Independencia

Independencia Javier Cercas

Resenhas -

Karina Paidosz 07/08/2023

Estava na ansiedade para ler a sequência de terra alta, só não fiquei mais interessada por achar a leitura um pouco maçante, o que não combina com um livro de Javier, eu sei. Mas levei mais tempo que gostaria e perdi o ritmo de leitura que vinha tendo.
Rolou um bloqueiozinho nesse meio tempo.
Mas ao que se propôs, ele entregou.

Lucas1429 16/07/2023

Os fins justificam os meios?
É o segundo livro da trilogia Terra Alta, de Cercas.

Neste livro, Melchor se vê retornando à Barcelona para trabalhar em um caso que envolve chantagem nos altos escalões políticos e sociais da cidade catalã.

Confesso que a história do livro, em si, é bem morna. Poucos momentos emocionantes e uma leitura até arrastada (seria pior se não fosse Javier, meu autor favorito) para os padrões.
Até o epílogo.

O epílogo entrega mais do que você espera. Há um elo absurdo com Terra Alta I, no qual quase ninguém espera, e é que torna toda a história aceitável. Tudo ocorre para o desenrolar do epílogo, de forma que, em minha opinião, Javier criou um livro só para poder usar esse final.

Final incrível, mas livro mediano. Espero mais na obra que completa a Trilogia Terra Alta, último livro lançado por Cercas, e fico curioso para ver o que o destino fará com Melchor e Cosette.

Ah, um aviso, o livro alterna com capítulos entre dois momentos distindos, um no presente do livro e outro no futuro (narrando o passado), importante situar isso para compreender melhor o livro. O prefácio se passa no passado, logo depois os capítulos se alternam entre um interrogatório e a investigação acontecendo: o interrogatório se situa no futuro e os capítulos da investigação do presente.