.

Um clássico atemporal que recomendo a todos e no qual a Faro fez um trabalho incrível no que refere a adaptação ao português moderno - então aqueles que tem medo de ler por conta da linguagem complicada, só posso dizer: leiam e separem os lencinhos.

Thay Freitas 17/10/2021

Simão Botelho e Teresa de Albuquerque se amam loucamente e sonham ficar juntos, mas infelizmente precisam lidar com um grande empecilho: suas famílias nutrem um ódio extraordinário uma pela outra. O pai de Teresa, Tadeu de Albuquerque, nunca permitiria, sob quaisquer situações, dar a mão da sua filha a um Botelho, que segundo ele, era uma família de sangue ruim.

Partindo do princípio, esse rancor se deve a motivos de processos judiciais e para completar, Simão ainda tem a fama de ser um jovem um tanto desajuizado e valentão, isso porque uma vez ele se envolveu em uma pancadaria com os criados da família de Teresa para defender os seus e acabou preso, como perdera o ano letivo, teve que sair de Coimbra. Quando voltou à Viseu, após três meses lá, seu comportamento mudara, Simão deixou a rebeldia de lado e ganhara até o perdão do pai, mas essa mudança brusca tinha um motivo: Simão estava apaixonado. E esse era só o começo dos problemas.

Foi da janela do seu quarto que ele viu Teresa pela primeira vez e assim, mesmo com pouco contato, os vizinhos desenvolveram uma paixão arrebatadora. Mas era a chegada a hora do rapaz voltar novamente à Coimbra. Sabendo que não teriam a permissão da família para ficarem juntos, sustentavam a promessa de que ele iria se formar para poder sustenta-la e por enquanto, se comunicariam por cartas, tudo estava praticamente arranjado... até o dia que o pai de Teresa descobriu o romance e obriga a moça a casar-se com seu primo Baltasar Coutinho, que se apaixonou pela prima logo depressa e isso a deu mais repugnância ainda.

A partir daqui vemos o crescimento da personagem, que pode ser visto claramente nos momentos em que ela bate de frente com o pai e não mede esforços para mostrar ao primo que por nada se casará com ele, nem que para isso ela vá para o convento – atendendo às chantagens do pai.

Por outro lado, Simão segue aflito e cada vez mais indignado com o que se passa sua Teresa e é quando toma uma decisão que custará outras tragédias. O rapaz movido pelo ódio, resolve voltar à Viseu para ver sua amada, mas não pode ir para sua casa. Então, com a ajuda de um tropeiro que lhe indica a casa de um ferrador amigo seu, é para lá que ele vai.

Na casa do ferrador João da Cruz ele é bem recebido, principalmente porque o homem lembra que é grato à família do rapaz por problemas do passado e Simão é bem instalado. É de lá que ele planeja ficar o tempo que for preciso e visitar Teresa.

O ferrador tem uma filha, que se torna uma importante personagem na história. Mariana nutre um amor platônico por Simão. Mesmo sabendo que o coração do rapaz pertence a outra, ela não consegue não sentir esperança de que um dia ele venha a amá-la, mesmo que ele demonstre muitas vezes tê-la apenas como amiga, ou até uma irmã. Em um determinado ponto do livro Simão começa a perceber que Mariana lhe ama de uma forma que vai muito além do que ele pensava, mas mesmo tendo muita gratidão por tudo que a moça e seu pai têm feito para ajuda-lo, não consegue desistir de Teresa.

Continue lendo em:

site: https://sankasbooks.blogspot.com/2021/10/resenha-amor-de-perdicao-camilo-castelo.html

Koala Leitora 19/02/2021

Uma clássico fantástico
Narrado em terceira pessoa, acompanhamos a vida dos familiares e dos jovens Simão e Teresa no enlace do amor, a rivalidade da família cega em afastar seus filhos, gera problemas inimagináveis para ambos os lados.
Nessa história podemos conhecer mais do amor sem medidas, o amor que ultrapassa as barreiras do provável e se mostram mais forte do que a própria morte.

?Em cada mulher há quatro mulheres incompreensíveis, pensando alternadamente como hão de desmentir umas às outras.?

Confesso que ainda não tinha lido algo assim tão intenso e foi prazeroso sair da minha zona de conforto para ler um clássico tão antigo. O trabalho da editora na obra ajudou muito meu entendimento da escrita do autor e facilitou demais a leitura.
Devo dizer que esse livro me curou da ressaca que estava me assolando nos últimos dias e que graças a ele posso voltar a ler em paz.
Valeu Camilo e Faro Editorial, só parabéns.

