Baixo esplendor

Baixo esplendor Marçal Aquino

Resenhas - Baixo esplendor

MarciaCannecchia 30/06/2021

Sensacional.
Incrível. Eu sou muito fã de Marçal aquino.
Neste livro, Miguel, nádia, ingo e outras fazem parte de um romance com escrita fluída. A vontade é de não parar de ler. Indico tanto. Sentirei saudades de todos.

Gio 04/02/2022

Decepcionada
Assim como "eu receberia as piores notiede seus lindos lábios", eu também não curti muito a leitura desse. Não sei se é o modo como o autor constrói seus personagens, ou o que quer que seja, mas sempre tem uma premissa boa que acaba sendo arrastada pra mim.

ArthurAlves 30/06/2022

Romance verdadeiramente policial
Quando terminei de ler esse livro deduzi que esse é o primeiro romance verdadeiramente policial que leio, achei maravilhoso a trama. O agente infiltrado imperfeito torna tudo mais verossímil, as cenas quentes são quentes, a máfia é bem construída e estou esperando outro livro do autor chegar.

Minha recomendação é só vai!

Clara 06/11/2022

Este é o meu segundo livro do autor, o primeiro foi ?Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios?, que é considerado seu maior sucesso.
Baixo Esplendor tem de tudo para se tornar : associa a narrativa com um contexto histórico (mas sem fazer isso de uma forma chata ou repleta de clichês), constrói um cenário repleto de suspense e nervosismo, e a especialidade do autor: construir um romance arrebatador carregado de paixão e tesão .
A trama possui uma ótima premissa, que consegue ser cumprida, e tem uma reviravolta chocante no final (demorei alguns bons minutos pra digerir). Super recomendo :)

Paula 24/09/2022

como não amar marçal aquino?
terminei esse livro com uma certeza: quero todos os livros do autor na minha mesa PRA ONTEM!
que história incrível. cada página me envolvia na trama de uma maneira que eu não me via mais largando. tem ação, uns sustos, personagens muito bem construídos e atraentes. é o tipo de narrativa que te faz se entregar. o final é sempre arrebatador. o amor é intenso, descabido e doloroso. é a vida acontecendo. meu coração é ganho pelo Marçal a cada obra dele que pego em mãos.

Claudio 21/05/2021

Livro policial pra devorar!
Um livro policial cheio de sensualidade. Um personagem principal incrível e personagens secundários que não ficam atrás.

Mari 25/05/2021

Incrível, mas...
Eu adorei muito! Super fluido, sensual e cativante!

Mas estava esperando algo como Os Infiltrados com Leonardo DiCaprio e Matt Damon, já que é um romance policial onde o Miguel se infiltra em uma gangue. Porém, não rola o medo de ser pego, os tiroteios, o medo de ser pego e o medo de ser pego e morto.

Foca mais no romance. Fica mais um romance com policial.

Apesar disso, a história continua incrível! Os personagens secundários são cativantes!

A Nádia incrível!

O final?! Esperando uma resposta!

Gostaria de saber o que aconteceu com outros personagens!

Uma leitura incrível!

Filha de Atena 30/03/2024

Como o amor pode nos mudar completamente
Uma novela muito intrigante sobre o submundo das drogas no Brasil na época da ditadura militar. Mostra muito sobre táticas de investigação de infiltrados.
Nao tem muito oq dizer sem dar spoilers mas assim leiam!! Pq é perfeito e arrasador

MãeLiteratura 25/08/2021

Marçal continua ótimo!
Baixo Esplendor é um romance policial ágil e envolvente. Marçal Aquino continua dono de uma prosa afiada e dinâmica.

Nesta trama vamos conhecer Miguel, um "codinome" usado por um policial, infiltrado numa quadrilha de ladrões de carga.

Tudo caminha bem até que ele se envolve com Nádia, irmã de Ingo, o chefão da quadrilha. O que começa com muito sexo e desejo, caminha para uma relação amorosa e que tem tudo para dar errado.

Quem é mocinho? Quem é bandido? Quem é da polícia? Marçal criou personagens muito humanos, num cenário interessante e reflexivo.

