Aqueles da Bíblia

Aqueles da Bíblia André Daniel Reinke

Resenhas -

Léo_Martins 15/05/2021

Aqueles da Bíblia
Este livro é uma obra fundamental para que o leitor possa compreender melhor o contexto histórico, cultural e religioso da formação do povo de Israel e da própria emergência da Bíblia Sagrada.

Nossa leitura da Bíblia é profundamente influenciada pela maneira como imaginamos o passado. Ciente disso o autor nos propõe uma nova imaginação dessa narrativa, trazendo as pesquisas acadêmicas da arqueologia e da historiografia para compor o contexto da formação do Israel antigo.

juline 27/02/2022

Como é bom ler uma história com contexto e linearidade! Achei esse livro muito completo pra apresentar a trajetória do povo de Deus. Não temos muita noção quando lemos o antigo testamento, de tudo o que estava por trás politicamente, e aqui o André é muito perspicaz em apresentar todo início de capítulo, o contexto geopolítico. Esse livro me ajudou muito a entender o porquê das ênfases dos textos bíblicos em alguns personagens, e as lacunas não relatadas também.

André Reinke já havia me cativado no primeiro livro dele (os outros da Bíblia) e segue com minha admiração pelo trabalho de pesquisa bem feito e de organização com as idéias.

Acho muito importante conhecer a história por trás das coisas em que a gente admira e acredita! E esse livro não poderia ser melhor e mais completo pra essa função

Gabrielle 23/11/2023

"Saber dos pormenores acerca das culturas de outros povos que influenciaram Israel, bem como enxergar as várias nuances da formação do povo de Deus no Antigo Testamento, é quase como descobrir uma nova Bíblia."
Essa frase está no prefácio do livro, dita por Rodrigo Bibo e faço minhas as suas palavras.
Os livros do André Reinke me deram ainda mais gosto pela leitura da Palavra. Hoje entendo um pouco mais as atitudes daquelas pessoas, muitas coisas que me causavam estranheza, ao entender o contexto da época, já não me causam mais.
Agora, ao abrir a Bíblia, meu "imaginário" tem mais recursos.

João 29/04/2021

Excelente
O livro nos apresenta um apanhado dos acontecimentos mais marcantes, com sua devida contextualização no tempo e espaço, e seu impacto na construção da identidade e crenças do povo judeu, assim como na origem do cristianismo. O foco do livro está nos eventos desde Abraão até a destruição de Israel por Tito. Fazendo um reflexão final sobre o desenroar dos eventos até o presente momento.

O autor faz um trabalho fenomenal ao apresentar um contexto para os acontecimentos, destacando os povos que viviam em volta e o que estava acontecendo nas relações entre eles e com o próprio povo que daria origem aos atuais judeus.
Nos traz também a influência que esses povos exercem sobre o povo bíblico, em sua cultura, crenças e relacionamentos.

É um livro excelente para se entender a fé judaica e cristã e a sua transformação desde a origem, culminando nessa diversidade de crenças dentro das duas religiões. Para quem gosta do tema ou deseja saber sobre a história as crença em geral da fé dos judeus e cristãos, recomendo a leitura.

Williams.Medeiros 30/07/2021

Os detalhes fazem a diferença!
Excelente livro! O Autor usa uma linguagem de facil leitura, com capitulos bem divididos e assim nos leva a desenvolver e entender de forma calma o momento a que o capitulo se refere!

O autor consegue ao mesmo tempo nos trazer um panorama da história do povo e ser rico em detalhes, que elevam a nossa perspectiva da constituição do povo! Sem dúvida, todos que tiverem a oportunidade de ler este livro, terá uma amplitude de visão da história muito maior!

O livro nos envolve e a cada capitulo ficamos na expectativa de lermos o próximo!

Eu acredito que TODO cristão que deseja conhecer mais a historia do povo de Deus deveria ler esse livro!

Gostei muito do livro e super recomendo!

Lucas 21/09/2021

Uma ótima introdução
A obra apresentada por André Reinke, seguindo a mesma linha antes vista em "Os Outros da Bíblia", apresenta um ótimo panorama introdutório para nós familiarizar ao desenvolvimento do povo de Israel.
O livro não é inacessível àqueles que não dominem o assunto, mas cria um interessante diálogo entre o mundo leigo e os conceitos acadêmicos.
Recomendo a leitura!

