O MAL DO SÉCULO

O MAL DO SÉCULO Junior Berts

Resenhas - O MAL DO SÉCULO

Vania.Cristina 22/10/2023

Misteriosa aventura sombria
História de autor brasileiro contemporâneo publicada de forma independente. Narra as aventuras de Vincent que no início da história aparece velho, escrevendo sobre sua juventude. Em 1832 vivia na Londres da Revolução Industrial e tinha 17 anos. Era rico, não queria saber de estudar ou trabalhar, e estava sempre envolvido com más companhias, mulheres, bebidas e drogas. Escrevia peças de teatro (curioso que isso não era visto como trabalho) e vivia entre artistas e a boemia. Inclusive muitas celebridades da época aparecem rapidamente na história, compondo o que a obra tem de melhor: sua ambientação. Boa parte dela se passa na Inglaterra, tanto em seus palacetes quanto nas ruas fétidas cheias de mendigos. Também tem destaque o campo e as misteriosas colinas de Yorkshire. Cenas se passam em navios, outras em cidades bucólicas do norte da Itália. O autor faz uma sólida pesquisa de época e constrói uma ambientação convincente, com contextos históricos, culturais e sociais. Ele realmente nos faz sentir que estamos lá, naquele lugar e naquele tempo. Trata-se de uma aventura sombria, com terror sobrenatural, mistério, romance, drama e muitas reviravoltas. Em alguns momentos o terror é psicológico, em outros é explícito, escatológico. Tem bruxa, piratas, maldições, fantasmas, possessão demoníaca, ocultismo e uma sequência de batalha num sanatório que me fez sentir como se estivesse em um videogame. Tem conflitos familiares extremos e muita violência. A escrita do autor é fluída, cheia de frases inspiradas. No entanto, o ritmo da história não fluiu bem para mim, achei truncado, com transições abruptas. Algumas coisas acontecem rápido demais. Embora vários personagens sejam memoráveis, nem todos são consistentes. Senti que o livro é ambicioso, promete bastante, mas ainda faltam ajustes, a meu ver. Tem grandes méritos e alguns problemas, mas pode agradar muita gente, principalmente aos fãs do gótico ou da aventura histórica. No final, há um texto do autor que explica que pretendia, com o livro, retratar o ultraromantismo, com todas as suas características literárias, e o mundo que o gerou, sendo impossível separar uma coisa da outra. Os alicerces que erguem essa obra são bons. Recomendo a leitura.

whozlis 11/08/2023

Fiz questão de correr até aqui pra dividir os meus pensamentos sobre essa leitura, mesmo considerando que possa ser uma péssima ideia, já que a euforia de ter terminado ainda me impede de organizar os pensamentos com toda a clareza. Do início, então.

Desde já preciso salientar o quanto me surpreendi fazendo essa leitura. Não é um gênero com a qual eu tenha muita experiência, ainda estou na minha fase de primeiros passos com a literatura gótica e sinto que esse foi um começo excepcional na construção desse laço. Tive medo de que a ignorância quanto as referências me tirasse um pouco o prazer da leitura, mas foi o absoluto contrário. Caí de cabeça nas ambientações excepcionais, me apaixonei pela construção desse mundo particular do Vincent e sigo absurdamente encantada com cada um desses personagens aqui descritos. Me diverti tanto na busca por ambientações e playlists que me acolhessem ainda mais nessa atmosfera sombria que de uma simples leitura passei a ter toda uma experiência imersiva.

Quanto aos pontos positivos, preciso ressaltar o quanto gostei da escrita do Junior; mesmo achando de uma qualidade poética absurda, não senti que estava numa corrida de obstáculos o tempo todo, atravancada a cada frase, tendo que reler e reler diversas vezes até entender o sentido como um todo (como já me aconteceu com o trabalho de tantos outros autores). Foi uma leitura tão fluida, genuinamente prazerosa de ser feita, e faz perceber o esmero e a paciência na hora de construir essa narrativa. Além disso, a composição de cada uma dessas personalidades não deixa nada a desejar. Tenho um apego emocional genuíno ao Vincent, não somente por tamanho carisma, mas por compartilhar de algumas das suas dores mais profundas. Esse reconhecimento todo, somado ao trabalho impecável que foi feito estabelecendo a personalidade do protagonista, me fizeram torcer pela felicidade que ele tanto procurava em si até o último segundo.

