A adoção

A adoção Zidrou

Resenhas - The Adoption

1 | 2 | 3 | 4 | 5

MatthewsVianna 18/06/2023

A narrativa é muito boa, levanta questões muito relevantes sobre a imigração. A ilustração belíssima e deixa a temática séria um pouco mais leve de acompanhar.

Há uma grande virada entre a primeira e a segunda parte, o que deixa a história bem interessante. Eu recomendo a leitura, principalmente quem gosta de ficções que tratam da contemporaneidade.

Sandra45 09/01/2023

Sensações de leitura
Essa não é uma resenha, mas uma sensação de leitura. Bem escolhi essa leitura no dia de hoje, porque precisava de doses de doçuras infinitas, nessa segunda feira amarga pós vandalismo chocante em Brasília, mas a HQ tomou um rumo que fugiu disso, mostrando que a vida é isso: um amalgama de emoções e eventos surpreendentes. Escolhas que podem desencadear uma avalanche de alegrias, encontros, tropeços, agruras, tristezas, acontecimentos inesperados que impactam a vida de quem escolheu e de todos a sua volta... e às vezes tudo que podemos fazer é oferecer o melhor que temos ao mundo.

Michelle Trevisani 06/08/2022

sem palavras para essa HQ maravilhosa
É possível chorar copiosamente lendo um livro? Sim é! Foi o que aconteceu comigo lendo A adoção. Eu me senti revirada por ele. Me senti expondo os meus sentimentos mais íntimos. Me senti vulnerável, diante de uma história tão singela, pura, e avassaladora ao mesmo tempo. Eu não estava preparada para suas reviravoltas. Eu não estava preparada para me envolver tanto com os personagens. Mas é isso que acontece com boas leituras - elas nos emocionam e nos marcam, muitas vezes para sempre.

Qinaya é uma órfã peruana de 4 anos. Quando ela é adotada pelo filho de Gabriel, a dinâmica das famílias vai mudar um pouco. Gabriel não esperava por esse desfecho na vida de casado de seu filho - uma adoção? Mas como iriam se comunicar com uma bebê peruana se só falavam francês? E será que ela iria conseguir se encaixar na família deles?

De repente, aos pouquinhos, Qinaya vai mostrando ao vovô Gabriel que é possível se apaixonar, mesmo sem laços sanguíneos e que a vida com uma criança em casa é infinitamente melhor.

Como toda boa história que mexe com a gente porém, essa narrativa não para por aqui. Uma reviravolta acontece e meus amigos, foi aí que eu desandei a chorar e chorar! hahah! Porque esse livro é maravilhoso e mostra como nós seres humanos precisamos cuidar das nossas relações e como elas influenciam diretamente nossas vidas e atos.

Se você gosta desse tipo de tema, afunde de cabeça nessa HQ. Ela é linda e inspiradora, ela é avassaladora. Temas com crianças sempre mexem bastante comigo. Eu adoro, ao mesmo tempo que fico assim - devastada! haha.

Um livro maravilhoso. Um livro que me fez chorar como nenhum outro já fez.

jessiviesser 08/11/2022

A Adoção | Zidrou & Arno Monin
Uma bela e sensível história, com reviravoltas que provocam lágrimas. Posso dizer que é uma das minhas melhores leituras do ano, pois Zidrou consegue abordar brilhantemente temas como paternidade, empatia, amor familliar e cura. Recomendo ??.

" O amor não se rouba. O amor não se compra. O amor se conquista."

Edson 29/04/2024

Uma obra de arte!
Um sentimento indescritível! Essa obra de arte é a primeira história que leio do Zidrou e me deu mais vontade de conhecer as outras obras dele. A arte do Arno Monin é espetacular e ajudou a prender minha atenção na história, que é linda!

Não quero falar muito pra não dar spoiler, mas a história mostra como o amor por uma criança pode mudar a vida das pessoas, como pode mudar seus pensamentos e tbm como uma tragédia pode trazer reflexões até mesmo em pessoas com opiniões formadas e rabugentas.

A história fala sobre a adoção de Qinaya, uma orfã de Arequipo no Peru, que perdeu sua família num grande terremoto de 8.4 na escala Richter, por uma família francesa. O plot é mais voltado para a vida do novo e ranzina avô, Gabriel Van Oosterbeek e sua adaptação à nova realidade e seu dia a dia com sua nova netinha.

Há um grande plot twist na história, que eu nem imaginava e depois, a trama ganha um novo e reflexivo rumo.

Uma das melhores HQs que já li, totalmente fora dos quadrinhos convencionais de heróis.
Léia Dilkin 15/05/2024minha estante
Essa HQ está na minha lista! Fiquei empolgada com sua resenha!

Edson 15/05/2024minha estante
Tbm te recomendo que realmente leia, pq é uma HQ linda e reflexiva!

