As crianças aprendem o que vivenciam

As crianças aprendem o que vivenciam Rachel Harris
Dorothy Law Nolte

Resenhas - As crianças aprendem o que vivenciam

Kamilli 22/03/2021

?Nossos filhos aprendem a lidar com seus medos observando como lidamos com os nossos. Deixemos que vejam as diversas maneiras como buscamos apoio em nosso parceiro, em nossos amigos e na família quando necessário, e também como oferecemos nosso apoio e afeto em troca. A forma como reconhecemos nossos sentimentos e encontramos soluções criativas nos tempos difíceis é o modelo que nossos filhos vão ter para seguir quando enfrentarem suas próprias crises.? pág 34.

Como vivemos, os nossos filhos aprendem. Eles aprendem mais através de observar o nosso exemplo diário do que através do que falamos. Já pensou que o seu filho respeita como você respeita? Não podemos dizer ?você tem que respeitar os mais velhos?, ?me respeite?, ?respeite o seu pai!? se não é assim que agimos!

Cris Oliveira 23/06/2010

Um livro que todos os pais deveriam ler.. elucidativo, informativo e totalmente útil. Vale a pena cada palavra. Recomendo.
José A. Lima 27/11/2013minha estante
Muito Bom. Recomendo!

Marcelo Martins 13/04/2020

Que filhos você quer deixar para o mundo?
Acredito que a pergunta do título seja o que norteia o livro, apesar de não ser mencionada nele.

Que filhos queremos deixar para o mundo?

Queremos criar crianças confiantes, seguras de si, generosas, justas, bondosas, respeitosas que saibam e reconheçam o que é amar e que gostem de si mesmas?

Ou crianças hostis, medrosas, com pena de si mesmas, tímidas, invejosas, envergonhadas, que sintam culpa, que critiquem tudo e condenem a vida?

Todos queremos o melhor para nossas crianças. Mas em alguns momentos, podemos praticar atos sutis, inocentes, que podem causar bloqueios, traumas ou repressões desnecessárias. Ninguém se propõe a magoar seus filhos de propósito, no entanto, isso acontece com frequência, mesmo sem nos darmos conta.

As Crianças Aprendem o que Vivenciam aborda todos esses pontos. O livro busca destacar quais comportamentos dos pais geram determinados sentimentos nas crianças. Como o comportamento dos pais afeta a forma da criança se desenvolver e enxergar o mundo. Qual adulto essa criança será um dia.

Acredito que não existe fórmula mágica para educação. Cada criança tem sua necessidade. Cada família tem sua realidade. Cada caso necessita de uma atenção específica. Contudo, como cita Murilo Gun, "Todo mundo nasce pronto para fazer filhos. Mas ninguém nasce pronto para criar filhos."

Esse pressuposto é fundamental para que todo pai e mãe busque estudar para ser pai e mãe. Não nascemos prontos para isso e tendemos e repetir os acertos e falhas que nossos pais fizeram conosco. E em alguns momentos, precisamos ter consciência de nossos traumas, frustrações e reconhecer o que pode ter sido causado por eles de forma a não repetirmos isso com nossos filhos.

Independente se você é ou não pai ou mãe, creio que essa seja uma leitura rica para qualquer pessoa que exerça algum tipo de influência sobre uma criança. Pais, avós, tios, padrinhos, professores, ... Todos podem e devem buscar aprimorar como educar uma criança para que nossas crianças sejam parte de um futuro que elimine o medo, a fome, o preconceito e a intolerância. Um futuro que aceite cada pessoa do nosso planeta como ela é, preparando o caminho para que as crianças vejam o mundo da melhor forma e contribuam para que ele seja um melhor lugar para se viver.

Clara T 22/03/2022

Saúde Emocional das Crianças
A maioria dos livros que falam sobre educação, pouco orientam sobre as atitudes que são importantes para os pais, que vão se refletir nos filhos.
Outra coisa que me arrisco dizer que faz falta são as escolas para pais. A maioria das que conheço são focadas no ensino moral, e são oferecidas pelas igrejas. Mas tem muito mais do que formação instrucional (conhecimento) e moral. É importante reforçar os valores que possam preparar as crianças para encarar a vida.
Alguns dilemas sobre medo, inveja, insegurança. A maneira como os pais realizam as interferências e até as escolhas para orientar as crianças para lidar com as diferenças que vão encontrar no mundo.
O tão famigerado bullying, a retração e a timidez que pode aparecer na criança e inclusive os traumas no caso perda de alguém da família e divórcio dos pais são outros pontos de atenção que a atitude correta pode fazer toda a diferença na criação de seres independentes e maduros; mas principalmente, seguros.
Talvez nenhum dos exemplos do livro se encaixem em situações que vive, ou viveu. Mas com certeza, também vai colocar aspectos que você pode não ter se preocupado, mas são parecidos com algo que está vivendo. Mantenha a mente aberta para identificar possíveis ajustes simples que podem melhorar o bem viver das crianças com quem convive.