Ainda em matéria de até o último segundo, fui positivamente surpreendida até, literalmente, o último segundo desse livro! Tinha minhas suspeitas durante a leitura, mas a viagem foi tão aconchegante que não apressei em nenhum momento a chegada ao fim. Sequer cogitei muitas das descobertas feitas aqui e talvez seja bem melhor assim; se permitir ser surpreendida e deixar que a euforia da nova descoberta me consuma por inteiro.

Como já disse, a ambientação da narrativa me recebeu de braços abertos num aperto aconchegante. Apesar do caráter sombrio, tive meus momentos de deixar uma gargalhada genuína me escapar com o humor excelente desses personagens; talvez seja só um alinhamento com o meu próprio senso de humor, mas gosto de acreditar que o Junior seja uma pessoa genuinamente divertida por traz das histórias fúnebres. Tive também bons momentos de reflexão e choro, os dramas familiares do protagonista conversaram tão intimamente comigo que foi quase impossível não derramar algumas lágrimas lendo sobre essas relações.

O único ponto negativo, e reforço que talvez seja culpa minha por querer engolir essa história de uma vez só, é que senti que tive poucos respiros entre uma situação crítica e outra e me senti um tanto desorientada nesses momentos. Digo, mais uma vez, que pode ter sido somente a minha experiência de leitura; talvez seja uma característica do gênero e eu, por desconhecer, ainda tenha minhas questões com essa montanha-russa de emoções. Mas reforço que em nada essa questão me impediu de prosseguir com a leitura, muito menos me tenha feito querer abandoná-la.

Por fim, gostaria de agradecer imensamente ao autor, Junior Berts, por ter estabelecido um contato tão amistoso na divulgação dessa obra. Fico lisonjeada em poder conhecer o trabalho de mais um autor nacional tão excepcional, sempre muito grata pelo respeito e carinho com que muitos tratam não somente seus próprios leitores, mas todos nós, fãs de literatura num geral.

É uma recomendação que faço a todo mundo que chegue até aqui com toda a sinceridade e um coração cheio de afeto por esse livro tão marcante!
Berts 12/08/2023minha estante
Fico muito contente que a leitura de O mal do século tenha a agradado e a emocionado tanto, minha amiga, e agradeço de coração pela crítica primorosa, que em muito me estimula o ânimo de continuar a jornada de escritor. Talvez também goste de A burguesinha, outro lançamento de minha autoria. Para mais informações, estou sempre à disposição. Um forte abraço!

whozlis 15/08/2023minha estante
fiz questão de já adquirir os dois volumes da Ilha do Crime, tenho a sensação de que vou gostar bastante dos dois também! e já fico de olho na sua própria recomendação, também. agradeço mais uma vez pelo carinho! ?

asisoynara 14/10/2023

Com personagens cativantes e um enredo recheado de aventuras, plot-twist e criatividade, o mal do século é uma obra que espelha com fidedignidade a melancolia, o escapismo (fuga da realidade) e gosto pelo mórbido do movimento ultrarromântico.

Aqui o autor nos envolve com a trama de um jovem e excêntrico dramaturgo, Vincent, em uma Londres pré-vitoriana, a fim de salvar a esposa e a si mesmo de uma bruxa. Cada acontecimento no livro e seu subsequente desenrolar é amarrado a um fato consciso que dá sentido a obra e, se prepare para se surpreender com os laços de sangue revelados, segredos de família e passeios pela psique humana. O domínio da língua portuguesa estão entre as artimanhas admiráveis do autor, ostentando um vocabulário rico e refinado de acordo com o que a obra exigia.

O mal do século é um convite contemporâneo a apreciação da nossa literatura nacional e um vislumbre do quão talentosos nossos escritores são e merecem ser devidamente reconhecidos/valorizados.

ma.ri_ 03/11/2023

O livro consegue trazer o mundo do protagonista para a vida do leitor.
Me senti parte o enredo.
Apesar dos capítulos serem bem longos, o desfecho foi incrível.Pois confirma mais uma vez que, a Clementina não era só o amor da vida dele, mas sim, da sua existência.