Ambientado na época da ditadura, adorei as referências dos anos 70, que marcaram minha vida, como o carro Opala e o programa de TV Almoço com as Estrelas (que eu assistia com a minha avó). A história é muito visual e com certeza daria um filme muito bacana.

Meu destaque vai para Bibi, uma cachorra que sempre teve muita sorte na vida, que era do pai de Miguel e trouxe certa leveza à trama.

Escrita fluida, mergulhei na leitura e devorei o livro. O final...me fez refletir muito! Uau, daqueles que a gente fica literalmente sem ar.

Desde a leitura de Eu Receberia as piores notícias dos seus lindos lábios, um dos meus livros favoritos da vida, aguardo novos livros do Marçal!

Então quando soube deste lançamento, depois de tantos anos, não tive dúvidas, solicitei na hora. Uma dica, tente não comparar os dois livros, pois ler com expectativa costuma ser muito complicado.

Recomendo!

site: https://www.maeliteratura.com/2021/08/resenha-baixo-esplendor-de-marcal.html

Ellen Rayane 03/07/2022

Essa resenha é pra informar que o Marçal é um dos meus Autores Favoritos da vida... Ele escreve livros que sempre permaneceram atuais... Pq eles falam sobre cotidiano, amor e a vida sem firulas!! Eu amei esse livro... Eu amei o casal protagonista e o quanto é real e palpável seus sentimentos... Favorito da vida!!

Dri 22/04/2021

É bom, mas...
Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios é um dos meus livros favoritos, então estava com muita expectativa para Baixo Esplendor.

Tecnicamente, ele é muito bom. Os diálogos são realistas, a ditadura é bem pontuada e acrescenta uma claustrofobia para a trama, os personagens são convincentes, as cenas são bem narradas, a escrita do autor continua excelente. Toda a questão da marginalidade e jornadas cíclicas da vida do crime foi o ponto alto do livro pra mim.

Mas eu acho que ele não vai muito além da sinopse, tudo é muito simples, o romance é a questão principal de tudo e achei até divertidas algumas cenas, mas enjoa ser só isso. E tem algumas cenas tensas no grupo de criminosos, mas parece que nenhuma vai pra frente e dá em alguma coisa.

Eu estava esperando uma história mais ousada, tendo em mente que o cenário é a ditadura e um policial que se infiltra em uma quadrilha de bandidos pra conseguir prendê-los e ainda se apaixonada pela irmã do chefe do bando.

Mas vale muito a pena pra quem já admira o trabalho do autor e gosta de romances em cenários perigosos com fundo histórico.

valteralvees 02/10/2021

Amor marginal
Baixo Esplendor é mais uma excelente obra de Marçal Aquino. A história, que se passa durante o período de ditadura militar, traz vários aspectos já familiares em seu outro romance, ''Eu receberia", como a disposição dos acontecimentos na história, que é muito bem pensada, hora trazendo eventos passados, hora futuros, deixando o leitor curioso. Em matéria de personagens, o livro também traz personagens muito cativantes, mas, ao meu ver, não tanto quanto os da obra anterior. O grande ponto forte da trama é o suspense acerca da identidade do personagem principal, Miguel, que acaba se envolvendo emocionalmente com os principais investigados, e, sobretudo, com Nádia. O romance entre os dois é deveras idealizado e utópico em diversos momentos, mas ainda assim, muito bem escrito e explicado. Não é tão bom quanto "Eu receberia...", mas, ainda assim, como já disse, um excelente livro.