Miss. Grace 17/03/2014

Este livro auxilia tanto os pais, quanto os educadores na abordagem de alguns temas no decorrer da infância, em muitos momentos os pais não compreendem determinadas atitudes dos filhos e, na maioria das vezes elas são reflexos de alguma vivência da criança passada com uma contradição no comportamento dos pais, do tipo "faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço". A nossa incoerência causa uma grande confusão na cabeça dos nossos pequenos, uma vez que somos o exemplo deles. Este livro fala de atitudes que podemos tomar para melhorar esta comunicação, para demonstrar o que esperamos deles e também como somos orgulhosos de suas boas atitudes. Uma leitura que vale a pena para pais e educadores que querem entender melhor o universo da criança.

site: http://pt.shvoong.com/books/guidance-self-improvement/1868375-crian%C3%A7as-aprendem-que-vivenciam/#ixzz2wBtvnXHl

LaraF 14/05/2015

gosto muito de livros que entendem qs crianças como crianças. o livro flui, é leve, cheio de amor. nos atenta para a auto avaliaçao, auto controle e auto educaçao...o exemplo é melhor que qualquer discurso!

Nayane.jlm 24/01/2023

O exemplo dos pais na educação dos filhos
O livro apresenta vários exemplos onde as crianças refletem o contexto no qual estão inseridos. A leitura faz refletir como devemos repensar nossas ações e como nossas atitudes permitem as crianças crescimento e amadurecimento. Uma leitura recomendada para pais e professores.

Karina Reis 25/02/2021

Algumas dicas para pais sobre como educar crianças para serem adultos independentes emocionalmente e empáticos.

Kheylinha 05/10/2009

A leitura é muito simples e objetiva. Até quem não tem filhos (como eu) consegue entender as situações que sao descritas no livro.

dilelina 02/02/2012

Muito bom!!
Deveria ser uma manual de instruções para pais.
Li, meu marido vai ler e vou voltar a ler.
Claro que na prática não funciona perfeitamente assim como nele esta escrito. Mas depois de lê-lo abriu um pouco meus olhos em relação a alguns pontos que até então me passava despercebido.
Recomendo!!!

Nathaly Rodrigues 27/01/2016

Para pais e quem deseja ter filhos!!
Leitura leve e aborda temas diários com exemplos de como devemos proceder em relação ao comportamento e atitude de nossos filhos!
Temos que ser o melhor exemplo para eles, pois eles são como esponjinhas e absorvem tudo o que presenciam, desde as demonstrações de carinho e afeto até, caso os pais não sejam polidos, ansiedade e agressividade.

Leitura obrigatória para os pais ou quem deseja ter filhos.

Papeando Livros 03/04/2016

As crianças aprendem o que vivenciam.
Este livro é muito diferente dos outros pois tem uma leitura simples,leve e de fácil entendimento. Baseado em um poema de Dorothy Law Nolte o livro aborda o mesmo tema, citando a cada capitulo trechinhos do poema e ao que se referem. É um excelente livro para mamães de todas as idades, pais,irmãos(as), educadores e todos interessados a trabalhar com crianças ou tem contato com os pequeninos. Como todos sabem não existe manual exato de como criar os filhos e que pais e filhos tem probleminhas de entendimento e comunicação principalmente na adolescência. Escolhi este livro pois virei mãe aos 22 anos e queria ler sobre assunto (focado na criação e em ser uma boa mãe),mas não queria ler aqueles livros enormes e teóricos (que falacem de fraldas, temperatura do leite e coisas do tipo). Mesmo estando um pouquinho assustada em ser mamãe de primeira viagem estava buscando algo de como ser boa mãe e fazer meu filho tão feliz como fui com minha criação e meus pais (o sentimental é um fator muito importante) e nesse trabalho tão delicado achei o que estava procurando e com exemplos do dia-a-dia e ressaltando sempre que palavras e como agir são muito importantes e tem sim peso em quem são e querem se tornar . Nos faz refletir e questionar se já passamos por isso, se percebemos isso na nossa criação e como queremos ser com os nossos filhos. É um dos livros mais lindos e tocantes que eu já li !

Jéssica Santos 20/12/2017

Muito bom, especialmente para os pais, ou pessoa que trabalham com crianças, achei valiosíssimo esse livro.
Jéssica Santos 17/02/2018minha estante
*Pessoas

Maria.Fernanda 27/03/2024

Ao utilizar uma linguagem exemplificativa, a autora norte-americana aproxima-nos à temática sensível e imprescindível à todas as pessoas que convivem com crianças e adolescentes em seus núcleos familiares ou em seus trabalhos. Enquanto profissional, recomendo que a leitura seja feita de forma crítica para que seja possível compreender a essência do conteúdo partilhado pela autora.