Bianca 11/10/2023

Gostei da leitura
Vamos lá, apesar de não ser meu gênero literário, gostei bastante da leitira, a escrita do autor é envolvente, de forma que faz a gente querer ler cada vez mais. O final foi ótimo, tudo foi explicado, e o mistério final desvendado. Recomendo!
Berts 11/10/2023minha estante
Obrigado por avaliar e comentar, Bianca. Fico muito feliz que tenha gostado. Talvez também te interesse "A burguesinha", também de minha autoria. Um forte abraço!

Lucs 10/10/2023

Excelente!
Li algumas obras góticas no ano passado e não sou estranho no gênero, esta tem a peculiaridade de ser escrita por um brasileiro nos dias de hoje. Meu receio do livro não conseguir passar o sentimento da época foi dissipado, o autor consegue através de alguns termos rebuscados e apropriados para um narrativa do século XIX, me posicionar como espectador daquela época.

A história é excelente e acontece tanta coisa em tão pouco tempo que me faz querer tomar o chá que gerou tanta criatividade!

As personagens são cativantes, bem elaboradas e convincentes, até quem eu não curtia, como Scarlett, ganhou um fã no meio da história.

Os diálogos são ótimos, rápidos e certeiros como um golpe de rapieira e me fizeram lembrar os da fantástica quadrilogia A Sombra do Vento.

O que me desagradou foi uso de alguns termos modernos demais para a época que quebram o clima. É como assistir a um de filme de época salpicado com uma trilha de pop/rock. Mas foi algo pontual e não estragou tanto a experiência

Perto de chegar ao final me pareceu que a história enrolou demais e me incomodou um pouco. Apesar disso história é encerrada com chave de ouro.
Berts 11/10/2023minha estante
Obrigado pela avaliação e pelo comentário apurado, meu amigo, seu apoio me estimula muito. Quanto ao chá que me inspirou o que você descreve como criatividade, acredite, só os loucos e arruinados têm coragem de tomar kkk. Talvez também te interesse "A burguesinha", também de minha autoria. Um forte abraço trevoso.

Lucs 17/10/2023minha estante
Opa, que ótimo, já coloquei na minha lista de leitura!

Donizeti 19/12/2023

Ótimo dia para ler livro bom ?
O Mal do Século é uma história super envolvente e cativante, com personagens bem descritos e carismáticos. O livro traz uma narrativa muito fluída e bem fiel a época em que tenta retratar. O livro possui um plot muito prazeroso onde percebemos que realmente Vincent é um romântico.
Única coisa que me incomodou um pouco foi a forma como Erinye teve sua passagem pela obra, mas não é algo que chegou a estragar minha imersão na obra.

Uma obra ótima de um autor nacional e independente, com certeza recomendo a leitura.

Ramiro.ag 26/12/2023

"Meu mal do século foi meu romantismo."
Péssimo dia para se estar vivo!

A história não poderia trazer uma melhor definição do ultrarromantismo, ou o mal do século: melancolia, morbidez e devaneio.

Vincent é um jovem ultra sentimental, um libertino de mão cheia e que já passou por inúmeras internações no hospício desde criança, um sujeito descolado da realidade a sua volta. Marcado por um destino de morte, subitamente ele se vê enfrentando uma maldição que poderá acabar com a sua vida. A partir disso, Vincent sai em busca de reverter tão maldição, no entanto, há muitos aspectos da sua vida que já estão amaldiçoados, não por uma feiticeira, mas por ele mesmo.

"Eu não sabia nem quem eu era. Ou o que restara do que fui. Menos ainda do que eu achava ser."

O livro é muito bem ambientado, o que nos leva a entrar ainda mais no clima da história, o que é muito interessante pois eu me sentia tão leve quando Vincent foi para a Itália, mas assim que voltou para Londres a angústia abraçou novamente a leitura (graças a excelentíssima ambientação).

