200 Crônicas Escolhidas

200 Crônicas Escolhidas Rubem Braga

Resenhas - 200 crônicas escolhidas

Rodrigo 31/03/2024

Redescobrindo a Própria Vida
Foram algums meses não contados lendo essa coletânia. Uma crônica, apesar de curta, demanda um tempo para uma certa apreciação. Rubem escreve poesia em prosa. Nada rebuscado ou muito enfeitado. Há sempre uma beleza escondida no simples, nos encontros e desencontros, nas mulheres, na praia, na cidade ou no campo, nas conversas banais, que são o que são e valem a pena por isso.

Dá vontade de conhecê-lo pessoalmente, para tomar um café e conversar. Ler esse livro é sonhar acordado. Ouvir um canto de passarinho no meio dos prédios. Amar mais uma vez. Redescobrir a viver.

Quando eu estava terminando de ler o gato mijou no meu exemplar. Tive que caçar um pdf qualquer para terminar. Bom, de toda forma, eu amei a leitura, ao contrário do meu gato pessimista.

Pisi14 23/08/2023

Poesia em forma de crônica
Uma folha voando num dia frio pode virar história. Assim como um passeio de canoa e uma caminhada banal numa rua do Rio de Janeiro.

Rubem Braga nasceu para contar histórias e aqui neste livro elas são narradas de forma poética, embora sejam textos grandes em forma de crônica.

Uma leitura que faz você achar que a vida pode ser bonita e que vai fazer o leitor ficar mais atento quando uma folha cair de uma árvore e sair voando pela rua.

Antonio Maluco 12/04/2022

Crônicas
O livro conta com as melhores crônicas do escritor Rubem Braga e a abertura e encerramento foram feitos por outros escritores

Clóvis Maia 19/02/2022

Rubem Braga Eterno
Um dos melhores livros que li últimos 2 anos. Detalhe: a inspiração para meu terceiro livro (meu primeiro romance, diga-se de passagem) vem de uma crônica desse livro.

Go vegan 12/02/2022

Bom!
Legal, algumas crônicas são ótimas, tem predem até o fim, outras são bem fraquinhas que a gnt lê pensando em puras coisas

Danton 03/09/2019

O maior de todos os cronistas!
Pode chamar crônica do Rubem Braga de "remédio pra alma"? Pro coração, pra rotina, pro cotidiano, pra leveza dos dias?

O único que tem capacidade de falar de uma mesma coisa diversas vezes como se falasse de uma coisa diferente, pela primeira vez, é o Rubem Braga.

É tudo que eu preciso pra minha vida. Uma tarde de café com os amigos, de vinho com a namorada e do 200 crônicas escolhidas.

r.morel 14/08/2017

Resenha Telegráfica
Seus textos melancólicos e saudosistas são instantes que merecem uma segunda leitura e uma terceira e a quarta e a quinta e a sexta…

Trecho:
“Eu quisera ser um passarinho. Não, um passarinho, não. Uma ave maior, mais triste. Eu quisera ser um urubu. Entretanto, eu não quisera ser conde. A minha vida sempre foi orientada pelo fato de eu não pretender ser conde. Não amos os condes. Também não amo os industriais. Que amo eu?”

site: popcultpulp.com

Luana Loureiro 06/10/2016

As melhores Crônicas
O livro crônicas de Rubem Braga é um livro com textos variados e vividos pelo autor que emociona quem lê por suas histórias de amores, dramas, engraçadas, histórias que poderiam ter sido e não foi, enfim, passou a ser um dos meus livros de cabeceira, pois é um livro que quanto mais releio é como se fosse a primeira vez por ter histórias tão lindas e reflexivas. Enfim, um dos melhores que já li, por me encantar sempre a cada texto relido, acredito também, pelo fato de Rubem ser tão inspirado em cada linha que escreve. Vale ressaltar que o fato de Rubem ter vivido muitas das histórias que escreveu torna o livro ainda mais lindo. Não posso escrever qual a minha crônica favorita, pois amo todas.

Elaine P. 28/03/2016

Aprendendo com o mestre do gênero
Para quem gosta de experimentar o pendor literário com crônicas, Rubem Braga tem muito a ensinar sobre o gênero. Ele consegue até transformar falta de assunto em... assunto. Abaixo uma vídeo-resenha sobre este livro.

site: https://www.youtube.com/watch?v=bq6tD5kpASk

Dany 08/07/2011

Melhores crônicas de Rubem Braga!
Incrível como os meus professores me influenciam, de forma positiva, na escolha de um livro. Não citei na resenha sobre "Os sete, André Vianco", mas foi um de meus professores que me indicou o livro.
Ao contrário do desastre de leitura que foi os vampirinhos, minha experiência pessoal e que só vale pra eu mesma, as crônicas de Rubem têm temas diferenciados e que trazem contigo uma sensação incrível e um sentimento extremamente pessoal a cada crônica lida.
Rubem Braga consegue nos emocionar com suas palavras, e criar dentro de nós um universo de sentimentos paralelos, daqueles que adquirimos quando a leitura é muito boa, que nos fazem participar de um curso de ambientação de cada lugar citado nas crônicas.
Se for uma crônica sobre um domingo em família, provavelmente o leitor buscará memórias de reuniões em famílias que já presenciou, o que ajuda na compreensão total do texto. O mesmo se faz para crônicas de amores, de passeis de barco, de churrascos, e todos estes momentos agradáveis (ou não) que qualquer ser humano deve presenciar.

As minhas crônicas favoritas são: DESPEDIDA,LEMBRANÇAS, OS AMANTES, UM SONHO, A QUE PARTIU, SOBRE O INFERNO, LEMBRANÇAS DE UM BRAÇO DIREITO e SOBRE AMOR,ETC.

Confira! É uma sensação única.

Paccelli 06/02/2009

Pérfido...
A intimidade do Braga com as palavras é pérfida... EU O AMO POR ISSO

Pedro 04/02/2009

Excelente livro para amantes das crônicas. Aconselho a leitura descompromissada e não linear das crônicas, de modo que essas tornem-se uma "reflexão de cada dia". Aconselho também a marcação das crônicas lidas, ou assim como eu, perderás o rumo e se sentira incapacitado de continuar a leitura devido desorganização. E por ultimo, recomendo "Um dia com Bebu", sendo esta minha crônica favorita.
Joyce 10/08/2013minha estante
Um dia com Bebu é fantástica mesmo! Engraçado o seu conselho, quando comecei a ler esse livro senti a estranha necessidade de ir lendo as crônicas de forma aleatória, mas estou seguindo a ordem...