Estranho familiar

Estranho familiar Zygmunt Bauman

Resenhas - Estranho familiar

Less 12/12/2023

Bauman e o mundo líquido!
O livro correlaciona nossas relações com o mundo consumista de compras e vendas. Onde temos o direito de descartar e trocar de pessoa quando quisermos. Ele diz que o consumismo que o capitalismo promove ser uma causa de aflições e depressões da sociedade.
Para Bauman, o capitalismo se alimenta da tristeza e frustração do povo. Porém, o consumismo causa mais tristeza ainda. Mas por que causa mais tristeza? Primeiro: não podemos manter por muito tempo a obsessão por comprar, pois que estamos em um país subdesenvolvido. Segundo: as compras não resolvem nossas frustrações, apenas postergam.
Para ele vivemos um mundo líquido, onde a moral tornou-se relativa, individualizada e Deus tornou-se individual. Ou seja, agora a ideia de Deus é pessoal e não forçada por essa ou àquela religião.
Ele era comunista mas depois foi se desvinculando desse aspecto politico. Foi influenciado por pensadores como Sigmund Freud e Marx.
Bauman era Cientista social, filósofo e socialista.
O mundo passa por transformações rápidas que não podemos acompanhar. Nossas relações tornaram-se liquidas.
Bauman se denomina ateu, porém acredita que Deus é essencial. O que parece um paradoxo. Parecendo mais uma pessoa agnóstica.