Professora sim, tia não

Professora sim, tia não Paulo Freire

Resenhas - Professora Sim, Tia Não

Mancias.Ju 09/04/2024

Professora sim, tia não- cartas a quem ousa ensinar.
Considero a leitura do livro muito importante não só para os educadores mas para cidadãos no geral. Retrata temas muito importantes e fatos sobre a sociedade que são um grande tapa na cara.

Vinicius 12/02/2024

Transformador de uma Visão Política-pedagogica
Há dois anos atrás, em uma conversa com uma pedagoga e consultora de educação, que me deu aula num momento anterior a essa conversa, discutíamos os desafios para uma educação efetiva no Brasil, embora eu não atue na área, ou pretenda cursar tão já cursos voltados a pedagogia, conversava como alguém que enxerga valor no conhecimento, que entende seu potencial de transformação, e talvez como um apaixonado pelo conhecimento, e ela como uma autoridade no assunto norteava tais concepções, em meio a nossa palestra ela me indicara esse livro.
Fato é que Freire está há tempos numa lista de nomes que eu queria ler, embora já o conhecesse, seus conceitos e métodos, sentia ser necessário ter um contato prático com sua obra, haja vista as deturpações de seu trabalho intelectual, sendo assim, resolvi começar de uma maneira não convencional (geralmente os leitores começam por "Pedagogia do Oprimido).
Sobre a obra: antes de começar a leitura, esperava uma linguagem complexa,e surpreendi com a simplicidade da escrita de Freire, ainda que está seja extremamente conceitual. Gostaria de enaltecer o prefácio, produzido pelo Doutor em História e Filosofia da Educação pela PUC de São Paulo, Jefferson Ildefonso da Silva, fora tão bem escrito, que, somente o prefácio trouxe um imenso valor para a obra.
O livro é esquematizado em cartas, destinadas aos educadores, ou como o título sugere; a quem ousa ensinar, Freire orienta estes para serem agentes ativos de uma política voltada a educação, pois a educação é um ato político, que pode e transforma a sociedade e a realidade dos usuários do sistema educacional, e quanto o resultado dessa transformação, este depende intrinsecamente da qualidade das políticas públicas envolvidas, e não se manterem a uma posição passiva, posição está referenciada por "tia", ressalta que o papel do educador se distingue da posição de tia, pois o docente possui um dever profissional de conduzir os discentes a produção do conhecimento.
Por fim, quero elogiar a beleza estética da capa desta edição, ressaltar a importância de uma educação de qualidade, sobretudo, na pública, prezando pela redução do distanciamento entre a realidade e o horizonte ideal, e por mitigar políticas limitadoras ( como o Novo Ensino Médio, por exemplo).
?Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua
própria produção ou a sua construção?

Boa Leitura! ?

nathaliavirginia.meirelles 24/07/2023

Paulo Freire sempre necessário
Em Professora sim, Tia não, Paulo Freire traz através de cartas aos professores e professoras, muitas reflexões acerca de nossa prática em sala de aula, sem abrir mão da teoria, mas levando em consideração não só a nossa realidade enquanto educador, como também as várias realidades dos educandos, dos alunos que muitas vezes enfrentam realidades bem diferentes e bem mais difíceis que a nossa. O que eu mais gostei nesta leitura foram os depoimentos dele enquanto educador. Cada vez que ele compartilha suas experiências, me enche de esperança e eu volto a acreditar que minha prática alinhada à teoria fazem a diferença nas vidas dos meus alunos.

tória 22/05/2023

Admiração gigantesca
Não sei porquê demorei TANTO para ler um livro do paulo freire, esse cara é incrível! totalmente a frente do tempo, com reflexões e pensamentos justos com embasamentos.
eu amei esse livro e com certeza vou ler outros do freire ?

Rayssa 13/05/2023

O livro mostra a importância do profissional da educação se politizar e ter senso crítico. O Estado inferioriza as professoras da educação básica, que na grande maioria são mulheres, transformando elas em "tias", uma figura maternal, sem voz, tirando elas da condição de profissional.
Foi uma das primeiras leituras que eu fiz quando entrei na universidade, nunca tinha parado para refletir sobre essa pauta e esse livro me abriu os olhos.

Rafaella 25/04/2023

Fazemos política ao fazermos educação.
Com esse livro, consigo entender por que tanta gente não gosta do Paulo Freire, ele era extremamente pontual no que dizia, realmente um gênio que sabia se expressar.
Comecei esse livro por ser um dos livros recomendados para faculdade de letras, pensei que seria uma leitura acadêmica cansativa, mas me surpreendi, é um ótimo livro que traz reflexões extremamente atuais e importantes.

Rafaela 25/03/2023

Cartas a quem ousa ter esperança
Ler paulo freire retomou em mim uma esperança ainda maior de lutar por uma educação melhor. hoje não trabalho com educação formal, mas não me vejo fazendo outra coisa que não seja ensinar-aprender.

o autor me lembra que "a imobilidade no crescimento é enfermidade e morte" e por isso eu preciso seguir na luta como professora e/ou educador.

compreender que a educação vai além da sala e precisa romper com os padrões de opressão a classe popular não deve ser apenas mais um conceito avulso, mas sim obrigação de cada profissional da educação.

ainda que um livro antigo, traz reflexões atuais. leiam!