Luciano Otaciano 01/12/2021

Livro bom, mas não espere muito da obra!
Sempre tive curiosidade em conhecer a escrita do autor, sendo assim fui desbravar seu livro. Já tinha ouvido sobre as obras de Aquino antes – principalmente sobre o sucesso Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios – e a curiosidade era enorme. Com o burburinho em volta do primeiro romance depois de 16 anos, aproveitei o hype para começar a me aventurar pelas obras do autor. Já começo falando, então, que Baixo Esplendor não foi nada do que eu estava esperando. Foi bom e ruim ao mesmo tempo e já vou explicar o motivo. Confira abaixo!
Acompanhamos a história de Miguel, um agente da Inteligência da polícia civil que está se infiltrando em uma quadrilha de ladrões de carga. O interessante é que Miguel não é o nome verdadeiro do nosso personagem e, para o desespero dos leitores futriqueiros, nós nunca ficamos sabendo como ele realmente se chama. O problema inicial deste livro é conseguir entender como a narrativa se desenvolve. A falta das marcações de diálogo pode ser uma pedra no sapato de alguns leitores. Particularmente, gosto desse estilo de escrita – mais ou menos o que lemos em Pessoas Normais, de Sally Rooney – e não tive muitas complicações relacionadas a esse desenvolvimento especificamente.
O que me impediu de mergulhar na história foi a linha temporal. Simplesmente, não há uma indicação de que estamos lendo uma cena do passado ou até mesmo uma do futuro. Aquino faz quebras nos capítulos – que são um pouco extensos, diga-se de passagem – e deixa nas mãos do leitor a capacidade de encaixar determinada cena na cronologia dos eventos. Confesso que demorei umas 80 páginas para conseguir, de fato, adentrar na narrativa. Porém, depois desse início um tanto conturbado, engatei direto na leitura e só parei quando cheguei na página dos agradecimentos. Dá pra entender o hype em cima da escrita de Marçal Aquino. Apesar da fluidez da história, o autor não poupa quando o assunto é pegar o leitor com sua escolha de vocabulário. Não que seja uma leitura difícil – pelo contrário -, mas a escrita tem o seu quê de requinte.
Contudo, uma bela escolha de palavras não é tudo, não é mesmo?
Senti falta de uma profundidade maior nos personagens. Principalmente, no interesse amoroso de Miguel, Nádia. Não temos uma grande cena ou um diálogo marcante que inicie o relacionamento deles. Quando nos damos conta, os dois já estão nus no sofá e aproveitando a intensidade da nova paixão. A própria relação de Miguel com Ingo, o chefe da quadrilha, não é tão desenvolvida. Tudo parece muito “fácil” para o protagonista. Logo já se envolve com os ladrões e se torna o braço direito do chefe sem nenhuma pulga atrás da orelha. Poderia, sim, ter um pouco mais de páginas para que esses pequenos detalhes fossem mais trabalhados. No fim das contas a obra tem o seu brilho. Em resumo, BAIXO ESPLENDOR é uma ótima pedida para quem gosta de romances policiais e de ser desafiado por uma leitura que, de início, te joga num breu até você encontrar certas respostas. Espero que tenham curtido a resenha. Até a próxima!
Diego 18/12/2021minha estante
Acabei de terminar a leitura e adorei o livro! E minhas únicas ressalvas são as mesmas que você levantou. Em alguns momentos fiquei confuso com a linha temporal e também achei que o romance de Miguel e Nádia podia ser mais aprofundado. No mais, baita livro

Luciano Otaciano 19/12/2021minha estante
Que bom que curtiu. O livro é muito bem escrito realmente!

Pedro.Alves 09/11/2021

4.2?
(+17)

Vamos lá.

Eu gosto muito da maneira como o Marçal Aquino escreve e conta duas histórias, e aqui eu tive a confirmação desse fato. Mas se você não gostou de "Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios", eu acho que tem poucas chances de você gostar desse e o contrário também é verdadeiro.

Eu fui ler sem a menor idéia do que eu ia encontrar aqui, só vi tinha uma média boa de avaliações e como eu gostei do outro livro do autor dei uma chance a esse, e sinceramente foi o melhor que eu podia ter feito.

Mano, essa é uma história de máfia na época da ditadura militar, e ainda tem um romance (um pouco parecido com o do "Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios"), o autor tinha a faca e o queijo na mão e conseguiu fazer um ótimo trabalho.

Mas por que essa nota? Simples, eu tô um pouquinho cansado desse tipo de romance que o autor bota, sei lá, não tem como pegar leve? Isso é mais pela minha vibe do que pelo livro em si, mas isso influenciou minha nota.

Além de eu achar que o livro se perdeu só um pouquinho nessa coisa de querer dar um panorama geral das coisas, é uma escolha narrativa boa? Sim, mas isso não impediu que eu me perdesse um pouco.

No geral é um livro muito bom. Ainda prefiro o outro? Sim, mas ele quase conseguiu chegar lá.

Recomendo!