Paulo.3307 06/11/2021

Fascinante
Aqueles da Bíblia se propõe a mostrar o plano de Deus para o seu povo ao longo da história, desde a migração de Ur dos caldeus até o século XXI. Conseguimos enxergar a formação da identidade do povo de Deus e as suas mudanças ao longo do tempo, o quanto que outras culturas lhe influenciaram, as mudanças em sua língua, tradições, cultos, o quanto que ele se parecia com as nações do seu entorno e do quanto ele se diferenciou delas ao mesmo tempo.
Podemos desfrutar de um material fruto de uma pesquisa bem feita, o livro é repleto de referências bibliográficas e isso transmite segurança nas informações mostradas. Enfim, se o leitor é iniciante nos estudos do AT, sem dúvida se surpreenderá em cada capítulo desse livro. Recomendo demais!!!

Valbilandia 09/12/2021

Incrível!
Li "Os Outros da Bíblia", logo em seguida li esse livro e a experiência é sensacional. É um conteúdo profundo, bem pesquisado, bem escrito, com excelentes referências. Todo cristão que quer aprofundar seu conhecimento da Bíblia e sobre o povo de Israel deveria ler esse livro.

Sandro 25/08/2022

Aqueles entre nós...
Enquanto no livro "Os outros da Bíblia" o foco estava nas nações que se relacioram com Israel, neste o foco está em Israel, ou seria Hebreus? Ou seria Judeus? ?
André Reinke vai passar pela história, partindo de Abrão, contando a história bíblica sob uma ótima mais próxima do contexto da época. Ou seja, um olhar menos anacrônico dos acontecimentos.
Quando eu compreendi a "pegada" senti que era uma teologia bíblica "diferente". Agora "Por que diferente?" Bom, só lendo para saber.

Nidia Lysney 03/07/2023

A exemplo de seu antecessor, a leitura de Aqueles da Bíblia constitui uma experiência enriquecedora. André nos apresenta o processo de formação do povo da Bíblia, propondo, inclusive, nomenclaturas diferentes e muito interessantes. Minha paixão por história e minha espiritualidade foram devidamente alimentadas com essa leitura.

Matheus 29/04/2022

Excelente livro
Primeiro de tudo fica como dica a leitura do livro "Os Outros da Bíblia" antes desse, pois dará um background maior sobre os povos que aparecem na história descrita em "Aqueles da Bíblia".

O texto é muito bem organizado em ordem cronológica, o que nos ajuda a entender todos os contextos em torno do povo de Deus ao longo da história. O autor não abusa de termos técnicos, trazendo maior leveza na leitura.

Um dos pontos que me chamou atenção foi a preocupação com a formação da identidade do povo de Deus em todo o percurso, apresentando toda a diversidade que sempre esteve presente na construção daqueles no qual a bíblia se refere.

Rebeca 27/07/2022

Uma nova visão
O livro nos traz uma nova visão do povo da Bíblia, judeus, israelitas, judaitas, hebreus... O livro diz quem são cada um deles, talvez não mude a forma como o chamamos no dia a dia, mas nos auxilia a entender melhor a Bíblia, um bom livro histórico/teológico, demorei um pouco pra ler pois são muitas informações e datas

Paulo.Sergio 20/05/2024

Segundo de uma trilogia!
Terminei o segundo livro da trilogia de @andredanielreinke "Aqueles da Bíblia"
É muito top, cheio de referências e mesmo assim numa linguagem de fácil compreensão!
Neste livro ele trabalha o desenvolvimento do próprio povo de Israel desde os patriarcas, onde ele denomina de migrantes, ao tempo um pouco posterior à vinda de Jesus!
É simplesmente sensacional!
@thomasnelsonbrasil

Monica Diniz 22/03/2023

Livro excelente para se entender a fé judaica e cristã .
André Daniel Reinke é uma obra que explora a história e os ensinamentos dos personagens bíblicos do Antigo e Novo Testamento.Nos
fornecendo informações sobre suas histórias e suas contribuições para a religião e cultura cristã. O autor também discute a importância e relevância dos ensinamentos bíblicos para a sociedade moderna.O autor evita julgamentos e interpretações dogmáticas, apresentando os personagens e suas histórias de uma forma ampla e inclusiva.
Uma linguagem simples e clara, tornando a leitura fácil e agradável, contem muita pesquisa de como os povos vivia
m .Me ajudou a compreender melhor o contexto histórico, cultural e religioso da formação do povo de Israel e da própria emergência da Bíblia Sagrada.
Acho muito importante conhecer a histó
ria por trás das coisas em que a gente admira

Loloveggie 05/04/2023

Ótimo livro de estudo
Leitura densa. Para quem quer ler de forma rápida talvez não seja uma tarefa fácil, mas considero isso algo bom, pois é uma livro para ler e refletir nesses estudos, olhar a bíblia em conjunto e entender o contexto da época. Realmente durante a leitura parece que imergimos na história.