Ricardo.Silvestre 11/05/2024

Quinaya e Gabriel
?O céu é o pão quotidiano dos olhos.?

Este é um género de banda desenhada que muito me atrai, onde argumento e arte visual se conjugam maravilhosamente e dão origem a um trabalho inebriante, com diálogos carregados de subtilezas, e que permitem a reflexão do leitor ao longo da leitura, assim como uma parte visual de se lhe tirar o chapéu. Não é à toa, portanto, que esta obra se tenha tornado uma referência incontornável da BD europeia dos últimos tempos.

A história gira em torno de uma família francesa e da adopção de uma criança sul americana. A chegada da pequena Quinaya a um país desconhecido, a adaptação desta ao que a rodeia e dos que a rodeiam a ela é muito bem explorado. Gabriel, o avô adoptivo e inicialmente reticente, vai-se derretendo aos poucos e é muito enternecedor ver a sua evolução.
Tudo parece correr bem até que algo acontece e a vida de todos os elementos desta família dá uma volta de 180 graus e todos são apanhados no redemoinho.

Gostei muito do ritmo do argumento e do facto de nem tudo ser dito em palavras. Há imagens que valem mais que mil palavras mas isto só funciona aqui porque o trabalho visual (traço do desenho e cores escolhidas em excelente harmonia) consegue ser o complemento necessário a um resultado final mais forte.

Adorei este trabalho, que já é uma das minhas melhores leituras deste ano.

Leila 25/07/2022

Coisa mais lindinha do planeta mundial ❤️
Gente, seguinte, não tenho cacife pra falar de HQ não tá?! então comentários só do ❤️ merrmo e bem rapidinhos.
Ainn, morri com essa HQ! Já tem um tempinho que tudo que sai do Zidrou aqui no Br eu tento ler e digo que sempre amoo. Parece que tem uma sensibilidade extrema em transformar vida comum em cenas apaixonantes (vide Verões felizes), em A adoção até temos um fato mais inusitado e tals, mas a emoção segue a mesma linha, aquele quentinho no coração, aquele aconchego ao ler e claro, olhos marejados sempre (eu que contrariando a impressão de ogra, sou manteiga derretida, às vezes chego a chorar mesmo)!
A história é curta e você lerá em uma sentada, mas se delicie, absorva a delicadeza que nos é dada como se fosse um presente mesmo, minha dica é que você faça essa leitura naquele dia punk que você precise de um afago.

Wedija 21/05/2023

Amor e adoção
Essa história é sobre família!!
É comovente, fofa, engraçada e permeada de um mistério que você sente que existe, mas as pistas são tão sutis que quando acontece, você duvida dele.
Uma catástrofe natural...
Um casal que não consegue ter filhos...
Uma criança estrangeira...
Um avô que há muito tempo não convive com uma criança.
É divertido ver o os Gegês lidarem com uma criança, é triste ver a Quinaya perguntar pela mãe biológica, é angustiante perceber que o Alain não teve o pai presente.
Em meio a toda adaptação de uma criança estrangeira aprendendo o idioma, uma família redescobrindo a alegria de ter uma criança em casa, se vê o amor crescer, florescer e destruir a mesma família. ?
O que se faz em nome do amor muitas vezes é o que o destrói.

Mari 30/11/2022

Qinaya é uma menina do Peru que é adotada por uma família francesa. Gabriel é um senhor que não teve tempo para ser pai pois trabalhava muito e agora se vê na vida de avô. De início ele parece não gostar muito da ideia, mas depois se apega a neta.

É uma leitura bacana e rápida, mas que não me tocou tanto.

Lívia Berci 15/01/2023

Esperava mais do enredo
Achei as ilustrações fofíssimas. Sobre o enredo, achei que a história pareceu meio ?cortada?, quando fica a sensação de que quiseram trabalhar muitos temas em uma só história, mas ficaram muitos ?buracos? na narrativa.
Achei o plot twist até bacana, mas não consegui curtir tanto a leitura quanto esperava.

Davi.Paiva 02/11/2021

Uma trama humana e muito tocante.
Peguei gosto mesmo por quadrinhos alternativos, hein?

Assinada por dois artistas que eu nunca tinha visto antes (roteiro de Zidrou e arte de Arno Monin), "A Adoção" conta a história de um idoso francês tendo que lidar com a nova neta, uma garota peruana sobrevivente de um terremoto e adotada pelo seu filho.

Geralmente eu leio algumas coisas e digo que o roteiro ficou melhor que as ilustrações ou o contrário, bem como em alguns momentos eu considero que a arte salva o roteiro ruim (e o oposto, em alguns casos, acontece infelizmente)... Mas aqui não é o caso.