Só um aviso: se você espera um final feliz, esse livro não é para você, ele é cru e real, então não se apegue aos romantismos clássicos de amor eterno.

@mamaetalendo 01/03/2021

#AmorDePerdição #CamilaCasteloBranco #FaroEditorial - por Bianca Brandão

Olha...quanto tempo eu não lia um clássico...tirando Jane que vivo relendo, fazia bastante tempo que nao lia.

Existem alguns aspectos nos clássicos que me desanimam bastante... o descritivo longo e detalhado, e a linguagem rebuscada, com vocabulário antigo e denso...

Aí sabe o que a Faro fez, e achei incrível, atualizou o vocabulário para uma linguagem mais atual, tornando o livro e história muito mais dinâmica e compreensível...não isso não alterou em nada o contexto... vou dar um exemplo:

Antes: "Passear até o repontar da alvorada"
Depois: "Passear até o amanhecer"

Antes: "naquele tempo a academia dava azo a elas"
Depois: "naquele tempo a academia dava oportunidade a elas"

Essas alterações só fizeram que a experiência da leitura ficasse muito mais fluida, agradável e nada maçante.

Então se o seu problema em ler clássico é esse, problema resolvido, corre na Faro e adquira o seu, vale muito a pena

@gataleitora 28/03/2021

" Simão Botelho estava... apaixonado. Aí está uma palavra única, explicando a aparentemente absurda reforma aos dezessete anos."
Reforma esta que lhe custou a vida e que vamos conhecer através da narrativa de seu sobrinho que intrigado com a história que sua tia contava sobre esse amor perdição, que assolou e quase acabou com a família, começa a pesquisar sobre esta trágica história de amor. Simão era um cafajeste de marca maior, canalha, desordeiro que não tinha limites até mudar da água pro vinho do dia pra noite para surpresa da família. Só que existia um motivo forte para esta mudança e é o que vamos conhecer Em Amor de Perdição.

Lembro que conheci essa obra com 15 anos, ainda no primeiro ano do ensino médio, graças a um professor literatura entusiasmado que falava tão empolgadamente dos livros de cada fase da literatura que fazia os alunos ficarem loucos para ler e ver as características que ele apresentava para nós sobre o livro. Esse eu peguei emprestado com uma colega (pois não tínhamos biblioteca na escola onde estudei e os livros se resumiam aos exigidos pela escola pois eram muito caros). Enfim...Eu peguei esse amor nas mãos mas não consegui ler porque não parecia escrito em português....hehehehe...creio que essa edição em particular estava realmente escrita em português de Portugal e eu como fraca conhecedora da língua pensava que eu não entedia por ser um português mais arcaico.

Quando agora eu vi que a Faro iria publicar a obra com um português mais moderno, corri e coloquei na lista de leitura pois sempre quis conhecer a obra.

A inspiração em Romeu e Julieta se resume ao fato de ser um amor proibido por acontecer com jovens de famílias rivais e toda a tragédia que trouxe para eles. No caso de Amor de Perdição, Camilo Castelo Branco aproveita a narração para apresentar críticas à sociedade da época além do famoso "Morrer por Amor" típico do Romantismo. As primeiras páginas são uma verdadeira aula de história.
Não espere aqui conhecer e acompanhar o romance como acontece com Romeu e Julieta, aqui o narrador está contando como lhe foi apresentada a história e o que aconteceu entre Simão, Teresa e Mariana , o leitor tem poucas palavras doces e suspirantes, a troca de juras de amor que se resumem aos poucos momentos em que vemos eles se encontrar e pelas cartas que trocam. Aqui temos apenas dois jovens que desafiam as famílias por um amor tão grande que não vale continuar vivendo se não podem estar um com o outro.

Uma das partes que mais me tocou ( não é spoiler pois o que acontece com esse triângulo amoroso está na sinopse) foi quando Simão já entregue a sua sorte e sem poder ter Teresa junto de si, constata que suas suspeitas são fundadas e que Mariana o ama, o que ela foi capaz de fazer por ele e então ele chora por não poder retribuir o amor.

Gostei demais da história, sofri muito com toda a desventura desses jovens e amei ver o que hoje tem um destaque grande que é a Empatia pois Mariana mesmo em sua dor sente a dor de Teresa e faz tudo o que Simão pede para que a amada saiba que o amor dele está flamejando no coração e assim será para sempre.

Lindo de morrer!

Torcendo para a Faro trazer outros clássicos lusitanos e que traga nacionais tambem, tipo A Moreninha, Helena.

5/5 estrelas

bjs,Myl