"Já ouvi dizerem que o tempo cura tudo, mas existem dores em que o tempo, apesar de silenciá-las um pouco, só serve para revelá-las permanentes."

A trama é envolvente, logo no início te envolve em inúmeros mistérios que, no final, vão estar completamente ligados. Não é nada previsível, repito, NADA previsível, eu realmente não imaginava o desenrolar das ações, e fiquei genuinamente surpresa em inúmeras partes do livro. E quando você pensa que acabou, chega mais um acontecimento imprevisível para te estapear (eu to até agora embasbacada com o Deyvi).

"A surpresa pode ser um poderoso elemento catártico na relação do leitor com o livro."

Para os amantes de literatura gótica, ultrarromântica, que buscam uma história com um mistério envolvente, cheia de temas como o amor, a morte e a completa idealização da realidade, eu indico totalmente a leitura de "O Mal do Século". A trama captura muito bem a representação da natureza obscura, explorando sentimentos como pessimismo, temor e solidão.

"Porque aquilo pelo que nos apegamos é o que nos mata, seja uma pessoa, um vício ou o passado ao qual nos recusamos a superar."

No final, desprendido e apartado da sociedade, o nosso protagonista personifica a figura de um herói romântico (até com direito a uma bela garrafa de absinto).

"No fim meu verdadeiro mal do século, aquém de qualquer maldição, foi minha incapacidade de aceitar a realidade que só pode existir no presente."

Jeferson.Gomes 13/09/2023

PÉSSIMO DIA PARA ESTAR VIVO!
As lápides esfriam as dúvidas impacientes, caolhas e envolventes, borrifadas em ópio, umedecidas pela garrafa de vinho.

Não se encontra tudo em um prostíbulo. Os poetas jazem romantismo. Suas intempéries não os consolam em celas, os enterram em tavernas.

O mal está em uma floresta, tentando encontrar uma brecha, ritual fétido em volta de velas, iluminando a escuridão. Morte sem pressa.

A lamparina incendeia uma ideia, plantada em hectares de terra, amor cultivado como o trigo, submerso em perigos.

As pedras não escondem todo o fluxo, escorrendo pelas pernas, transcorrendo lutas adversas. Golpes de uma diferente terra.

Mistérios vagam por carruagens, se revelando em madrugadas, drogas utilizadas, espantando fantasmas, fugidos do manicômio.

Estar em guerra consigo mesmo, desequilibra a mente e os seus entes, conduzindo à alta literatura, aventuras de um século jogado às ruas.

site: https://www.instagram.com/meuslivros.minhaleitura/

Roberta 16/10/2023

O Mal do Século
Leitura gostosa e envolvente, me senti participante das aventuras do Vincent, o Lorde mais trevoso de Londres.
Uma história cheia de reviravoltas, mistérios, surpresas e uma pitada de sobrenatural que deixa tudo mais interessante.
Do meio para o final eu não conseguia parar de ler, uma sucessão de acontecimentos que te prende e é quase impossível largar.
E aquele final? Eu realmente não esperava! Me surpreendeu positivamente e eu amei!
Só não dei 5 estrelas porque os capítulos são muito longos e isso me incomoda um pouco.
No mais o livro é perfeito.
Lipson 16/10/2023minha estante
Gostei. Fiquei curioso!

Roberta 17/10/2023minha estante
Oi Lipson, leia!
Você não vai se arrepender

Amanda3808 03/09/2023

Me pegou
Sempre que eu achava que a obra iria por um caminho o autor me surpreende me apresentando um rumo completamente inesperado para mim. Muito bom! ??
Berts 03/09/2023minha estante
Fico muito feliz que tenha gostado, Amanda. E obrigado pelo comentário. Talvez também te interesse A burguesinha, também de minha autoria. Um forte abraço! :)

Amanda3808 03/09/2023minha estante
Tenho sim

Manú 25/09/2023

Mal do século
Não conhecia o trabalho desse autor até agora.
Sempre gostei dessa mistura de romance, misticismo, mistério e esse ambiente gótico dá um charme a mais.
Recomendo !
Berts 26/09/2023minha estante
Obrigado pelo apoio e comentário, Manú. Fico muito feliz que tenha gostado. Recomendo que leia também A burguesinha, também de minha autoria. Um forte abraço!