Mariana113 05/11/2022

Chamar de "tia" é uma armadilha ideológica nada inocente
"Grandes obras para mim, por isso, não são os grandes túneis atravessando a cidade de um bairro a outro ou os parques cheio de verde, postos nas áreas felizes da cidade. São tudo isso também, desde, porém, que prioritariamente se trabalhe pela humanização da vida de quem vem sendo proibido de ser desde a "invenção" do Brasil: as classes populares. [...] Não se recebe democracia de presente. Luta-se pela democracia."

Fabricio.Macedo 24/07/2022

Paulo Freire fala de tantas coisas. Seus textos nos aprofundam num nível tal de reflexão que nos transbordam. Vamos refletir sobre esses conceitos e concepções em nossas práticas. Penso que essa relação precisa ser bastante coerente. Vou compartilhar alguns destaques: * a relação ensinar - aprender; * a cotidianeidade; * o que é ler; * ensinar e ler; * o que é estudar; * estudar e ler. Isto só na primeira carta e são dez. Tem muita coisa boa! Anote em sua lista se estas ideias são do seu interesse: do Paulo Freire, "Professora sim, tia não".

Mumartins 03/07/2022

"Mas é preciso, absolutamente preciso, que o saber de minorias dominantes não proíba, não asfixie, não castre o crescer das imensas maiorias dominadas."
Pela segunda vez seguida sentei-me à sombra desta mangueira e estabeleci uma relação dialógica com a obra de Paulo Freire. Relação esta que agora me sinto na responsabilidade de escrever sobre, pois ler e escrever são como duas faces da mesma moeda. Ao ler um texto, o leitor estabelece uma relação de organização das ideias presentes no pensamento do autor e tenta entender as mensagens que o escritor quis transmitir.
O fato é que me encontrava completamente disperso e sem vontade de escrever resenhas, ou escrever sem compromisso com algum gênero textual, mas ao me deparar com os ensinamentos presentes em “Professora, sim; tia, não: cartas a quem ousa ensinar”, compreendi que eu somente interpretarei e tornarei parte de meu repertório as mensagens presentes no texto se eu escrevesse sobre ele. Entretanto, não é somente na esperança de apreender o conteúdo presente na obra, mas também na esperança de ser lido que ouso me aventurar nesses mares já tão explorados.
A obra levanta diversas teses, mas a principal é a de que a professora deve ter consciência que, ao ser chamada de tia, sua função deixa de ser científica, metodológica, e passa a ser meramente de familiar, desvalorizando a função de educadora. Isso, na visão do filósofo, passa a ideia de que qualquer um pode ensinar, tendo em vista que pessoas sem preparo científico podem ser tias.
Outro ponto mencionado nesta obra de Freire é a ideia de que não devemos ser fatalistas, mecanicistas, dizendo que as coisas são injustas porque sempre foram e sempre serão assim. O autor nega veementemente este tipo de enunciado, afirmando que somos seres históricos e, portanto, inacabados. Assim sendo, devemos ter esperança de transformar a ordem social, jamais deixando que a mentalidade de uma minoria dominante influencie a mente de uma maioria dominada. Uma das ferramentas para evitar isso é a educação progressista.
Por fim, quero deixar claro que antes de criticar Paulo Freire, leia! Não desenvolva uma opinião sobre algo que você não conhece. Ao lê-lo, busque somente compreendê-lo e somente após entender o autor, ouse discordar, ouse concordar, ouse manifestar sua opinião: afinal de contas, ainda vivemos em uma democracia.

Cinthia.Santos 03/05/2022

Perfeição
Livro perfeito de Paulo freire. Penso que todo educados deve conhecer a ideia do autor. Ativista é referência para as práticas do ensino e aprendizagem.
Livro feito com 10 cartas para quem ousa ensinar contando um pouco da trajetória de como funciona e como pensamos no ensino e suas práticas.

Jessy 16/02/2022

Necessário
Paulo Freire, mais uma vez entregando tudo trazendo reflexões acerca do papel da mulher na educação das crianças pequenas, que, por muito tempo, (até hoje) foi e é confundido só com afeto e cuidado. Diversas vezes deixando de lado as competências inerentes ao magistério.

Vanessa 26/08/2021

O livro composto de dez cartas direcionadas à educadores faz diversas críticas ao posicionamento da professora como tia. Professora não é tia e ainda assim pode demonstrar afetividade por seus alunos. Professora não é tia e deve se posicionar politicamente. Seja progressista, democrática ou autoritária não é possível lecionar sem compreender o próprio posicionamento para reivindicar por seus direitos.

Vitoria 07/08/2021

As cartas são manifestos-conselhos que mostram a educação como a fundamental revolução, a que pode alterar estruturas importantes da sociedade. E a mudança começa não pelos aprendizes, mas pelas professoras - que, como agentes de transformação, jamais podem permitir serem confundidas com as dóceis imagens de "tias". O respeito a si mesma e ao ofício seguido são fatores-base para que o processo de educação e transformação social de fato aconteça.

Uma leitura importantíssima para educadoras e quem mais ouse a transformar o mundo.

Yasmin.Ghiotto 20/05/2021

Surpreendente
Decidi ler Paulo Freire por que ele é muito indicado para os pedagogos.
Nunca gostei de ler livros academicos e estava prevendo que iria ser uma chatice, mas fui totalmente surpreendida, principalmente por ele falar da leitura científica kkkkkkkkkkkkkk.
Uma experiência incrível!
No final achei um pouco repetitivo e o assunto já não estava mais me prendendo tanto, mas essa é a única crítica.