Ciberpopulismo

Ciberpopulismo Andrés Bruzzone

Resenhas - Ciberpopulismo

Heitor.Mattos 17/10/2021

Impecável
O autor, por escrever nos momentos vivenciais do agora (2020/2021), expressa EXATAMENTE o que está acontecendo. O debate uma dicotômica total, apenas existem dois lados e você DEVE estar de um deles, é isso que querem que acreditemos e muitos mesmo lendo e concordando estão de um desses lados, porque eles são muito convidativos, populistas, alarmistas. O outro lado é mau, o nosso é bom. As ideias sao deixadas de lado, no debate a ofensa pessoal reina, ao invés de debaterem IDEIAS, usam o tempo para se atacar, esquerda chamando de Fascista, a direita chamando de Comunista/Socialista. Não importa quem esta ali, é meu inimigo.

Essa visão é perigosa, e infelizmente é maioria nos dias de hoje. Você achar que o seu lado está 100% correto, é perigoso. Você só aceitar informações do seu lado, é perigoso. Você não estar disposto a mudar de ideia no meio de um debate, é perigoso.

Parabéns pelo livro.

Tuts 17/09/2022

Imprescindível para entender o cenário político atual
O livro possui uma abordagem sociológica a respeito da ascensão do ciberpopulismo,conceito definido pelo autor Andrés Bruzzone como a junção entre o velho populismo,despolitizante e baseado na devoção a um líder,muito atrelado ao que o sociólogo Max Weber definiu como poder carismático,radicalizado no ambiente das redes sociais.

O autor aponta que o paradigma da internet intensificou as tensões entre grupos políticos opostos e dissonantes,de forma nunca antes presenciada,graças à rapidez da troca de informações,da disseminação de notícias falsas e de discursos radicais,vazios e simplistas que muitas vezes acabam convencendo uma população descrente com os rumos da política em seu país.

É evidente o crescimento de candidaturas de extrema-direita no mundo,como Donald Trump,nos EUA,Marine Le Pen,na França,Matteo Salvini,na Itália e Jair Bolsonaro,aqui no Brasil. Todos tem em comum o discurso radical,vazio,simplório e irracional. Presenciamos,nesses 4 anos desastrosos de gestão do atual presidente Bolsonaro,cenas de negacionismo,ignorância,truculência,agressividade,irracionalidade. Tudo isso embalado com um discurso conservador e da ?moral e bons costumes?,que são apenas fachada,já que a conduta do presidente e de sua família não corresponde ao que pregam.

O autor cita que os populistas de extrema-direita não se ascendem graças a pobreza,graças à corrupção,ou ainda a um ímpeto revolucionário de pessoas comprometidas com a agenda de extrema-direita,mas sim com a expectativas frustradas,com o descontentamento e descrença nos tradicionais políticos brasiliros. Bolsonaro surgiu como um ?outsider? entre a velha polarização de PT x PSDB. Sua campanha ganhou força muito pela tragédia econômica e social provocada por Dilma,e seu vice Michel Temer. Tudo isso junto a fake news e a prisão do ex-presidente Lula,principal líder do PT,partido que dominou o país por 13 anos.

É uma leitura essencial pra entender o nosso cenário político do Brasil,permeado pela marcante e trágica polarização radical,que cerceia o diálogo e a troca de ideias a um embate raso de slogans,um suposto confronto entre ?comunismo? e ?fascismo?,totalmente inexistente,além de trocas de acusações e memes. Infelizmente,parece que a população brasileira ainda não conseguiu sair do ciclo da polarização e da política como um jogo de futebol,já que no atual momento,lideram em todas as pesquisas de intenção de voto os mesmos que favorecem essa polarização odienta,enquanto candidatos moderados e mais sensatos como Ciro Gomes e Simone Tebet,não emplacam dois dígitos nas pesquisas. Realmente lamentável.

Espero que um dia o Brasil consiga se libertar desse cenário degradante,mas assim como autor eu acho dificil isso acontecer tão cedo.

Tuyl 19/05/2022

Bom livro, com uma leitura certeira dos momentos atuais - brasileiros e globais. Porém senti falta de trazer mais soluções, ou pensatas, de como fazer a partir desse cenário posto.

Felipe Sampaio 05/04/2022

Resenha: Ciberpopulismo, Andrés Bruzzone
Apesar de concordar com diversos pontos levantados pelo autor, achei que ele foi um pouco parcial nos seus argumentos. Posso estar errado, mas me parece que a demonização da direita sobrepôs a argumentação em alguns momentos. Ainda assim, concordo com os pontos levantados e também acredito que a polarização seja um mal que torna a escolha de um futuro num fla x flu de perdedores, porque quem perde obviamente se sente injustiçado por não ter sido escolhido o melhor e o que ganha perde por falta de agregar boas ideias do outro lado. Enfim, política é difícil de discutir, mas nem por isso deve ser colocada de lado.

Gabrielli 05/10/2022

Escrevendo aqui só para salvar o comentário de que a leitura desse livro vale muito a pena. Ele aborda as definições de comunicação e sua importância, na sequência aborda as inovações tecnológicas e por fim o uso político. Não se delonga muito, possui linguagem fácil e a leitura é bastante dinâmica. Dito isso, não canso de ficar abismada com a falta de controle no uso de dados pessoais e ferramentas pela política.