O roteiro surpreende por expor bem as camadas de um universo adulto olhando para uma criança deslocada de seu ambiente. E o final dá uma reviravolta e um desfecho muito tocante. Enquanto isso, a arte ficou caprichada em criar personagens singulares e bem carismáticos.

Concluindo, "A Adoção" é uma boa HQ onde o leitor vai encontrar uma trama humana e muito tocante.

Recomendo!

Cindi 04/07/2022

A adoção
esse drama em quadrinhos me surpreendeu bastante nesse domingo monótono, me fazendo refletir sobre as escalas das nossas vidas, Zidrou e Mornin trabalharam minuciosamente nas questões familiares, e nas camadas que elas acabam refletindo justamente para a construção do nosso ser, e os moldes, expectativas que são jogados em nós ao longo da vida, as vezes, por se dedicar apenas fazendo sempre as mesmas coisas e deixando de
experimentar o que tem ao redor, e principalmente, de compartilhar momentos com a família (e aqui talvez eu sinta um tanto de dor rsrs). A adoção, é um quadrinho que retrata muito bem essas questões, de culpa, de ausência por partes de alguns personagens, e principalmente, não menos importante, denuncia também o jeito que as pessoas de países altos, veem por exemplo, pessoas latinas, sempre exaltando essa ideia de herói, de salvador de uma vida, de achar que são superiores por ser europeus e reforçar a ideia de países latinos são pobres e que sempre estão precisando de ajuda. O legal desse quadrinho é que tudo de início parece muito previsível, tudo muito fofo "o avô ranzinza que não aceita a ideia de ter uma nova neta" ainda por cima, peruana, porém no decorrer da história, a gente, acompanha "Qinaya" (a nenê adotada) conquistando o coração desse senhorzinho pelo seu jeito meigo e esperto, dando um novo tom e uma nova perspectiva na vida desses avós. Quando falo que é um quadrinho que esboça muito bem as questões familiares, camadas de relações, é muito sobre esse avó construir por exemplo, uma relação de amor e apego com essa neta que é adotiva, e tem uma dificuldade, bloqueio enorme, em ter uma boa relação com o filho.
Não é um quadrinho fofo, e que vá apenas retratar sobre adoção como indica o próprio nome, não é exatamente sobre isso, mas é um quadrinho que se arrisca em cada ato fazer com que o leitor através desse avô, olhe para si e para as complexidades das relações,como complexidades genuinamente humanas e reais, cada diálogo, cada expressão, induz o leitor a ter a sua própria leitura de um jeito singular.

bibicortez 21/01/2023

Emocionante
Essa história realmente tomou um rumo que eu não esperava, achava que seria só a história de um avô ranzinza que aprende a amar a neta, mas teve uma reviravolta intensa. Chorei com esse final
Ariane 21/01/2023minha estante
Que interessante!

Caroline1442 13/02/2023

Uma boa HQ para se distrair
Não é a melhor HQ que já li, mas é uma boa leitura. A história é leve , rápida e me surpreendeu! Definitivamente não esperava por aquele final. Além disso, achei os traços dos autores muito lindo!

Aline T.K.M. | @aline_tkm 20/10/2022

São muitas as adoções
Sabe aquela leitura que dá vontade de colocar num potinho e guardar para sempre? Foi bem esse o sentimento quando li A Adoção, uma HQ maravilhosa com roteiro do belga Zidrou e ilustras do francês Arno Monin.

Quando a pequena Qimaya, de 4 anos, é adotada por um casal francês depois que um terremoto devastou sua cidade natal, no Peru, passamos a acompanhar algumas transformações na vida dessa família, especialmente em relação a Gabriel, o novo avô paterno. Indiferente no início, ele aos poucos se afeiçoa à criança, e surge uma relação muito especial entre eles (um vira o grudinho do outro, literalmente rsrs).

Mas a presença de Qimaya faz muito mais do que dar um novo colorido à rotina de Gabriel — ele é levado a olhar para o próprio passado, para a relação distante com os filhos, já que o trabalho no açougue sempre veio em primeiro lugar. Além disso, Gabriel nutre um grande ressentimento do filho, que não quis seguir os passos do pai como açougueiro.

Com um traço fofo e personagens muito queridos, A Adoção traz uma história com boas reviravoltas. Mas, principalmente, eu diria que tudo aqui é sobre a relação de Gabriel com os próprios filhos, que já se encontram na meia-idade. O nascimento desse avô acaba por resgatar o pai que ele foi e ainda é. No fim das contas, são múltiplas as adoções (que não só dão título à HQ, mas também a cada um de seus capítulos): a de uma criança, de um avô, de uma neta, de um filho, de um pai.

Leitura obrigatória, viu! Simplesmente A-DO-RÁ-VEL, em cada aspecto!!

site: https://www.instagram.com/aline_tkm

1 | 2 | 3 | 4 | 5