Carol Nery 08/10/2023

Grata surpresa
Não conhecia nem o autor, nem a obra... Mas estou sempre em busca de literatura do tipo para meus fins de noite, e às vezes para as madrugadas insones.
Gostei muito do clima que o autor conseguiu passar através de sua escrita. Você se sente realmente ambientado àquela época. Adorei a trama... Cheia de braços e vertentes. Mas tudo devidamente encaixando quando precisa ser.
A sensação de ler algo com ambientação gótica e ultrarromântica de um jovem autor e eu estando nos últimos meses do ano de 2023, foi algo muito prazeroso.
Minha única recomendação é a respeito da revisão. Se eu tivesse lendo de dia, teria feito anotações para poder indicar onde vi alguns errinhos e tal. Fora isso, fui totalmente conquistada e recomendo.
Berts 08/10/2023minha estante
Fico muito feliz que tenha gostado, e obrigado pelo comentário. Talvez também te interesse A Burguesinha, também de minha autoria. Um forte abraço!

Carol Grayshadow 01/06/2024minha estante
Opá.

Carol Nery 01/06/2024minha estante
Xará, é muito bom! Cê vai gostar.

Carol Grayshadow 01/06/2024minha estante
Vou ler

Pollyana 09/04/2022

Resenha por Pollyana Trindade
Com um belo toque de sobrenatural, o "Mal do Século" nos apresenta uma história de amor um tanto quanto diferente.

A obra mescla o passado com o presente, onde o protagonista, Vincent Blessinton, conta sua trágica história para Sarah, uma mulher que apareceu misteriosamente nas suas terras, disposta a acabar com a própria vida após ser abandonada no altar.
A medida que ela conhece o jeito peculiar e excêntrico de Vincent, sua curiosidade sobre os eventos que o fizeram acabar sozinho e isolado numa cabana no meio das montanhas cresce.
A resposta para tal questão (que é dúvida tanto de Sarah quanto do leitor), apesar de existir várias pistas que são soltas no decorrer da trama, só é algo que descobrimos de fato nós últimos capítulos, deixando-nos com aquele ar de surpresa.

Se passando numa época pré-vitoriana, parte em Londres, parte na Itália, nos sentimos dentro de cada uma das aventuras vividas por Vincent e seus companheiros.
Casa mal assombrada, bonecas medonhas, bruxas, seres de outro mundo, piratas e loucos, são só uma parte de muitos arcos surpreendentes da obra!

Outro ponto a ser comentado são os personagens. Muito bem construídos e desenvolvidos, conhecemos suas motivações, traços de personalidade e ainda um pedacinho de seu passado.

A escrita do Júnior Berts, devo ressaltar, é perfeita para quem gosta de uma linguagem mais lírica, ainda contendo descritores sutis, porém muito bem detalhadas em quesitos de vestuário, cenário e ambientação.
O toque de humor sarcástico presente em alguns momentos de desconcentração também foram muito bem elaborados.

"O Mal do Século" é um livro que junta romantismo, mistério, aventura e misticismo de uma forma envolvente e coesa, ainda nos trazendo reflexões importantes sobre a família e alguns questionamentos sociais, de pensamentos e atitudes que eram comuns no século XIX, época em que se passa a obra, mas que não caberiam mais atualmente. Ou seja, um prato cheio para os amantes de história!

site: https://www.instagram.com/thefawkes_/

J.M.M.R 27/08/2023

O livro tem uma história incrível com personagens interessantes e bem escritos. O desenvolvimento e evolução do personagem principal também foi um ponto forte. Agradeço ao autor Junior berts, por ter entrado em contato e recomendado seu livro.
Berts 28/08/2023minha estante
Obrigado pela avaliação e comentário, sua opinião é muito importante, sem falar que em muito nos estimula a continuar a escrever. Talvez você goste de A burguesinha, também de minha autoria. Para mais informações estou sempre à disposição.
Um forte abraço!