Garimpo de almas

Garimpo de almas Stepan Nercessian

Resenhas - Garimpo de almas

@wesleisalgado 23/12/2022

Simples e bonito
Eu sou o tipo que imagina a complexa vida de qualquer pessoa que esbarro em uma fila, andando pela rua, em um ônibus, metrô. O que levou aquela pessoa estar ali naquele momento, seja em situação de rua ou em um carro importado. Que sonhos , anseios , medos compõe aquele ser indivíduo? Ele é bom ou mau? Ele merece a condição em que se encontra ou não merece? É feliz?

Devido a isso esse livro falou direto com meu subconsciente, o autor em passagens breves emula os mais tipo diferentes de almas. O bandido, a rotina de um casal, o desiludido, a pessoa invisível que cuida da limpeza, o que não tem nenhum problema mas se acha o mais problemático do mundo.

Além de uma primeira seção onde fala da sua própria vida e infância, e de como todo passou e ele nem viu. Já fui comparado ao Elvis Presley hoje ninguém dispensa um segundo olhar pra mim, diz em certa passagem. E não é a isso, que todos nós sem exceção, estamos fadados?

Jessica Moraes 16/07/2023

Stepan nercessian, personagem principal ou coadjuvante?
O autor usa de sua vivência para recriar e criar diversas histórias;
minha experiência com essa leitura foi confusa pois o leitor não é ambientado nos locais onde acontece as coisas, mas diretamente nos pensamentos desses personagens/pessoas; misturando a realidade com a criação; a partir daí se tornou arrastado e infelizmente, não compreendi o que o mesmo quis passar através disso;

nalice 23/09/2023

Foi difícil terminar esse daqui, viu? Ele é basicamente uma junção de histórias aleatórias e sem nexo, tem algumas interessantes, mas a grande maioria é bem chata. Sinceramente não sei o que o Stepan quis repassar nele, tudo ficou confuso, parece que só jogou e foi isso.

Não é uma leitura que eu recomendo, mas também não é tão horrível ao ponto de ganhar só uma estrela.

GIPA_RJ 05/02/2023

Recomendo!
Eu pedi.este.livro.de presente e.me.deliciei com a leitura.
Stepan Nercessian acertou em cheio : escrita inspirada ,com tiradas cômicas que me lembraram Arnaldo Jabor e uma boa dose espiritualista-existencialista -apocaliptica (se é que me fiz entender...)
De início , ri muito com a pegada cômica que cri que daria o tom do
livro até o fim . Porém , em seguida ficou demasiado contundente e nada engraçado. Enfim entraram os depoimentos e comecei a achar meio aleatório, pensando até em
abandonar a leitura. Mas num dado momento entendi que a graça estava em reconhecer o perfil de quem se auto-descrevia e não parei mais de ler.
Sugiro a quem achar desinteressante que pule para a página 154 e leia os sete depoimentos finais , depois
volte e leia tudo.
"Garimpo de Almas " : uma boa sugestão de presente, indubitavelmente!

Lis 03/05/2023

Comprei pelo título e pelo preço mas não deveria
O livro é uma confusão completa, um monte de histórias soltas e sem nexos e, pra melhorar, tudo melancólico. Você lê esse livro e a cada frase pensa ?a vida é uma bost*?, não recomendo. Não supoooorto livros assim, não tem um objetivo, nada, só larga informações inúteis e cansativas de ler. Demorei uma eternidade pra ler essa coisa aqui mas finalmente terminei. Infelizmente não consigo abandonar algum livro, nem quando eu estou odiando ?

Marina516 16/02/2024

Garimpo de almas e histórias
Stepan nos apresenta uma leitura rápida e fluida, com diversas crônicas e uma acidez que achei esperado para o escritor.